Programação infantil em Recife - Agenda 21 a 23 de agosto

20 agosto 2015 | Postado por Casinha da Cys

Preparamos um roteiro com  sugestões para a garotada aproveitar o final de semana em Recife.  Várias atividades, passeios e atrações para toda família curtir o final de semana na capital pernambucana. Tem dicas com opções de vários preços e até gratuitas em Recife e Região Metropolitana. Confira nosso roteiro e aproveite com muita segurança e alegria.
Casinha da Cys


Olha! Recife relembra histórias de personalidades que nomeiam malha viária da cidade
Muita gente passa todo dia pela Vigário Tenório sem saber que o padre Pedro de Souza Tenório foi um dos heróis da revolução de 1817. Assim como poucos conhecem a história de Barbosa Lima, abolicionista que foi governador de Pernambuco e deputado federal com vários mandatos. Os dois e mais outras 11 personalidades históricas imortalizadas em nossa geografia viária serão contemplados no passeio a pé do Olha! Recife deste domingo (23).
Com saída marcada para as 9h, da Praça do Arsenal da Marinha, o roteiro contará a história por trás desses nomes e de outros como os de Buarque de Macedo, Siqueira Campos, Alfredo Lisboa e Dantas Barreto que batizam importantes vias da cidade e por isso soam tão familiares aos recifenses, embora os personagens sigam desconhecidos pela maioria da população.
Ainda no domingo, o projeto de sensibilização turística Olha! Recife, oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, dedicará o roteiro de bicicleta ao escultor, ceramista e desenhista pernambucano Abelardo da Hora, falecido no ano passado, aos 90 anos. O passeio sairá às 9h, da Praça do Arsenal da Marinha, e visitará o Monumento aos Heróis de 1817, na Praça da República; o Memorial do Frevo, na Rua da Aurora; o Monumento a Zumbi dos Palmares, na Praça do Carmo; e o Monumento à Restauração Pernambucana, na Praça Sérgio Loreto, entre outros.
No sábado (22), a partir das  9h, o Olha! Recife no Rio terá como tema o Recife e seus Bairros. O catamarã seguirá do Cais das Cinco Pontas até Casa Forte, cortando as paisagens de vários bairros da cidade. 
Na tarde do sábado, a partir das 14h, o passeio de ônibus será dedicado ao paisagista, desenhista, pintor, tapeceiro, ceramista, escultor, pesquisador, cantor e criador de joias Roberto Burle Marx. 
No roteiro, estão equipamentos como a Praça do Arsenal da Marinha, que teve seu projeto inicial concebido por Burle Marx; a Praça da República, onde Maurício de Nassau ergueu o primeiro horto zoobotânico do Brasil, ajardinado pelo célebre paisagista em 1936; a Praça Euclides da Cunha, em frente ao Clube Internacional, idealizada por Burle Marx, em homenagem a Euclides da Cunha, como uma reprodução do Sertão no litoral; e a Praça de Casa Forte, o primeiro jardim moderno brasileiro, que é um dos mais festejados legados de Burle Marx a cidade.
Programação  
Olha! Recife de Ônibus
Tema: Praças de Burle Marx
Quando: Sábado (22), às 14h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo
 Olha! Recife no Rio
Tema: Recife e seus Bairros
Quando: Sábado (22), às 9h
Saída: Catamaran Tours, Bairro de São José
 Olha! Recife Pedalando
Tema: Abelardo da Hora
Quando: Domingo (23), às 9h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo
Olha! Recife a Pé
Tema: Ruas e Personalidades
Quando: Domingo (23), às 9h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo

Casinha da Cys

Re-circo, o circo itinerante da sustentabilidade

Recife será palco de uma iniciativa que mistura educação ambiental e a arte milenar do circo. Trata-se do Re-circo, um projeto itinerante com o objetivo de oferecer à população atividades culturais gratuitas com foco na sustentabilidade, reciclagem e compromisso social. As atividades acontecerão numa tenda montada no estacionamento da faculdade Universo, na Avenida Mascarenhas de Moraes, Imbiribeira. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife. O Re-Circo é um projeto foi idealizado pela fabricante de latas para bebidas Rexam.
Dedicada a toda a família, a programação começa sempre à tarde e segue até às 20h. Haverá teatro, palestras, malabarismo, oficinas, contação de histórias, recreação, show de palhaços e de mágica. Toda a cenografia e figurinos usados pelos artistas são compostos por objetos reciclados. A intenção é despertar no público um olhar diferente sobre objetos que fazem parte do cotidiano das pessoas, mas com novos usos.
Para incentivar a reciclagem, haverá oficinas de confecção de brinquedos e instrumentos musicais. Os interessados devem chegar um pouco antes e se inscrever. Também é importante levar materiais reciclados seja para ser usado nas oficinas ou para fazer o descarte correto do produto. Durante o evento, haverá um ponto de coleta de lixo reciclado no local.
Reforma de carroças
No sábado (22), o movimento PimpMy Carroça vai reformar e grafitar carroças de catadores de materiais recicláveis. Haverá uma equipe de funileiros e marceneiros para fazer as melhorias, como instalação de buzinas, espelhos retrovisores e faixas refletivas. Já os grafiteiros vão colorir esses veículos. O PimpMy Carroça busca voluntários que estejam dispostos a colaborar com as reformas e ajudar na organização. Os interessados podem se inscrever pelo site:  www.pimpmycarroca.com/recife
​Confira a programação completa
Sábado (22) - Principal
14h – 15h30 – Espetáculo Nordeste – Balé popular do Recife
15h30 – 16h – Oficina de Confecção de brinquedos
16h – 17h - Recreação
17h – 18h - Carroceata
18h - 19h – Acrobacias aéreas
19h – 20h – Espetáculo: Maracatu Nação Nazareno
Oficinas
15h – 16h – Oficina de Confecção de instrumentos musicais
16h – 17h – Oficina “Mascarando Histórias”
Domingo (23) - Principal
15h – 16h – Recreação: jogo de arremesso
16h – 16h45 – Contação de Histórias
16h45 – 17h15 – Show de Malabares
17h15 – 18h – Show de Magia
18h - 18h30 – Acrobacias aéreas
19h – 20h – Espetáculo Flor do Lixo
Oficinas
15h – 16h – Oficina de Confecção de instrumentos musicais
Recife recebe Re-circo, o circo itinerante da sustentabilidade
Quando: sábado (22) e domingo (23)
Onde: no estacionamento da faculdade Universo, na Avenida Mascarenhas de Moraes, Imbiribeira.
 
Casinha da Cys

Exposições



Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães recebe duas mostras 
o MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, recebe duas mostras em suas dependências: a exposição Moderna Para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural, em parceria com o Itaú Cultural; e Inimigos, do pernambucano Gil Vicente. Ambas serão abertas ao público  com entrada franca. 
Moderna Para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural
Período: de 19 de agosto a 18 de outubro. 
Inimigos, de Gil Vicente
Período: de 19 agosto de 2015 a 16 de fevereiro de 2016
Classificação indicativa: livre.
Entrada franca
Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam)
Rua da Aurora, 265 – Boa Vista, Recife, PE
Horário de visitação: De terça-feira a sexta-feira, das 12h às 18h
                                  Sábados e domingos, das 13h às 17h
Informações: (81) 3355-6870/6871 ou pelo site: www.mamam.art.br


Casinha da Cys

Exposição “Da Vinci – A Exibição” no Shopping RioMar
Shopping RioMar
O RioMar recebe uma das mais completas exposições sobre Leonardo Da Vinci. A exposição “Da Vinci – A Exibição”  consiste em mais de 60 peças criadas em colaboração com artesãos italianos.  O Recife é a segunda cidade do Nordeste a receber a mostra que acontece de 10 de julho a 30 de agosto no Shopping RioMar. As peças serão expostas em uma área de 900 metros quadrados no piso L3.  Do Recife, a mostra seguirá para Vitória e Salvador.  A exposição é composta por mais de 60 peças projetadas por Leonardo Da Vinci, um dos artistas italianos mais importantes do Alto Renascimento. Da Vinci se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico, entre outros talentos. A exposição apresenta um caráter social de incentivo à cultura, que visa beneficiar alunos da rede pública do Recife.
Exposição “Da Vinci – A Exibição” no Shopping RioMar 
Quando: Até 30 de agosto
Onde: Piso L3 
Endereço: Avenida República do Líbano, 251 - Pina, Recife 
Classificação etária: livre 
Horário de funcionamento da exposição
Segunda a sábado: Das 9h às 22h 
Domingos e feriados:  Das 12h às 21h
Valores dos ingressos: 
Inteira: De segunda a domingo - R$ 30
Meia-entrada: De segunda a domingo -  R$ 15
Mais informações: 
Facebook.com/expodavinci
Twitter.com/expodavinci
Instagram/davinciexpo
Grupos
Para agendamento, deve-se contatar com: Romana Antunes: 81- 99661-3915
E-mail: romana@davinciexpo.com.br

Casinha da Cys
Retrato de Leonardo Da Vinci Instituto de Cultura Brasil-Itália
Exposição: Retratos, Desenhos de Leonardo da Vinci.
A exposição estará no hall de mostras do Instituto de Cultura Brasil-Itália, até 31/12/2015. É composta de diversos desenhos do famoso artista italiano Leonardo da Vinci, rostos de pessoas de sua época. Durante a visita, ao público é possível ver documentário sobre o artista e sua produção artística, além de consulta a livros e publicações sobre o artista.
Você pode conferir também no Instituto de Cultura Brasil-Itália:
Exposição permanente: Imigração Italiana no Brasil.
Quadros com gravuras, cópias de documentos, imagens que exibem um bom acervo sobre a presença dos imigrantes italianos no Brasil e sua contribuição para a nossa cultura brasileira. É possível consultar livros, revistas e jornais sobre a imigração italiana no nosso país e no mundo. Entrada gratuita.
Exposição: Arquitetura de Veneza e de Florença/Itália
Hall mostra instituto de cultura Brasil-Itália até 31/12/15.
Instituto de Cultura Brasil-Itália
Rua Marques Amorim, 46 – Boa Vista
Horário de funcionamento: De terça a sexta das 9h às 21h. No sábado das 9h até às 13h.
Ingresso: Entrada gratuita
Mais informações: 81-3221.4112.
Casinha da Cys


Semana Burle Marx 




Em comemoração a Semana Burle Marx vários eventos estão programadas para homenagear o aniversário do arquiteto, paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx. A Prefeitura do Recife preparou várias atividades culturais, como peças teatrais, exposições, palestras, oficinas, entre outras atividades. A Banda Sinfônica do Recife também homenageará Burle Marx com uma apresentação no Teatro Santa Isabel, no dia 19. As atividades seguem até o final do mês de agosto.
Programação 
Sábado (22)
14h - Olha Recife (ônibus) - Circuito das Praças Burle Marx (Arsenal, República, Farias Neves, Euclides da Cunha, Derby) – com visitação a Barte Galeria.
Local: Saída Praça do Arsenal (prévia inscrição no site Olha Recife)
ECONÚCLEOS
Durante todo o mês de agosto, os econúcleos Jaqueira e Jardim Botânico contarão com oficinas, apresentação cultural, contação de estória, e atividades teatrais com a Turma Mangue e Tal.
Econúcleo Jaqueira - Quinta a Domingo das 9h às 17h
Econúcleo Jardim Botânico do Recife - Terça a Domingo das 9h às 15h30.

Casinha da Cys
Exposição Janice Japiassu no Paço Alfândega
As obras da escritora paraibana Janice Japiassu, que veio morar no Recife em 1960, serão apresentadas pelo Sesc Santa Rita no hall do Shopping Paço Alfândega, no Bairro do Recife. A mostra, intitulada Janice Japiassu – O Verso e o Traço, traz poesias e artes visuais, com ações interativas que convidam o público a entrar no universo da artista. A curadoria é da escritora Cida Pedrosa. A mostra é interativa e convida o público a mergulhar no mundo das letras de duas formas. A primeira é através de uma mesa de tarô, com 78 lâminas que trazem poesia. Nesse espaço, só consegue ler a mensagem da carta, quem a tirou. Já a segunda é chamada de Cartas da Poeta, e incentiva as pessoas a escreverem cartas direcionadas à poeta. Durante os finais de semana, haverá programação voltada para as crianças.
Programação 
22 e 23 de agosto (sábado e domingo)
Horário: 16h
Apresentação: História dos Astros, com Mariane Bigio e Milla Bigio
29 e 30 de agosto (sábado e domingo)
Horário: 16h
Apresentação: Cia. Agora eu era..., com Nanda Mélo e Cacau Nóbrega 
Exposição Janice Japiassu no Paço Alfândega
A visitação poderá ser realizada até o dia 30 de agosto, gratuitamente, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos das 12h às 21h.
O Paço Alfândega fica na Rua da Alfândega, 35 – Recife.
Informações: (81) 3194-2100. 


Eventos nas livrarias



Contação de história na Livraria Jaqueira
Música e historinhas uma combinação perfeita para um sábado em família.  A entrada é uma doação de produto de higiene pessoal.  
Onde: Livraria Jaqueira que fica Rua Antenor Navarro, 138, Jaqueira. 
Informações: 3265.9455.


Casinha da Cys
Livraria da Praça   
Neste sábado tem Ilana Ventura com cantigas de brincar na Livraria da Praça  a partir das 16h. 
Praça de Casa Forte, 426 – Casa Forte
Informações: 81.3019-0259.



Casinha da Cys
Festival Ruth Rocha na Vila7 - Toyolex 
No Sábado, às 10h30, acontece o Festival Ruth Rocha na Vila7 | Toyolex. 
Vila7 - Toyolex 
Av. Rui Barbosa, 1105 - Graças.
Informações:(
81) 3326-3818
Casinha da Cys

Dicas de Teatro 




Hoje Tem Espetáculo Teatro Luiz Mendonça

Os amantes e curiosos do teatro estão com os fins de semana garantidos, pois o projeto Hoje Tem Espetáculo, do Teatro Luiz Mendonça, acaba de divulgar a programação para este segundo semestre. Quatro montagens serão apresentadas no projeto que tem início no dia 20 de agosto e segue até 03 de setembro, são elas: “Como a Lua”, da Mambembe Produção Artística, “Espectro” da Gesttus Grupo de Dança, “A Mandrágora” da Galharufas Produções e “Flicts – A História de uma cor”, do grupo Arte em Movimento. Os espetáculos foram selecionados através do edital do Teatro Luiz Mendonça, que é um equipamento da Prefeitura do Recife.  O primeiro espetáculo acontece às quintas-feiras, às 15h, nos dias 20, 28 de agosto e 03 de setembro.
Programação
Como a Lua
20, 27/08 e 03/09 (quintas-feiras), às 15h
Valor do ingresso: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia) 
Espectro
21 e 28/08 (sextas-feiras), às 20h
Valor do ingresso: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia).
A Mandrágora
22 e 29/08 (sábados), às 20h
Valor do ingresso: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)
Flicts – A História de uma cor
23 e 30/08 (domingos), às 16h
Valor do ingresso: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)
Projeto Hoje Tem Espetáculo
Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu, Boa Viagem.
Informações: (81)3355 9821/ 9822.

 Casinha da Cys

Frozen Fever, Peppa Pig e Palhaço Chocolate em novo musical 
Imagine Frozen Fever, Peppa Pig e Palhaço Chocolate juntos fazendo a festa da garotada num só espetáculo. “O Grande Encontro”. Uma adaptação para o teatro, baseada no curta-metragem de animação Frozen Fever: Febre Congelante, que mostra Kristoff e Elsa preparando uma grande festa de aniversário para Anna. Mas o resfriado de Elsa e seus poderes congelantes podem ameaçar a comemoração. Olaf, o boneco de neve, também participa desse encontro, numa festa que vai contar com as presenças de convidados muito conhecidos da garotada: o Palhaço Chocolate e a Peppa Pig. A montagem é intercalada por cenas engraçadas, músicas, dança, efeitos especiais e mensagens construtivas. E certamente vai divertir toda a família e encantar as crianças. 
O Grande Encontro 
Onde: No Teatro Boa Vista
Rua  Dom Bosco, 551 - Boa Vista, Recife. 
Quando: domingo  
Horário: 10h. 
Valor: R$ 40 e R$ 20 (meia). 
Informações: (81) 2129.5961/4101.3910. 
Casinha da Cys

Espetáculo A Bicharada no Teatro Alfredo de Oliveira
Inspirado no clássico Os Saltimbancos. Cinco animais decidem se juntar para forma um grupo musical por não serem seus talentos reconhecidos.
Onde: Teatro Alfredo de Oliveira
Praça Osvaldo Cruz, 412A - Soledade, Recife.
Quando: Domingos.
Horário: 16h30. 
Ingresso:  R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). 
Informações: 8643-8807.

Casinha da Cys
Espetáculo Chapeuzinho Vermelho no Teatro Alfredo de Oliveira
O Grupo Cênico Humantoche apresenta uma versão do clássico infantil com uma trama unindo valores importantes para a garotada como obedecer aos mais velhos.
Onde: Teatro Alfredo de Oliveira
Praça Oswaldo Cruz, 411, Boa Vista. 
Quando: Domingos
Horário: às 10h30. 
Ingresso: R$ 20 (preço único).
Informações: 99803.2724.





Cinema 
.

Minions 
A turminha amarelinha que vem divertido crianças e adultos ganharam um filme só deles para alegrar ainda mais o público que ficou fã dos Minions. Os seres amarelos unicelulares e milenares, os minions têm uma missão: servir os maiores vilões. Em depressão desde a morte de seu antigo mestre, eles tentam encontrar um novo chefe. Três voluntários vão até uma convenção de vilões e lá se encantam com Scarlet Overkill, que ambiciona ser a primeira mulher a dominar o mundo.



Filme Divertida Mente
O filme conta a história de uma garota muito divertida chamada Riley de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no centro dos Estados Unidos, para viver em São Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, a Repulsa e a Tristeza. Embora esses grupos sejam normalmente organizados, a chegada de Riley a uma nova escola faz com que todas as emoções se misturem.










Carrossel o filme
Em férias, os alunos da Escola Mundial viajam para o acampamento Panapaná, pertencente ao avô de Alicia. Lá eles participam de uma gincana organizada pelo senhor Campos, que faz o possível para que as crianças se divirtam a valer. Entretanto, a chegada de González agita o local, já que ele representa uma incorporadora que pretende comprar o terreno do acampamento para transformá-lo em uma fábrica poluidora. Para atingir seu objetivo, González e seu fiel parceiro Gonzalito usam de todos os artifícios possíveis, inclusive sabotar o acampamento e difamar seu Campos.





Cada um na sua

O planeta Terra foi invadido por seres extra-terrestres, os Boov, que estão em busca de um novo planeta para chamar de lar. Eles convivem com os humanos pacificamente, que não sabem de sua existência. Entretanto, um dia a jovem adolescente Tip (Rihanna) encontra o alien Oh (Jim Parsons), que foi banido pelos Boov devido às várias trapalhadas causadas por ele. Os dois logo embarcam em uma aventura onde aprendem bastante sobre as relações intergalácticas.







Rádio Matraquinha
Uma dica bacana para conferir aos sábados é a Radio Matraquinha  na Rádio Folha Fm 96.7. O horário para conferir é das 11h às 12h.








Passeios com crianças em Recife .


Espaço Ciência 
O Espaço Ciência, o maior museu a céu aberto do Brasil, localizado entre os municípios de Recife e Olinda, programou atividades para as férias escolares. No mês de janeiro, toda a área verde de 120 mil m² estará disponível com atividades gratuitas para o público visitante. Além das áreas do Parque (Trilha Ecológica e Trilha da Descoberta) a programação ainda conta com exposições, oficinas e passeio no barco solar.
Horário de Funcionamento da Visitação no Espaço Ciência:
Segunda a sexta: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Sábado e domingo: das 13h30 às 16h30
Endereço: Complexo de Salgadinho, Parque 2, s/n, Olinda. 
Ingresso: Gratuito
Informações: (81) 3241-3226 / (81) 3183-5531.

                                               

Jardim Botânico do Recife
Recife ganha Jardim Botânico repaginado e com novos atrativos, O Recife agora conta com um espaço ambiental, que agrega lazer, ciência e educação, totalmente estruturado para receber turistas e moradores. 
Jardim Botânico do Recife
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 8h30 às 15h30.
Sábado e domingo: das 9h às 15h30.
Não paga nada para visitar. 
Endereço: BR-232, Km 7,5 – Curado, Recife – PE 
Telefones: 3355.0002 / 3355.0003.


                                                        




Parque Dois Irmãos
Nossa sugestão para aproveitar um passeio super bacana em Recife é visitar o Parque Estadual Dois Irmãos.  A garotada vai gostar muito de passear pelo Parque e poder conferir o Zoológico. É um ótimo passeio em família.            
Parque Dois Irmãos
Endereço:  Praça Farias Neves, s/n, Dois Irmãos, Recife - PE.
Informações:  (81) 3184.7750 / 3184.7754
Horário de visitação: de terça a domingo, das 8h às 16h.
Valor do Ingresso: preço único de R$ 2,00 por pessoa
Gratuito para visitantes com mais de 60 anos, crianças com até 1 metro de altura e portadores de necessidades especiais com respectivos acompanhantes.





Ciclofaixa de Turismo e Lazer domingos e feriados
A Ciclofaixa de Turismo e Lazer é uma ótima alternativa para aproveitar os domingos e feriados na capital pernambucana. O percurso que corta mais de 30 bairros da cidade, interligando as zonas Norte, Sul e Oeste das 7h às 16h.




Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)
Além disso, o MEPE inaugurou recentemente o Palacete Estácio Coimbra, espaço que irá retratar como era um casario pernambucano durante o século XIX. Por meio de textos, fotografias e mobiliário de época, os visitantes poderão entender a história do casarão. Ao todo, sete núcleos conceituais em 12 ambientes compõem o palacete, que foi remodelado com o intuito de mostrar como funcionava uma residência urbana da aristocrática há duzentos séculos.
Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)
Av. Rui Barbosa, 960, Graças, Recife – PE
Visitação: Terça a sexta | 9h às 17h; Sábado e domingo | 14h às 17h
R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia)
Informações:  (81) 3184 3170


Museu do Trem - Estação Central Capiba
Museu do Trem em Recife
Com uma média de visitação de 800 pessoas por dia, a Estação Central Capiba, no Bairro de São José, tornou-se o novo xodó dos recifenses. O mais novo equipamento cultural do Governo do Estado abriga o requalificado Museu do Trem, que é considerado o primeiro do Brasil e o segundo do gênero da América Latina. Tendo Gilberto Freyre como patrono, o Museu do Trem foi inaugurado em 25 de outubro 1972 e desativado em outubro de 1983.
O espaço conta com a exposição Chegada e Partida – A Memória do Trem em Pernambuco, com curadoria do museólogo Aluízio Câmara. A exposição conta com  mais de 500 peças sobre a história ferroviária de Pernambuco, através de documentos e antigos objetos, como bilheterias e relógios a locomotivas a vapor e até um vagão.
Estação Central Capiba/ Museu do Trem
Rua Floriano Peixoto, s/n, São José (Centro do Recife)
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados e domingos, das 10h às 17h
Entrada: Gratuito
Telefone para agendamento: (81) 3184 3097


Museu Cais do Sertão
Museu em Recife
Um dos equipamentos culturais da cidade mais interessantes para ser visitado com espaço interativo e multicolorido que faz uma bela homenagem a um dos mais conhecidos pernambucanos: Luiz Gonzaga. No local o visitante tem,  através dos recursos tecnológicos multimídia,  uma ideia de como é o Sertão pernambucano.  Na sala de música é possível, com ajuda dos instrutores que estão no local, tocar um dos instrumentos típicos da Região Nordestina. O passeio é uma imersão na cultura pernambucana com os acessórios disponíveis no lugar como totens de áudio, telas touchscreen  e salas de vídeo.
Museu Cais do Sertão
Endereço: Av. Alfredo Lisboa, s/n. Bairro do Recife.
Entrada: Na terça-feira a entrada é gratuita. Da quarta-feira até domingo: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia).
Informações:  (81) 3089-2974.

 

Sinagoga Kahal Zur Israel
A Sinagoga foi a primeira construída no continente Americano, no século XVII, que hoje abriga o Museu Judaico de Pernambuco. A ocupação holandesa no Recife trouxe grande número de judeus portugueses de Amsterdã. Com eles, inúmeros cristãos-novos e descendentes que já viviam no Recife retornaram ao judaísmo, formando algumas congregações. Em dezembro de 2001, o prédio original reconstituído foi aberto ao público, sendo hoje um dos mais importantes sítios turísticos da região. A edificação é a parte visível do que foi uma comunidade que atingiu 50% do total de habitantes de origem europeia da época, deixando marcos da sua presença em muitos lugares.
Sinagoga Kahal Zur Israel
Endereço: Rua do Bom Jesus, 197/203. Recife Antigo.
Entrada: R$ 2,00; R$ 1,00 (estudante).
Informações:  (81) 3224.2128

 
 Paço do Frevo
Um espaço dedicado ao Frevo para contar sua trajetória as futuras gerações e promover  à difusão, ser um local de pesquisa, entretenimento e proporcionar formação nas áreas da dança e música do frevo. É  um ótimo local para um passeio em família e com amigos para conhecer um pouco mais sobre toda história do Frevo. 
Paço do Frevo
Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, S/N. Bairro do Recife.
Entrada: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes e maiores de 60 anos).
Informações:   (81) 3355-9527.



Torre Malakoff
Foi construído no século XIX (com materiais provenientes da demolição do Forte do Bom Jesus) para servir como observatório astronômico e portão monumental do Arsenal da Marinha, o equipamento cultural mais antigo do Bairro do Recife.
Torre Malakoff
Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife – Recife – PE
Visitação: Terça a sexta | 10h às 18h; Sábados e domingos | 15h às 18h;
Gratuito
Informações:  (81) 3184 3185.





Museu da Cidade do Recife
Um passeio interessante para se fazer em Recife é conhecer o Forte das Cinco Pontas, localizado no bairro de São José. O Forte foi construído pelos holandeses em 1630, considerado um dos símbolo da resistência holandesa em Pernambuco, erguido  em um ponto estratégico perto de engenhos que abrigavam mananciais de água potável e próximo ao encontro do Rio Capibaribe com o mar. Era de grande relevância para a cidade para o abastecimento de água e na defesa da região por sua localização. Confira nosso post sobre o Forte das Cinco Pontas acessando AQUI.
Museu da Cidade do Recife
Endereço: Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José - Recife
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado das 9h às 17h.
Entrada gratuita  
Informações: (81) 3355-3106.

 

Casa da Cultura
Artesanato em Recife
Localizada às margens do Rio Capibaribe, a Casa da Cultura é um dos maiores polos de comercialização de artesanato do Recife e um dos cartões postais do estado. O imponente prédio onde está instalada foi construído para abrigar a antiga Casa de Detenção do Recife, que permaneceu por mais de um século como a mais importante penitenciária de Pernambuco. Hoje, as antigas celas são ocupadas por lojas, associações culturais e lanchonetes. A Casa conta ainda com teatro e anfiteatro que acolhem ações formativas e espetáculos de dança,  música e teatro promovidos ou apoiados pelo Governo do Estado através da Fundarpe.
Casa da Cultura
Cais da Detenção, s/n, Santo Antônio, Recife – PE
Entrada: Gratuito
Informações:  (81) 3184 3151.


Instituto Ricardo Brennand
O espaço cultural é um local belíssimo e um passeio que toda família vai gostar. Fica localizado a 14 quilômetros do centro da cidade do Recife. O  Instituto Ricardo Brennand é considerado um dos mais importantes centros culturais brasileiros. É um local que tem como missão promover  a cultura através da história, da arte e da educação (arte-educação)
.Instituto Ricardo Brennand
Endereço: Alameda Antônio Brennand, S/N - Várzea 
Fone: (81) 2121-0352 / 2121-0365
Horário de Funcionamento: De terça a domingo das 13h às 17h 
Ingressos:  R$ 20,00 e R$ 10,00 (Pessoas com deficiência,  estudantes, professores e acima de 60 anos mediante documento comprobatório).
Crianças até 7 anos não pagam.


Museu Militar do Forte do Brum 
O Forte foi transformado em Museu Militar a partir de 1987 e conta com um importante acervo, além de ser um lugar muito bonito. É um local que deve ser visitado tanto por turistas, como também pelos moradores da cidade. É um ótimo passeio para toda família aproveitar e ter acesso à história do Brasil.
Confira nossa postagem sobre o Forte do Brum acessando AQUI.
Forte do Brum
Endereço: Praça Comunidade Luso-Brasileira s/n.
Cais do Apolo  –  Recife-PE.
Contato: (81) 3224-4620 e 3224-7559.
Horário para visitação
De terça a sexta das 09:30 às 16:30h
Sábados, domingos e feriados das 14h às 17h.
Ingresso: R$ 2,00



CAIXA  Cultural Recife 
A CAIXA Cultural Recife é um lugar super bacana para um passeio com toda família. O lugar é muito bonito e ainda tem sempre alguma programação especial para quem visita o local.  A visitação é gratuita. 
CAIXA Cultural Recife
Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Praça do Marco
Zero – Bairro do Recife Antigo. – 3425-1900/1915
Horário: Terça a sábado, das 12h às 20h e domingo das 10h às 17h.




Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam)

MamamO MAMAM foi, da sua criação até junho de 2001 tem o objetivo de se tornar um centro de referência da produção moderna e contemporânea das artes visuais, o MAMAM, por meio da divulgação, registro e reflexão sobre a arte do presente e suas referências históricas, tem contribuído para a formação cultural do público e para o adensamento do meio institucional e artístico do Recife.
MAMAM 
Endereço: Rua da Aurora, 265, Boa Vista. 

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 13h às 18h, domingos, das 13h às 17h. Entrada Franca
Telefone: (81) 3355-6870/ 3355-6871.





Museu Murillo La Greca

Endereço: Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366
Parnamirim.
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; sábados e domingos, das 13h às 17h
Entrada Franca
Telefone: (81) 3355-3126 | (81) 3355-3127.




Visita  ao Teatro Santa Isabel 
Acontece somente aos domingos das 14h âs  17h. Os visitantes tem a oportunidade de ver todos os cômodos do teatro, do hall de entrada ao palco. Um programa para todas as idades.
Mais informações pelo telefone: (81)3355.3323.



Outros locais para visitar com os pequenos nas férias  

Oficina de Cerâmica Brennand
Ingresso: R$ 10, com direito a meia-entrada.
Endereço: Propriedade Santo Cosme e Damião, s/n, Várzea, Recife. 
Telefone: (81) 3271-2466.

Centro de Artesanato
Ingresso: Gratuito.
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife, Recife. 
Telefone: (81) 3181-3451.

Casa do Carnaval
Ingresso: Gratuito.
Endereço: Pátio de São Pedro, 52, São José, Recife.
Telefone: (81) 3355-4311.
  
Fundação Gilberto Freyre
Entrada: R$ 10
Endereço: Rua Dois Irmãos, 320, Apipucos, Recife. 
Telefones: (81) 3441-1733/2883.

Museu do Estado de Pernambuco
Entrada: R$ 5 e lá tem também  a meia-entrada para quem tem direito ao benefício.
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 960, Graças, Recife. 
Telefone: (81) 3184-3174.

Centro Cultural Benfica
Sede do Teatro Joaquim Cardozo, do Instituto de Arte Contemporânea.
Funcionamento:   8h às 12h e 14h às 17h.
Ingresso:  Gratuito.
Endereço: Rua Benfica, 157, Madalena, Recife. 
Telefone: (81) 3227-0657.

Museu do Homem do Nordeste
Ingresso: R$ 4 (com direito a meia-entrada)
Endereço: Avenida 17 de agosto, 2187, Casa Forte, Recife. 
Telefone: (81) 3073-6340/3073–6332.

Galeria Janete Costa
Ingresso: Gratuito.
Endereço: Avenida Boa Viagem, s/n, Boa Viagem, Recife. 
Telefone: (81) 3355-9832.








Informação importante: 
Não nos responsabilizamos por mudanças de horários e valores cobrados. As informações postadas aqui foram divulgadas pelos organizadores dos eventos e através da mídia.  


Crédito das Imagens da nossa postagem: Divulgação dos eventos e  fotos do Arquivo pessoal Casinha da Cys.
 #Recife #Pernambuco #euamorecife  #eucurtorecife  #crianças  #diversãoparacriançaRecife  #programaçãoparacriançaemrecife #ProgramacaoparacriancaRecife 






0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA