Campanha #poenorotulo

26 março 2014 | Postado por casinhadacys

Fiquei sabendo de uma campanha que vem sendo divulgada nas redes sociais intitulada de Põe no Rótulo (#poenorotulo), para chamar a atenção  sobre a importância de se ter mais clareza nos rótulos das embalagens dos produtos. A intenção é que seja elaborada uma lei federal com a obrigatoriedade em discriminar os ingredientes na composição dos produtos por parte das indústrias alimentícias no Brasil. Muitas reações que crianças e os adultos apresentam são ocasionadas pela falta de informação nos rótulos sobre os componentes usados nos produtos.  Segundo um estudo realizado pela unidade de alergia e imunologia do Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas, 39,5% das reações alérgicas a leite de vaca estão relacionadas a erros na leitura de rótulos.

De acordo com a Anvisa, o Mercosul estuda a obrigatoriedade de se prestar informações sobre alergênicos nos rótulos. No entanto, a aprovação da proposta depende de consenso entre os países membros, o que ainda não foi alcançado. 
Quando soubemos que minha filha apresentava uma reação alérgica, todas as vezes que usava alguns produtos, começamos então uma investigação até descobrir que ela tem alergia  a um corante amarelo chamado de Tartrazina, corante industrial presente em muitos alimentos e medicamentos, desde então demos inicio a uma busca por produtos que não contam com tal substância. 
Não é tarefa fácil saber se o produto tem em sua composição o corante, tem embalagem com letrinhas tão miúdas que a gente não entende o que vem escrito lá, quando vem escrito é de forma inconsistente e incompreensível para quem é leigo no assunto. Além disso, no Brasil não temos esse hábito de olhar o quem vem escrito no rótulo das embalagens dos produtos, tanto alimentos como também de higiene pessoal,  ou nas bulas dos medicamentos. 
Uma campanha como essa é extremamente importante para crianças e adultos que, infelizmente, apresentam essa intolerância a certas substâncias. A alergia não é um problema igual para todos, adultos ou crianças, depende muito de cada pessoa a reação que seu organismo vai apresentar quando entra em contanto com um produto,  ingere algum alimento ou medicamento que contém uma substância que cause reação alérgica, os dados podem ser muito graves e até causar a morte.  
Com mais clareza nos rótulos das embalagens ficará mais acessível para saber se a criança ou adulto pode utilizar o produto. A campanha é importante para se divulgar essa necessidade de mudança na forma como é apresento os rótulos dos produtos no Brasil. Para saber mais detalhes da campanha e informações é só acessar AQUI




#poenorotulo
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA