Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns recebe contações de histórias gratuitas

18 julho 2019 | Postado por casinhadacys


O Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns, um projeto da Ferreira Costa que tem como objetivo valorizar a cultura e incentivar a leitura, vai começar suas atividades neste final de semana. No sábado (20) e domingo (21), o Filig vai levar gratuitamente para a Praça da Palavra, na Praça Souto Filho, histórias que destacam a origem e a cultura africana para crianças e adultos dentro da programação do Festival de Inverno de Garanhuns. 
A atividade marca o início da quinta edição do Filig, que traz o tema “Africanidades - um mundo de histórias e memórias”. O evento é realizado em outubro em Garanhuns com palestras, contações e apresentações culturais. “Como nos anos anteriores, começamos a falar sobre o festival meses antes, como forma de ampliar o acesso ao conteúdo e aos autores”, conta Pietra Costa, representante da Ferreira Costa.   
Neste final de semana, o Coletivo Tear vai apresentar o espetáculo “Luanda Ruanda – histórias africanas”, no sábado, e”Ayô – histórias de Griô”, no domingo. Ambas estão marcadas para iniciar às 11h, têm classificação etária livre e média de uma hora de duração. 
Com seis anos em circulação, “Luanda Ruanda” é resultado de pesquisa de aproximadamente 100 histórias, mitos, lendas e costumes do povo africano. Também se pautando na fonte da ancestralidade, a intervenção “Ayô – histórias de Griô”, traz histórias reais e fictícias, poesias, fábulas e cantigas que despertam no público a conexão com suas origens e passeiam pelos sentimentos humanos. 
Sobre a Ferreira Costa – Nascida em Garanhuns, a Ferreira Costa completa, em 2019, 135 anos de atividade. Reconhecida pela variedade de produtos e serviços e excelência no atendimento, o Home Center agora possui e-commerce, o www.ferreiracosta.com, com entrega para todo Brasil. 

Filig – O Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns é resultado da proposta da Ferreira Costa, idealizador do evento junto com a Proa Marketing Cultural e Projetos, de formar leitores. Por isso, crianças e adolescentes são o público-alvo das atividades em outubro. No entanto, pensando no ecossistema, o Filig também traz ações formativas que envolvem pais e mães, professores, bibliotecários e demais profissionais envolvidos no universo literário e educacional. Durante o festival, Garanhuns vivencia dias com intensa programação gratuita para moradores e visitantes de outros municípios que podem participar de espetáculos musicais e cênicos, exposições, conversas com autores locais e mundiais, entre outras atividades. O Filig conta com o apoio da Fundarpe, Governo de Pernambuco, Sesc Garanhuns, Prefeitura de Garanhuns e Universidade Federal Rural de Pernambuco – UAG e a realização da Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania.




Foto Tiago Henrique/Divulgação. 
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA