Montagem da Galo Maestro da Ponte 2016 começa na noite desta quarta

02 fevereiro 2016 | Postado por casinhadacys

 Programação infantil do Carnaval da Prefeitura do Recife
A escultura-símbolo do carnaval pernambucano volta à Ponte Duarte Coelho para animar e embelezar a cidade do Recife. Em sua 7a edição, o Galo Maestro despontará fantasiado para celebrar os homenageados da Folia deste ano, Chico Science, Maestro Forró, Clube Misto Pão Duro e Maracatu Nação Porto Rico. O artefato começa a ser montado a partir das 22h da quarta-feira (3) e tem previsão de ficar pronto às 18h da quinta-feira (4). 
“A montagem fica muito à mercê do clima. Se chover, pode acontecer um atraso”, ressalta o artista plástico Sávio Araújo, autor e realizador da obra. Segundo o escultor, o Galo Maestro, mais uma vez, estará bastante colorido. No entanto, as cores predominantes serão o verde e o vermelho, referentes às agremiações centenárias celebradas. 

Maior escultura carnavalesca do mundo, o Galo Maestro mede 27 metros de altura e pesa 33 toneladas. Com estrutura de ferro, a peça será coberta por fibra de coco – material leve, resistente e sustentável. A estamparia é variada. “Nas asas, vermelho-beterraba; as penas grandes e verdes da cauda simbolizam os coqueiros; suas dragonas, em formato de 'bolo de rolo', com enxerto de 'marmelada', satirizam as mazela políticas e mercadológicas; o roupão nas cores verde limão, abacate e coco, sinalizam benefícios que essas frutas trazem à saúde, promovendo um corpo saudável para brincar; a jaqueta, estampada com flores branco-alho e folhas verde-acaju, do cajueiro roxo, traz desenhos que remetem ao armorial; a crista, na cor vermelho-fogo; e as armações dos óculos escuros foram feitas em nióbio, mineral riquíssimo do qual o Brasil é dono, mas não é soberano”, detalha Sávio. 
O escultor intitulou esses “óculos” do Galo de Armações de Lentes Brilhantes, em referência aos usados pelos músicos festejados. “É uma homenagem aos olhares visionários focados para suas raízes, que enxergam longe e acreditam no poder de transformação que a arte pode trazer ao meio onde vivem, representados simbolicamente na mega-escultura pela gravata afrouxada do maestro anarquista Forró da Bomba, livre de atracas artísticas”, explica. 
Destacando o compromisso social, a sustentabilidade, funcionalidade e importância da escultura, Sávio Araújo afirma: “As ações do Galo Maestro são imensuráveis, sua relação custo-beneficio é desproporcional em favor dos benefícios. Seus lucros e dividendos são captados em vários formatos, desde o artesão, que o reproduz em suvenires, a grandes empresas, que usam e abusam de sua imagem em publicidade. Muitas vezes sem autorização do criador artístico da obra, violando a lei irrevogável dos direitos autorais”. 
MONTAGEM
De acordo com Sávio Araújo, depois que a Ponte Duarte Coelho for interditada, às 21h da quarta-feira (3), a montagem, que envolve a participação de 30 pessoas, tem início às 22h, com previsão de término às 18h da quinta-feira (4). As peças, transportadas em seis caminhões, sairão do ateliê do artista plástico, localizado no município de Igarassu, às 17h, contando com a ajuda de moradores da comunidade de Nova Cruz, integrantes do projeto social CoraçãoCaju. A desmontagem acontece entre as 6h e as 12h da Quarta de Cinzas (10). 
A escultura, que é um ponto de aglutinação de foliões e turistas no Centro do Recife, também animará os presentes com frevos de artistas locais; e, em intervalos de 10 minutos, executará, de seu sistema de som interno, sua tradicional vinheta baseada na melodia do clássico Vassourinhas. Além de “entoar” canções, vai “frevar”, realizando o “passo do parafuso” em giros de 360º em torno de seu eixo. 
ARTISTA
Nascido em março de 1956, em Garanhuns e radicado no Recife desde criança, Sávio Araújo é pintor, escultor, ilustrador, cartunista, carnavalesco, cenógrafo e compositor. Tem trabalhos publicados em diversas mídias. Criou e ilustrou capas da VEJA, Vejinha, MAD e Continente Documento. Colaborou com Ele & Ela, Status e Placar. Foi chargista do Diario de Pernambuco e do jornal A Tarde (SP). Trabalhou na TV Globo e TV Educativa no Rio. 

Desde 1982, projeta e executa decorações sazonais. Dentre os shoppings decorados estão o Iguatemi e Piedade, ambos na Bahia, além dos shoppings Center Recife (cinco anos consecutivos), Guararapes, Boa Vista e do Paço Alfândega, todos estes em Pernambuco.


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA