Cuidado com a conjuntivite

15 fevereiro 2016 | Postado por Casinha da Cys

conjuntivite
Inflamação pode trazer consequências permanentes para a visão quando não tratada adequadamente. Olhos vermelhos e lacrimejantes, coceira, pálpebras inchadas e sensação de areia ou cisco nos olhos. Estes são alguns dos sintomas da conjuntivite, doença com maior número de incidência durante os meses de calor e após festas como o Carnaval – períodos mais propícios à proliferação de bactérias. É uma doença que precisa de atenção e que, quando não tratada, pode trazer sérias consequências.  
“As conjuntivites podem demorar de poucos dias até vários meses, gerando grande desconforto, baixa de visão, afastamento do trabalho/escola, bem como cicatrizes oculares que podem interferir de forma permanente na acuidade visual”, alerta a oftalmologista Nara Galvão, do Hospital da Visão de Pernambuco (HVISÃO). 
Além de bactérias, vírus e outros elementos podem causar a inflamação nos olhos. No caso da conjuntivite bacteriana, a transmissão se dá pelo contato direto entre as pessoas. Já a viral, pode ser pega pelo ar. “Qualquer local em que se concentre grande número de pessoas favorece a maior disseminação de doenças, principalmente, as infectocontagiosas”, explica a oftalmologista. 
A melhor forma de se prevenir continua sendo o cuidado com a higiene. “Mãos, secreções, contato físico próximo com doentes. Tudo favorece a contaminação pela conjuntivite”, alerta Nara Galvão. Para não ser mais uma vítima da conjuntivite, a pessoa deve evitar coçar os olhos e, sempre que possível, lavar bem as mãos, bem como não compartilhar a maquiagem, ter cuidado com o uso de roupa de cama e dar um tempo nos ambientes fechados e aglomerações. 
Outro cuidado básico que nem sempre é seguido consiste em evitar a automedicação. Alguns colírios, por exemplo, podem levar ao agravamento do quadro do paciente, provocando uma ceratite (inflamação da córnea), por exemplo. Por isso, não custa lembrar, aos primeiros sintomas, a pessoa deve procurar um oftalmologista.



Texto informativo: Brava Comunicação. 
Imagem: Reprodução/Internet.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA