Museu da Cidade do Recife no Forte das Cinco Pontas

28 março 2014 | Postado por casinhadacys

 
Um dos passeios interessantes para se fazer em Recife é conhecer o Forte das Cinco Pontas, localizado no bairro de São José. O Forte foi construído pelos holandeses em 1630, considerado um dos símbolo da resistência holandesa em Pernambuco, erguido  em um ponto estratégico perto de engenhos que abrigavam mananciais de água potável e próximo ao encontro do Rio Capibaribe com o mar. Era de grande relevância para a cidade para o abastecimento de água e na defesa da região por sua localização.
No inicio recebeu o nome de  Frederick Hendrick, como homenagem ao príncipe holandês. Por ter um formato semelhante a uma estrela ficou conhecida como Cinco Pontas, com a tomada do Forte pelas tropas portuguesas em 1654 passou a ser chamado como   Forte São Tiago, depois de diversas obras de restauração sua estrutura foi modificada passando a ter quatro pontas, mesmo assim ainda permanece sendo chamado de Forte das Cinco Pontas.
Oficialmente o nome do local é São Tiago das Cinco Pontas, por ter em seu interior uma capela em homenagem a São Tiago Maior.  Desde 1982 foi instalado no lugar o Museu da Cidade do Recife, lá é possível encontrar em seu acervo   documentos iconográficos de grande importância para preservação da história do Recife, representada através de cerca de 150 mil imagens,  de peças originárias de antigas residências e da Igreja do Senhor Bom Jesus dos Martírios que já foi demolida.
O Museu da Cidade do Recife funciona com várias atividades durante o ano todo e pode ser visitado gratuitamente. É um local que vale ser visitado por adultos e crianças pelo valor histórico, além de ser um lugar muito bonito e bem conservado.
  
Museu da Cidade do Recife
Endereço: Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José - Recife
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado das 9h às 17h.
Entrada gratuita  
Informações: (81) 3355-3106 


Confira nossas imagens do Forte das Cinco Pontas 








Dica 
Quando for ao Forte das Cinco Pontas em um dia de sábado prefira ir na parte da tarde, caso você e sua família estejam indo de carro. Infelizmente, apesar do grande estacionamento que fica ao lado do Museu. É extremamente complicado encontrar uma vaga para estacionar o carro, na parte da manhã. O comércio no centro da capital Pernambucana é intenso nos sábados de manhã. O que torna o difícil encontrar uma vaga para o carro. 
Então, fica a dica para ir na parte da tarde, caso o passeio seja em um dia de sábado, porque é muito mais tranquilo


Confira também nossa postagem sobre outro Forte que fica em Recife:
Forte do Brum



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA