Crianças cardiopatas atendidas por ONG participam de festa no Clube Português

09 outubro 2018 | Postado por casinhadacys


ONG Circulo do Coração
O Dia das Crianças será comemorado na tarde desta quinta-feira (11/10) no Clube Português do Recife com uma festa solidária realizada pelo Círculo do Coração, ONG instalada no Hospital Português que cuida de crianças carentes cardiopatas. A programação, aberta ao público, começa às 16h, com apresentação ao vivo da banda infantil Alegria de Brincar, shows cover de Bita, Galinha Pintadinha, Princesas da Disney e outros personagens infantis, todos interpretados pelos médicos, residentes, enfermeiros e pessoal técnico da equipe, além de brincadeiras infantis e apresentações do Quarteto infanto-juvenil e de dança contemporânea do Centro Espírita Luz e Amor.
Haverá ainda um bingo beneficente e sorteios de prêmios para as crianças atendidas pelo Circor e pelo centro espírita. Criança acompanhada tem entrada gratuita. Os adultos pagam R$ 10. A venda dos ingressos comidas, bebidas e produtos da lojinha do CirCor serão revertidos para possibilitar a continuidade dos serviços realizados pela entidade. Durante o evento também serão recolhidos alimentos e roupas para doação ao Grupo Espírita Luz a Amor (Gela).  
Na ocasião, a fundadora e diretora médica, Dra Sandra Mattos, vai anunciar os projetos do Circor para o ano de 2019.  

Saiba mais sobre o Círculo do Coração 
Fundação de Apoio criada em julho de 1994 pelos integrantes da Unidade de Cardiologia Materno Fetal (UCMF), instalada no Real Hospital Português (RHP), o Círculo do Coração de Pernambuco atua com o principal objetivo de facilitar o tratamento de crianças carentes portadoras de doenças cardíacas. Um projeto pioneiro de parceria entre a equipe de saúde, o paciente, familiares, complexo hospitalar e voluntários da comunidade. Uma realização de referência que combina saúde, tecnologia e sobretudo, pessoas. Contanto com o braço de cooperação médica firmemente implantado na equipe multidisciplinar de saúde da UCMF como médicos, psicólogos, nutricionistas, a iniciativa envolve o processo de melhoria do atendimento médico e produção e disseminação do conhecimento. Uma equipe compromissada e engajada na realização de reuniões e campanhas beneficentes para captação de recursos e esclarecimento da população sobre a realidade da doença cardíaca em nossa região. Os pacientes, por sua vez, contribuem com o trabalho, vendendo materiais promocionais ou pagando uma taxa de consumo, enquanto o hospital reduz os custos e a comunidade atua por meio da doação de recursos para manutenção. Um processo onde cada componente é importante: cirurgia, secretariado, diagnóstico, contabilidade, arteterapia, psicologia, informática, gestão, pacientes, familiares, hospital, comunidade. Todos trabalhando com o coração.
Um trabalho que, há 24 anos, acumula um legado de centenas de vidas salvas. Este ano, entre os tantos pacientes atendidos, 95 crianças que fazem atividades físicas no Compaz (sendo 30 no Compaz Ariano Suassuna e 40 no Compaz Eduardo Campos) e 25 estudantes da Escola Municipal Pintor Lauro Villares, em Roda de Fogo, no Recife, tiveram os exames de parecer cardiológico realizados pelo CirCor de forma gratuita além do trabalho realizado pela Rede de Cardiologia Pediátrica na Paraíba.

Rede de Cardiologia Pediátrica (RCP)
A Rede de Cardiologia Pediátrica foi desenvolvida pelo Círculo do Coração com a missão de levar a todos, especialmente aos mais carentes, os melhores serviços médicos concebidos e praticados na UCMF e no Caduceus, utilizando esta prestação de serviços como aprendizado, de prática e de conhecimento para melhorar sempre os serviços na prevenção e tratamento humano da saúde. Fruto de um projeto pioneiro, a RCP utiliza a telemedicina para desenvolver uma abordagem inovadora e estruturar o atendimento de crianças cardiopatas. A RCP estrutura a assistência à criança cardiopata dentro da filosofia LEGOS: Liderar e Empoderar Grupos para Otimizar Soluções, com o objetivo de viabilizar o tratamento de crianças carentes, portadoras de doenças cardíacas. Nos casos em que são identificados problemas cardíacos, as crianças têm todo atendimento adequado e necessário, passando até por cirurgias, se for o caso. 
Este ano,  a iniciativa foi premiada como melhor trabalho em cardiologia pelo World Society for Pediatric and Congenital Heart Surgery e 18th International Symposium on Congenital Heart Disease, realizados  em julho passado nos Estados Unidos. A Doutora Sandra Mattos, idealizadora do projeto, apresentou os resultados do trabalho inovador realizado entre os anos de 2011 e 2018 que aponta a empatia, o diagnóstico precoce, a busca ativa por crianças cardiopatas, a telemedicina, misturando alta tecnologia e trabalho colaborativo como solução para o combate aos altos índices de mortalidade infantil. 

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA