Programa Anjo da Guarda estimula apadrinhamento afetivo de crianças e adolescentes

13 maio 2016 | Postado por Casinha da Cys



Desenvolvido pela Vara da Infância e Juventude da Comarca, o Programa Anjo da Guarda incentiva entidades e empresas a uma ação que pode ajudar crianças e adolescentes através do apadrinhamento afetivo.   
Em Jaboatão dos Guararapes, existem 22 crianças e adolescentes em abrigos esperando por uma nova família. Algumas, no entanto, aguardam por um tempo prolongado por não se encaixarem no perfil descrito pelos pretendentes à adoção, que em geral ainda preferem crianças mais novas e sem problemas de saúde. Mas ganhar um padrinho ou madrinha tornou-se alternativa para que elas tenham direito a uma convivência familiar. O Programa Anjo da Guarda, desenvolvido pela Vara da Infância e Juventude da Comarca, prevê que cidadãos, empresas e entidades apadrinhem afetivamente, prestem serviços ou forneçam auxílio financeiro a essas crianças e jovens.  
O Programa Anjo da Guarda já conta com 19 padrinhos e madrinhas, que não precisam estar no Cadastro Nacional de Adoção. É uma das iniciativas estimuladas pela Coordenação da Infância e Juventude do TJPE, que em 2016 completa 10 anos. No apadrinhamento afetivo, a criança ou adolescente tem a oportunidade de criar vínculos com os padrinhos, integrar-se a atividades em família, passear e se divertir em ambientes diferentes das casas de acolhimento. Mas as modalidades financeira e de prestação de serviço também são bem-vindas, afirma a juíza da Vara da Infância e Juventude de Jaboatão dos Guararapes, Christiana Brito Caribé. 
"Neste tipo de assistência, profissionais podem, por exemplo, realizar consultas gratuitas – no caso de médicos, dentistas e psicólogos. Cabeleireiros podem se dispor a cortar o cabelo das crianças. Outras pessoas oferecem bolsas de estudo em cursos de inglês, informática, dança, música, entre outros, para os afilhados", explica a magistrada. A iniciativa foi inspirada no Programa Estrela Guia, criado há oito anos pela 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife. 
Uma das casas de acolhimento de Jaboatão foi beneficiada com a prestação de serviço de um professor de capoeira, custeado por dois escritórios de advocacia. O professor comparece duas vezes por semana, por cerca de duas horas, realizando roda de capoeira para dez adolescentes. 

Como ser um Anjo da Guarda
O interessado em se inscrever no programa pode entrar em contato pelo telefone (81) 3182-6887 ou 3182-6888, enviar um e-mail para apadrinhamento.anjodaguarda@tjpe.jus.br ou comparecer pessoalmente ao Núcleo do Programa Anjo da Guarda (NAAG), localizado no Fórum de Jaboatão dos Guararapes, BR 101-Sul, Km 80, 4º andar, bairro de Prazeres. É permitida a participação de pessoas que já estão inscritas no Cadastro Nacional de Adoção. 
Os candidatos devem apresentar documentação que será analisada pela equipe do NAAG. Posteriormente, se agendará uma visita domiciliar.

Os documentos solicitados são:
• Ficha de inscrição preenchida; 
• Cópia de RG, CPF e comprovante de residência;
• Atestado de idoneidade moral;
• Atestado médico de sanidade física e mental (fornecido por médico clínico ou psiquiatra.



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA