Museu Murillo La Greca inicia novos projetos na Semana Nacional dos Museus

15 maio 2016 | Postado por Casinha da Cys

O Museu Murillo La Greca, no bairro do Parnamirim, no Recife, aproveita as celebrações da 14ª Semana Nacional dos Museus para estrear uma nova programação. De 18 a 22 de maio, exposições, seminário e novos projetos serão apresentados ao público de forma gratuita. A programação preza pelo dinamismo e participação da sociedade no equipamento cultural da Prefeitura do Recife.  
A programação começa na quarta-feira, dia 18, a partir das 19h, com a abertura de duas exposições: Sobre Monumentos e Vazios, de Erica Ferrari; e Murillo La Greca - Grandes Formatos, com curadoria de Bárbara Collier. A primeira, parte da pesquisa de Erica Ferrari acerca dos Palácios Nacionais, dos quais destaca os que guardam passagens de luta e violência e que hoje servem como museus e espaços culturais, além de funcionarem como monumentos. 
A segunda mostra traz para o museu um recorte da produção do patrono da casa, Murillo La Greca. A exposição abre diálogo com obras em grandes formatos e seu processo de criação e elaboração, com destaque aos afrescos da Basílica da Penha. Fotos do processo de execução bem como os rascunhos e esboços elaborados pelo artista estarão disponíveis ao público. A exposição reúne fotos, desenhos, rascunhos, cartas, objetos pessoais e materiais artísticos de Murillo. 
Na quinta-feira, dia 19, será realizado o seminário Proposições de Projetos e Eventos para o Museu Murillo La Greca em 2016. Aqui, a ideia é apresentar os novos projetos e modelo de trabalho, convidando artistas, produtores e público em geral para sugerirem novas ações para o ano de 2016. Essa é uma iniciativa que visa aproximar o espaço museológico e educativo da população. As sugestões e projetos também podem ser enviadas para o e-mail: murillolagreca@gmail.com. O seminário tem início às 19h.

Na sexta-feira, dia 20, no horário das 20h às 22h, o Murillo La Greca inaugura um novo projeto: Cinema no Jardim – edição Discussões Urbanas. O evento será gratuito e traz a exibição de curtas-metragens, música com DJ no intervalo entre os blocos de exibição e barraquinha com bebidas e comidas. 
O sábado, 21 de maio, será dedicado a abertura de mais dois projetos. O primeiro, intitulado o Atelier Coletivo - edição serigrafia, acontece das 13h às 17h, onde artistas convidados vão montar seu ateliê no jardim do museu. Como o tema dessa edição é a serigrafia, serão disponibilizadas tintas e mesas para trabalho, além de varal para secagem das obras e exposição durante a tarde. 
O segundo projeto é o Roda de Fogueira: O resgate da conexão com o feminino e a mulher selvagem. Ele começa às 17h e vai trazer duas expositoras, a Kátia Brandão e a Júlia Santos, que irão tratar do tema circundado em diversas perspectivas, de forma dinâmica, em uma roda de conversas, construindo-se então um debate que estará aberto à participação de todos. O que é o sagrado feminino, o arquétipo da mulher selvagem, e a abordagem desse sagrado ligado à arte são alguns dos focos do encontro.
Programação infantil 
 
E encerrando a programação da 14ª Semana Nacional dos Museus, o Murillo La Greca preparou para o domingo, 22 de maio, uma programação infantil que vai das 10h às 17h. Nesse dia haverá uma visitação às duas exposições em cartaz no museu com mediação especial para as crianças na parte da manhã. Das 12h às 13hs, o Museu faz uma pausa das visitações e disponibiliza o seu jardim para um picnic, onde além de frutas e águas disponibilizadas no local, o público pode levar sua própria comida. O momento de lazer e alimentação terá ainda o som dos Djs da casa.  

E das 13h às 17h, além do público espontâneo, o espaço vai receber as pessoas do circuito 1, do Circuito de Museus 2016. O circuito é realizado pelo OBSERVAMUS - Observatório de Museus e Patrimônio Cultural (PPGA - UFPE) em co-realização com o Fórum de Museus de Pernambuco e vai contar com uma visitação mediada a vários equipamentos, com transporte gratuito saindo dos shoppings Tacaruna e Rio Mar. As inscrições são feitas pelo e-mail: circuitodemuseusrecife2016@gmail.com. Informações: 2121.0354. 

Museu Murillo La Greca
Está localizado na Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, nº 366, bairro do Parnamirim, Recife. Informações pelo telefone: 3355.3126/3127.


Imagem: Divulgação.


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA