Passeios, colônias, cursos e oficinas de férias em Recife e Região Metropolitana 2018

30 dezembro 2017 | Postado por Casinha da Cys

férias de janeiro em recife
Brincar torna-se a cada dia mais importante, pois é a partir da brincadeira que a criança dá início ao processo de maturação sensório-motora.  Aproveitar o recesso escolar para se integrar com outras crianças e participar de atividades  que podem ajudar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo é uma ótima sugestão para crianças, e pode ser uma proposta legal também para os  adolescentes.
Preparamos um roteiro com várias opções de atividades e atrações para o período de férias da galerinha que mora em Recife ou na Região Metropolitana da capital pernambucana. É importante ressaltar a atenção se o local tem segurança e se atividade vai atender a expectativa da criança. 
Uma dica importante para os pais é que as melhores férias para os seus filhos são aquelas nas quais você está junto com eles. Infelizmente, nem todos os país conseguem ficar de férias no período dos filhos, mas com jeitinho é possível conseguir um tempinho para ficar com a garotada. Chegar um pouco mais cedo do trabalho, como também programar atividades e passeios em família é uma boa pedida para o período de férias das crianças. Outra ideia legal é que seu filho diversifique as atividades no recesso da escola que podem ser a leitura de um livro, assistir um filme no cinema com os amigos ou um passeio no parque com a família.
 Tudo tem que ser bem pensado para diversão da garotada. Então, borá lá conferir as dicas!

Férias no Espaço Ciência
Oficinas, atividades lúdicas, exibição de filmes, observação noturna e solar… o Observatório Astronômico da Sé está com uma programação especial para o mês de férias, a partir de 2 de janeiro.  A programação é gratuita, de terça a domingo, das 16h às 20h.
Além da observação, por telescópio, do sol, da lua, das estrelas e dos astros visíveis no céu de janeiro, os visitantes poderão aprender um pouco sobre as constelações e a Astronomia dos povos indígenas brasileiros.
Entre as oficinas, os interessados poderão construir  um modelo de poço gravitacional que simula a deformação da estrutura do espaço–tempo a partir de um corpo denso. Há, também, jogos lúdicos, como o Dominó de Estrelas e Boliche Astronômico, e atividades artísticas como a modelagem do Sistema Solar e a Astroart – desenho e pintura dos diversos astros.
Completam a programação a exposição de telescópios e a exibição de filmes e vídeos sobre Astronomia. O Observatório abriga ainda a exposição permanente “A próxima fronteira”, em que os três pavimentos estão ambientados nas etapas da exploração espacial: Lua, Marte e Universo. O Observatório da Sé é coordenado pelo Espaço Ciência, órgão de divulgação científica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado.
Mais informações acesse AQUI.
Confira a programação: 
Terças
Quartas
Quintas
Sextas
Sábados



16h
Observação solar
Observação solar
Modelando o sistema solar
Observação solar
Observação solar
16h40
Modelando o sistema solar
Modelando o sistema solar
Boliche astronômico
Dominó das estrelas
Exposição de Telescópios
17h
Exposição de telescópios
Astroart
Dominó das estrelas
Boliche astronômico
Poço Gravitacional
18h
Observação noturna
Observação noturna
Observação noturna
Astroart
Observação noturna
19h
Boliche astronômico
Exposição de telescópios
Astroart
Astronomia indígena brasileira
Astronomia indígena brasileira
19h
Astronomia indígena brasileira
Poço gravitacional
Cine astronomia
Cine astronomia
Cine astronomia


Oficina de Férias do Instituto Ricardo Brennand
Uma opção legal para a garotada aproveitar o período de férias é participar das oficinas de férias no Instituto Ricardo Brennand. Inscrição e informações pelos telefones: 81 2121 0349| 2121 0352| 2121 0365 ou pele email: formacao.oficinas@institutoricardobrennand.org.br
Oficina de Teatro na Academia Fátima Freitas
A Academia Fátima Freitas promove entre os dias 16 a 25 de janeiro uma oficina de teatro para meninos, meninas e jovens com a atriz e professora de Artes Cênicas: Daniela Travassos. Vagas Limitadas.
Endereço: Rua Desembargador João Paes, 214 - Boa Viagem, Recife.
Mais informações: (81) 3467-1140 / 98744-1005.
Curso de Verão - Frevo na Academia Fátima Freitas
Academia Fátima Freitas com Dayvison Albuquerque foram campeões do maior Festival de Dança do Planeta, vencerem o Festival de Joinville em 2017. O professor e bailarino Dayvison Albuquerque estará ministrando o nosso Curso de Verão, para crianças, jovens e adultos na Academia Fátima Freitas. 
Endereço: Rua Desembargador João Paes, 214 - Boa Viagem, Recife.
Mais informações: (81) 3467-1140 / 98744-1005.

Curso de Verão na Academia Fátima Freitas com Nátalia Loose
A bailarina e professora Natália Loose é graduada pela ROYAL ACADEMY OF DANCE e vai ministrar Aulas de Clássico, Condicionamento Físico para Bailarinos, Técnica nas Pontas e Variação de Repertório, para Professores, Bailarinos e Alunos de Nível Intermediário e Avançado na Academia Fátima Freitas. Não perca a oportunidade de crescer e enriquecer seus conhecimentos na Dança. 
Endereço: Rua Desembargador João Paes, 214 - Boa Viagem, Recife.
Mais informações: (81) 3467-1140 / 98744-1005.


Caixa Cultural Recife tem programação gratuita para a criançada
A CAIXA Cultural Recife promete agitar o público ao longo do mês de janeiro com uma programação especial. Para começar, a exposição "Athos Bulcão: Tradição e Modernidade", em cartaz no primeiro andar do prédio, promove oficinas para adultos e crianças colocarem a mão na massa e deixarem a criatividade fluir. Além disso, a exposição "Pelos Ares: 15.042 km de Brasil", locada no térreo do local, promete levar crianças e adultos a sobrevoarem diferentes cenários brasileiros através de um simulador de voo de paramotor, igual ao utilizado pelo piloto expedicionário, Lu Marini, que assina a mostra. O público também poderá conferir o musical infanto-juvenil o Jovem Príncipe e a Verdade. Confira a programação:
9/01 – Encontro Gente Arteira Professor/Educador – Athos Bulcão – a formação didático-pedagógica inclui leitura de obras, exercícios e visita à galeria. Quem ministra é Emerson Pontes, orientador pedagógico do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira Horário: 10h às 13h. 70 vagas. Inscrições pelo emailgentearteirape@gmail.com a partir de 2 de janeiro.
11/01 – Azulejaria Moderna e Origami Modular – A partir das obras em azulejaria deixadas por Athos Bulcão e Delfim Amorim será feita uma prática criativa em torno do Origami, onde cada pessoa participante poderá conceber o seu padrão. Quem ministra é a jornalista e expert em origami Eva Duarte. Horário: 14h às 17h. 15 vagas para pessoas interessadas, a partir dos 10 anos. Inscrição: livre, por meio de entrega de senhas.
Férias na Livraria Praça de Casa
A Livraria Praça de Casa Forte realiza mais um "Férias na Praça", que acontece em duas quartas-feiras de janeiro, às 16h, com entrada gratuita. No dia 17/01, está programada apresentação do Grupo Heróis PE;  no dia 24/01, entram em cena as brincadeiras e os truques do mágico Rodrigo Lima.
Programação:  17/01, quarta: Heróis PE, 16h, gratuito.
24/01, quarta: Mágico Rodrigo Lima, 16h, gratuito. 
As inscrições estão abertas e podem ser feitas presencialmente ou através do e-mail: eventos@livrariapracadecasaforte.com.br. No dia, a livraria estará recebendo 1kg de alimento não perecível para doação à Casa da Criança Marcelo Asfora, mantida pela Paróquia de Casa Forte. A Livraria fica na Praça de Casa Forte, 454 - Casa Forte. 
Para mais informações:  (81) 3019-0259 

Colônia de Férias: Tem criança no Quintal
Nesta edição, os pequenos vão poder vivenciar um pouco da cultura indígena e africana durante as manhãs de janeiro. Do dia 8 ao dia 19 de janeiro o grupo Brincare vai encher os brincantes de histórias fantásticas de xamãs e orixás e comer delícias que essa temática pode proporcionar. No quintal do São Salomão terão brincadeiras, dança, pic-nic, contação de história, produção de brinquedos, pintura corporal e música. O lanche é incluso. O horário é das 8 às 12h. E é uma temática por semana. 
Para mais informações:  grupobrincare@gmail.com 
Rua Azeredo Coutinho, 211, Várzea, Recife. Mais informações:  (81) 3037-5768
Colônia de Férias Escola Red Balloon
A Escola Red Balloon, nas Graças, está com inscrições abertas para Colônia de Férias Summer Camp, que acontece em janeiro de 2018, com diversas atividades para crianças de 3 a 12 anos, nos turnos da tarde (15 a 19/01) e manhã ​ (22 a 26/01): vai incluir culinária e bem-estar (Cooking Class); aulinhas de artes (Arts e Crafts);  brincadeiras de ciências em inglês (Red Lab), e aprender com diversão(Learn and Play), com todo tipo de entretenimento inteligente para a meninada. Serão várias opções para as crianças montarem as suas atividades , em formato independente de uma ou duas semanas, ficando à escolha dos pais. Tudo para treinar e aperfeiçoar o inglês brincando!
Informações na unidade das Graças, que fica na Avenida Rui Barbosa, 1601,  em frente à Academia Pernambucana de Letras, ou através do telefone 3127-3030.
Colônia de Férias da Pequenos Moleques
Durante todo mês de Janeiro o espaço vai proporcionar uma gama de atividades num preço acessível, garantindo a diversão e segurança da criançada.
Unidades no 
Shopping Recife - 2º piso, lojas BV 263 e 264. Rua Pe. Carapuceiro, 777. Boa Viagem. No Shopping Rio Mar - Piso L2, lojas 2003/2004. Av. República do Líbano, 251. Pina. Fone para mais informações: (81) 3048-1500. 

Teatro do Brincar com a Cia Maravilhas no Paço do Frevo
Na versão "férias" da oficina Teatro do Brincar, durante quatro dias, crianças dos 06 aos 10 anos irão explorar brincadeiras de nossa cultura popular, conhecer um pouco sobre os elementos do teatro e compartilhar a experiência de uma criação coletiva, dinâmica e divertida. A proposta será conduzida por Márcia Cruz e a realização é uma parceria entre a Cia Maravilhas e o Paço do Frevo.
Márcia Cruz  é atriz, palhaça e professora de teatro graduada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 2013 fundou a Cia Maravilhas onde desenvolve projetos nas áreas de teatro, literatura e memória, ancorados nos estudos sobre o brincar e os processos criativos. Desde então, segue investindo nos sonhos, no brincar, na arte e, sobretudo na alegria de viver e se reinventar a cada instante.       
Teatro do Brincar – Férias
Ministrante: Márcia Cruz (Cia Maravilhas)
Faixa etária: 06 aos 10 anos
Local: Paço do Frevo
Período: 16 ao 19 janeiro, das 09h às 12h 
Investimento: R$80,00
Inscrições: ciamaravilhas@gmail.com

Dia da Guloseima na Delícias da Prazeres
A Delícias da Prazeres, com unidades na Caxangá, Piedade e Aldeia, vai promover, no dia 25 de janeiro, o "Dia da Guloseima", nas lojas de Piedade e da Caxangá, com cardápio especial direcionado à criançada que está de férias em casa! Acontece das 8h às 20h, na Caxangá, e das 09h às 19h30, em Piedade, nos horários de funcionamento dos espaços. Os destaques serão os doces: cupcakes, docinho de leite ninho, brigadeiros, torta de chocolate, popcakes, brownies, pirulitos de chocolate, verrines, brigadeiro de colher, entre outros. Confira!   *** Conferir, em loja, o valor de cada doce.    Delícias Caxangá: Avenida Caxangá, 1118 - Madalena, PE. Telefone: (81) 3445-7122    Delícias Piedade:  Rua Rossini Roosevelt de Albuquerque, 14, Piedade.  Telefone: (81) 3093. 5657.


Sesc com inscrições abertas para colônia de férias no Grande Recife
Gincanas, banho de piscina, jogos populares, brincadeiras cantadas e oficinas são algumas das atividades do projeto Brincando nas Férias, que vai movimentar em janeiro o período de férias escolares de crianças e adolescentes. Realizada pelo Sesc, a iniciativa acontece nas unidades de Casa Amarela, Piedade e São Lourenço da Mata e tem como público-alvo meninos e meninas com idade entre 4 e 15 anos. Nesta edição, será abordado o tema “As cinco forças da natureza: vai planeta”. A proposta é trabalhar, de forma lúdica, a relação entre a terra, fogo, água e ar e como estes elementos estão presentes no dia a dia.  
O projeto traz como diferencial o princípio de lazer educativo, dando significado aos jogos e brincadeiras. “Através das atividades recreativas temáticas e direcionadas as crianças e aos adolescentes é possível desenvolver a atenção, afetividade, o hábito de permanecer concentrado, além de outras habilidades psicomotoras”, explica a coordenadora de Recreação e Lazer do Sesc Pernambuco, Jeane Karla Albuquerque. 
Para inscrever os pequenos, é preciso que os pais ou responsáveis apresentem no ponto de atendimento da Unidade de interesse os seguintes documentos: carteirinha do Sesc atualizada, o Registro de Nascimento da criança, comprovante de residência, a cópia do RG e CPF do responsável. Para crianças a partir dos 8 anos também é necessário uma cópia do CPF.
Serviço:
Brincando nas Férias
Casa Amarela
Data: 22 a 26 de janeiro
Horário: 8h às 16h
Idade: 6 a 13 anos
Valor: R$ 110 (dependente de comerciário) e R$ 220 (público em geral)
Endereço: Avenida Norte, nº 4490, Mangabeira
Informações: (81) 3267-4400 
Sesc Ler São Lourenço da Mata
Data: 15 a 19 e 22 a 26 de janeiro
Horário: 8h às 17h
Idade: 5 a 15 anos
Valor: R$ 70 (dependente de comerciário) e R$ 140 (público em geral)
Endereço: Avenida das Pêras, nº 56, Tiúma
Informações: (81) 3525.9033 
Sesc Piedade
Data: 22 a 26 de janeiro
Horário: 8h às 16h
Idade: 5 a 15 anos
Valor: R$ 110 (dependente de comerciário) e R$ 220 (público em geral)
Endereço: Rua Goiana, nº 40, Jaboatão dos Guararapes
Informações: (81) 3361.0097.


Colônia de Ferias Jardim Alecrim Recife


Férias na Ri Happy do Shopping Recife
Férias na Ri Happy do Shopping Recife


Ecoférias 
Mudanças Climáticas é o tema central da Ecoférias 2018, realizada em janeiro no Jardim Botânico do Recife e no Econúcleo Jaqueira. O objetivo é conscientizar, por meio de atividades oferecidas gratuitamente, para a adoção de práticas sustentáveis que contribuam positivamente com o clima do planeta.
A Ecoférias começa na terça (9), no Jardim Botânico do Recife, e na quinta (11), no Econúlceo Jaqueira. A programação se destinada ao público de 7 a 12 anos, com número máximo de 30 participantes. No JBR, se estende das 9h às 15h30. E no Econúcleo Jaqueira, das 9h às 17h. As inscrições são feitas no local, às 9h para a turno da manhã. No turno da tarde, inscrições às 13h no Jardim Botânico do Recife e 14h no Econúcleo Jaqueira. Há também atividades para o público jovem: de 15 a 29 anos.  
Confira a programação:
Jardim Botânico do Recife
Terça (9/01)
9h às 9h30 – Inscrição
9h30 – Caminhada ecológica: explorando o Jardim Botânico
10h20 – Trilha das espécies ameaçadas
11h10 - Jogo das espécies ameaçadas
13h às 13h30 – Inscrição
13h30 – Caminhada Ecológica: bicho-preguiça
14h30 – Jogo da trilha 
Quarta (10/01)    
9h às 9h30 – Inscrição
9h30 – Trilha das espécies ameaçadas
10h30 - Gincana Ecológica: 5 Rs
11h30 – Cine ambiental: mostra de vídeos
13h às 13h30 – Inscrição
13h30 – Caminhada Ecológica: sagui-de-tufo-branco
14h30 - Gincana Ecológica: descobrindo as árvores do jardim 
Quinta (11/01)
9h às 9h30 – Inscrição
9h30 – Caminhada ecológica: explorando o Jardim Botânico
10h30 ¬ Resíduo nos eixos: oficina de Origami
11h30 – TV Ecoférias
13h00 às 13h30 – Inscrição
13h30 – Acolhimento com embolada
14h – O meio que se conta: cantação da historia “A arvore de Jô”
15h – Mesa sonora: vivências ambientais musicais 
Sexta (12/01)
9h às 9h30 – Inscrição
9h30 – Caminho dos sentidos
10h10 – Jogo da trilha
10h50 – Verde em tom e movimento: vivências ambientais musicais de percussão corporal
11h30 – TV Ecoférias
13h às 13h30 – Inscrição
13h30 – Acolhimento com embolada
14h00 – Em Cena Verde: vivências ambientais teatrais “objeto oculto”
14h50 – Oficina de pintura: tinta da terra
15h30 – Histórias Cantaroladas 
Sábado (13)
9h às 9h30 – Inscrição
9h30 – Caminhada ecológica: trilha cega
10h10 – Oficina de rap: RAPensando a natureza
10h50 – Gincana do equilibrista
11h30 – TV Ecoférias
13h00 às 13h30 – Inscrição
13h30 – Caminhada ecológica: faço parte deste lugar
14h10 – Sou forte, sou fraco: experiências com o solo
15h - Mesa sonora: vivências ambientais musicais 
Domingo (14)
9h às 9h30 – Inscrição
9h30 – Acolhimento com embolada
10h – Gincana Seletiva
10h50 – Resíduo nos eixos: oficina de Origami
11h30 – TV Ecoférias
13h00 às 13h30 – Inscrição
13h30 – Acolhimento com historias cantaroladas
14h00 – Em Cena Verde: vivências ambientais teatrais “objeto oculto”
14h50 – Resíduo nos eixos: ressignificar brincando
15h30 – TV Ecoférias 
Terça (16)
09h às 9h30 – Inscrição
9h30 – Caminhada Ecológica: sagui-de-tufo-branco
10h30 - Oficina de produção de mudas
11h30 – Cine ambiental: mostra de vídeos
13h00 às 13h30 – Inscrição
13h30 – Caminhada ecológica: explorando o Jardim Botânico
14h30 - Oficina de produção de mudas
15h30 ¬ Cine ambiental: mostra de vídeos 
Quarta (17)
9h às 9h30 – Inscrição
9h30 – Caminhada Ecológica: explorando o Jardim Botânico
10h30 – Gincana ecológica: descobrindo as árvores do jardim
13h às 13h30 – Inscrição
13h30 – Trilha das espécies ameaçadas
14h30 – Gincana Ecológica: 5Rs
15h30 – Cine ambiental mostra de vídeos 
Quinta (18)
9h às 9h30 – Inscrição
9h30 – Oficina de culinária saudável / Jogo da trilha (limite de 10 crianças)
9h30 – Descubra quem sou: jardim fitoterápico
10h30 - Resíduo nos eixos: oficina de xilogravura
11h30 – TV Ecoférias
13h às 13h30 – Inscrição
13h30 – Patrulha da natureza: trilha ambiental + caça ao tesouro
14h30 – Resíduos nos Eixos: Caça palavra ambiental
15h30 – TV Ecoférias 
Sexta (19)
9h às 9h30 – Inscrição
9h30 – Patrulha da natureza: trilha ambiental + caça ao tesouro
10h10 – Gincana Seletiva / Oficina de pintura: tinta da terra
11h30 – TV Ecoférias
13h às 13h30 – Inscrição
13h30 – Jogo das espécies ameaçadas
14h30 – Resíduo nos eixos: vai e vem ambiental
15h30 – TV Ecoférias 
Domingo (21)
9h às 9h30 – Inscrição
9h30 – Gincana Seletiva
10h30 – Resíduo nos eixos: oficina de brinquedos
11h30 – TV ecoférias
13h às 13h30 – Inscrição
13h30 – Patrulha da natureza: trilha ambiental + arte no meio
14h30 - Resíduo nos eixos: caça palavra ambiental
15h30 – TV ecoférias 
Terça (23)
9h às 9h30 – Inscrição
9h30 – Caminhada ecológica: explorando o Jardim Botânico
10h30 – Gincana ecológica: descobrindo as árvores do jardim
13h às 13h30 – Inscrição
13h30 – Caminhada ecológica: bicho preguiça
14h30 – Gincana Ecológica: 5Rs
15h30 – Cine ambiental: mostra de vídeos 
Quarta (24)
9h às 9h30 – Inscrição
9h30 – Caminhada Ecológica: Saguins
10h30 – Cine ambiental: mostra de vídeos
11h – Jogo da trilha
13h às 13h30 – Inscrição
13h30 – Trilha das espécies ameaçadas
14h30 – Jogo das espécies ameaçadas 
Quinta (25)
9h às 9h30 – Inscrição
9h30 – Acolhimento com embolada
10h10 – Trilha das espécies ameaçadas
10h50 – Resíduo nos eixos: oficina de origami
11h30 – TV Ecoférias
13h às 13h30 – Inscrição
13h30 – Caminhada ecológica: faço parte deste lugar
14h30 – Sarau ambiental
15h10 – Verde em tom e movimento: vivências ambientais musicais de percussão corporal 
Sexta (26)
9h às 9h30 – Inscrição
9h30 – Caminhada ecológica: sagui de tufo branco
10h30 – Contação de historias com fantoches
11h30 – TV Ecoférias
13h às 13h30 – Inscrição
13h30 – Oficina de culinária / Jogo da trilha (limite de 10 crianças)
13h30 – Descubra quem sou: jardim fitoterápico
14h30 – Vivência ambiental: jogo das palavras
15h30 – Oficina de rap: RAPensando a natureza 
Sábado (27)
9h às 9h30 – Inscrição
9h30 – Caminhada ecológica: faço parte desse lugar
10h30 – Gincana do equilibrista
11h30 – TV ecoférias
13h às 13h30 – Inscrição
13h30 – Acolhimento com embolada
14h – Vivências ambientais: trilha cega + sons da mata
15h – Do pet ao som: oficina de percussão com garrafa pet 
Domingo (28)
9h às 9h30 – Inscrição
9h30 – Gincana Seletiva
10h30 – Oficina de percussão corporal
11h30 – TV Ecoférias
13h às 13h30 – Inscrição
13h30 – Caminhada Ecológica: sons e movimentos da mata
14h30 – Vivência ambiental: jogo das palavras
15h30 – Oficina de paródias ambientais 
Econúcleo Jaqueira
Público infantil (7 a 12 anos)
Quinta (11/01)
9h às 9h30 – Inscrição 
9h30 - Em cena verde: vivências ambientais teatrais “Teatro de objetos”
10h20 – Arte no meio: trilha ambiental
11h10 – Do pet ao som: oficina de percussão com garrafa pet
14h – Inscrição 
14h30 – O meio que se conta: cantação da história “O Senhor Baobá”
15h10 – Ver de perto para verde perto: trilha ambiental
16h – ECOrdel: oficina de Cordel 
Sexta (12/01)
9h às 9h30 – Inscrição 
9h30 – Oficina de vermicompostagem
10h – Danças do Nordeste: no ritmo com os resíduos sólidos
11h – Terra e vida: oficina sensorial com plantas medicinais
14h – Inscrição 
14h30 – Vivência ambiental “Dom e a máquina do tempo”
15h10 – Patrulha da Natureza: trilha ambiental + caça ao tesouro
16h10 – Resíduo nos eixos: vai e vem ambiental 
Sábado (13/01)
9h às 9h30 – Inscrição 
9h30 – Roleta da alegria ambiental
10h10 – Sarau ambiental
11h – Resíduo nos eixos: oficina de pipa com resíduos sólidos
14h – Inscrição 
14h30 – O meio que se conta: cantação da história “O pescador”
15h00 – Gincana ambiental
16h10 - Resíduo nos eixos: jogo da argola ambiental 
Domingo (14/01)
9h às 9h30 – Inscrição 
9h30 – O meio que se conta: cantação da história “O Senhor Baobá”
10h10 – Danças do Nordeste: no ritmo dos resíduos
11h10 - Terra e vida: oficina sensorial com plantas medicinais
14h – Inscrição 
14h30 – Em cena verde: vivências ambientais teatrais
15h10 – Resíduo nos eixos: caça palavra ambiental
16h – Patrulha da Natureza: trilha ambiental + oficina de caqueiras 
Quinta (18/01)
9h às 9h30 – Inscrição 
9h30 – Oficina de vermicompostagem
10h – Verde em tom e movimento: vivências ambientais de expressão corporal
11h – Oficina de percussão corporal 
14h00 – Inscrição 
14h30 – Mesa sonora: vivências ambientais musicais
15h00 - Jogo Meio Ambiente Criativo “Jogo da Memória Ambiental 
16h00 – Terra e vida: oficina de mudas 
Sexta  (19/01)
9h às 9h30 – Inscrição 
9h30 – Embolada da coleta seletiva
10h – Em cena verde: vivências ambientais teatrais “Teatro de Objetos”
11h - Do pet ao som: oficina de percussão com garrafa pet
14h – Inscrição 
14h30 – Historias Cantaroladas
15h10 – Oficina de percussão corporal
16h20 – Terra e vida: oficina sensorial com plantas medicinais 
Sábado (20/01)
9h às 9h30 – Inscrição 
9h30 – Ver de perto para verde perto: trilha ambiental
10h – Vivência ambiental: jogo das palavras
11h00 – Resíduo nos eixos: oficina de malabares com resíduos sólidos
14h – Inscrição 
14h30 – Embolada da coleta seletiva
15h10 - Vivência ambiental “Dom e a máquina do tempo”
16h10 – Mesa sonora: vivências ambientais musicais 
Domingo (21/01)
9h às 9h30 – Inscrição 
9h30 – Danças do Nordeste: no ritmo com os resíduos sólidos
10h30 – Oficina de rap: RAPensando a natureza
11h10 - Terra e vida: oficina de mudas
14h – Inscrição 
14h30 – Historias Cantaroladas
15h10 – Gincana Ambiental
16h10 – Terra e vida: oficina sensorial com plantas medicinais 
Quinta (25/01)
9h às 9h30 – Inscrição 
9h30 – Roleta da alegria ambiental
10h – Patrulha da Natureza: trilha ambiental + arte no meio
11h10 - Em cena verde: vivências ambientais teatrais “Objeto oculto”
14h – Inscrição 
14h30 – O meio que se conta: cantação de historia “O pescador”
15h20 – Ecordel: oficina de Cordel
16h20 – Mesa sonora: vivências ambientais musicais 
Sexta (26/01)
9h às 9h30 – Inscrição 
9h30 – O meio que se conta: cantação da história A árvore de Jô
10h10 – Resíduo nos eixos: oficina de malabares
11h10 – Terra e vida: oficina sensorial com plantas medicinais
14h – Inscrição 
14h30 – Patrulha da Natureza: trilha ambiental + oficina de caqueiras
15h20 – Resíduo nos eixos: jogo da argola ambiental
16h10 – Mesa sonora: vivências ambientais musicais 
Sábado (27/01)
9h às 9h30 – Inscrição 
9h30 – Oficina de vermicompostagem
10h10 – Em cena verde: vivências ambientais teatrais “Teatro de objetos”
11h10 – O meio que se conta: cantação da história “O Senhor Baobá”
14h – Inscrição 
14h30 – Historias cantaroladas
15h10 – Vivência ambiental “Dom e a máquina do tempo”
16h00 – Resíduo nos eixos: vai e vem ambiental 
Domingo (28/01)
9h às 9h30 – Inscrição 
9h30 – Roleta da alegria ambiental
10h10 – Patrulha da natureza: trilha ambiental + caça ao tesouro 
11h20 – O meio que se conta: cantação da história A árvore de Jô
14h – Inscrição 
14h30 – Mesa sonora: vivências ambientais musicais
15h10 – Gincana ambiental
16h – Resíduo nos eixos: oficina de xilogravura 
Público jovem: 15 a 29 anos
Semana de 11 a 14 de janeiro
Manhã
Oficinas: Vermicompostagem, Pipa com resíduos sólidos, Sensorial com plantas medicinais, Malabares com resídios sólidos, 
Vivências ambientais: trilhas, viveiro de mudas, sarau Ambiental, expressão corporal,  
Mais: visita à sala de Ecointeratividade, exibiçao de curtas ambientais  seguida de roda de conversa
Tarde
Oficinas: Cordéis ambientais (ECOrdel), Caça Palavras em resíduos sólidos, Caqueiras em resíduos sólidos, De mudas
Vivências Ambientais: Trilhas, Viveiro de mudas, Sarau Ambiental 
Outros: Visita à sala de Ecointeratividade, exibiçao de curtas ambientais  seguida de roda de conversa 
Semana de 18 a 21 de janeiro
Manhã
Oficinas: Vermicompostagem, De quadrinhos, De mudas         
Vivências Ambientais: Viveiro de mudas, Sarau ambiental, trilhas
Outras atividades: visita à sala de Ecointeratividade, exibiçao de curtas ambientais seguida de roda de conversa
Tarde
Oficinas: Vermicompostagem, De mudas, Sensorial com plantas medicinais, Cordéis ambientais (ECOrdel)
Vivências ambientais: Percussão corporal
Outras atividades: Visita à sala de Ecointeratividade, Exibiçao de curtas ambientais seguida de roda de conversa
Semana de 25 a 28 de janeiro
Manhã
Oficinas: Vermicompostagem, De quadrinhos, De mudas
Vivências ambientais: Viveiro de mudas, Sarau ambiental, trilhas
Outras atividades: Visita à sala de Ecointeratividade, Exibiçao de curtas ambientais seguida de roda de conversa
Tarde
Oficinas: vermicompostagem, de mudas, Sensorial com plantas medicinais, Cordéis ambientais (ECOrdel)
Vivências Ambientais|: Percussão corporal
Outras atividades: Visita à sala de Ecointeratividade, Exibição de curtas ambientais seguida de roda de conversa.

Colônia de Férias Maker Fab Lab Recife
De 15 a 26/01, as crianças vão aprender brincando com fabricação digital, eletrônica, design, impressão 3D, mecânica, tecnologia, artes, moda e pintura. Tudo isso somado ao espírito maker e muita inovação. Cada dia uma oficina e um projeto diferente para as crianças colocarem a mão-na-massa, levarem para casa e compartilharem essa experiência. Nos intervalos das oficinas teremos Fliperama Maker, Corrida de Sphero, Cine Curta Maker, Piquenique coletivo. Essas férias de verão serão inesquecíveis.
Local: Fab Lab Recife na ABA
Período: 15 a 26 de janeiro
Segunda, Terça, Quarta, Quinta e Sexta
9h às 12h (turno manhã)
14h às 17h (turno tarde)
* Cada criança deve trazer o seu próprio lanche.
Valor R$ 90,00 - promocional R$ 80,00 (até 14/01)
1 Semana R$ 340,00 (15% desconto)
2 semanas R$ 640,00 (20% desconto)
Idade: A partir de 6 anos.
1ª Semana
15/01 - Modelagem 3D para Corte a laser
As crianças irão modelar e usar a cortadora a laser para prototipar suas criações. Aprenderão a modelar usando o Tinkercad, um software de modelagem 3D livre que é usado inteiramente dentro de um navegador de internet. O software tem por objetivo ser uma versão em navegador do CAD, que pode ser usado para tornar a impressão 3D e 2D acessível às crianças.
Observação: Cada criança deve trazer notebook ou tablet próprio. Se não tiver, entra em contato com a gente.
16/01 - Construíndo Forminha de Picolé, Gelatina e Chocolate
Nesta oficina vamos criar forminhas para picolé, gelatina, chocolate, de diversos tamanhos e formas, utilizando uma máquina de termoformagem à vácuo (vacuum forming), que esquenta o plástico que vai em direção a mesa de vácuo e se molda ao objeto que irá ser transformado em forma. Forminhas de tubarão, Darth Vader, carros, o que a imaginação e a criatividade das crianças mandarem.
17/01 - Fabricando um Totó Maker
O futebol de mesa, popularmente conhecido no Brasil como totó, é um jogo inspirado no futebol, que consiste em manipular bonecos presos a manetes, possibilitando "jogar futebol" numa mesa. Nessa oficina, a garotada vai fabricar o seu totó de mesa portátil. Vamos unir fabricação digital e materiais reutilizáveis, vamos criar um Totó Maker com caixa de madeira cortada a laser, campo de futebol pintado a mão, jogadores personalizados, placar improvisado e muito mais.
18/01 - Projetos com LittleBits - Roda Gigante Coletiva
Vamos criar uma roda gigante coletiva usando os kits do LittleBits, módulos eletrônicos com funções específicas que se ligam através de pequenos magnetos para criar circuitos mais complexos, sem precisar soldar, trabalhar com fios ou programação. Nesse projeto uma série de rodas é alimentada por um motor DC e a velocidade é controlada por um dimmer. Ele carrega o movimento através de engrenagens, criando diferentes efeitos visuais.
19/01 - Makey Makey Party
Vamos fazer a festa com o Makey Makey, uma plaquinha pequena com setas e duas bolas desenhadas. Ela é cheia de furos para conectar os fios e, depois, aos objetos que ganharão vida para interagir com o computador. Uma das bolas é a barra de espaço do teclado; a outra, o botão esquerdo do mouse. E é assim, ligando esses desenhos a quaisquer objetos do mundo real, que a mágica acontece. Vamos fazer piano para tocar com os pés, campeonato de Guitar Hero, Just Dance, Mesa de DJ, Game Maker e muita emoção.
2ª semana
22/01 - Construindo um Elevador Hidráulico
Os elevadores hidráulicos fazem parte do nosso dia-a-dia e estão presentes nos postos de combustível e na cadeira do dentista. O funcionamento desses equipamentos acontece de maneira bem simples e de fácil explicação. Vamos construir um elevador hidráulico feito de madeira e utilizando seringas preenchidas com água. Neste projeto as crianças terão noções práticas de mecânica e hidráulica numa experiência extremamente divertida. 
23/01 - Luminária do seu personagem favorito
Nesta oficina as crianças vão pesquisar e/ou desenhar seu personagem favorito de filme, desenho, história ou criar um novo personagem, para transformá-los em uma luminária de MDF, cortada a laser e com luz de led. A garotada vai conhecer o processo de fabricação digital, design de produto e colocar a mão na massa para construir seu próprio objeto.
24/01 - Teatro de Sombra com Corte a laser
O Teatro de Sombra é uma arte muito antiga de contar histórias e de entretenimento que usa bonecos de sombra. Nessa oficina as crianças vão inventar histórias, criar personagens e montar o seu teatro de sombras para dar vida a sua imaginação. As imagens produzidas pelos bonecos podem ter diversas cores e outros tipos de detalhes. Muitos efeitos podem ser alcançados através da movimentação tanto dos bonecos quanto da fonte de luz.
25/01 - Máscara de carnaval e estamparia com stencil
Uma oficina criativa, onde as crianças vão desenvolver desenhos, formas e diversos padrões para criar suas próprias estampas para camisetas e vão construir suas máscaras de carnaval personalizadas. Vamos utilizar a cortadora a laser para demonstrar que a fabricação digital pode trazer benefícios às atividades artísticas, estimulando também a capacidade de abstração e habilidades manuais das crianças. Cada criança tem que trazer uma camiseta de algodão branca. 
26/01 - Filtro de sonhos com Led
Filtro dos sonhos é um amuleto típico da cultura indígena norte-americana que teria o poder de purificar as energias, separando os "sonhos negativos" dos "sonhos positivos", além de trazer sabedoria e sorte para quem o possui. O nosso filtro dos sonhos será de MDF, cortado a laser e terá luz de led, que ao escurecer as crianças poderão ligar para iluminar seus sonhos.


Férias nos Shoppings 

Viva as Férias RioMar
A Temporada de Férias RioMar  está repleta de magia, fantasia, brincadeiras e diversão. Isso porque no dia 6 de janeiro estreia, na Praça de Eventos 1, Piso L1, o Castelo dos Magos RioMar. As crianças e adolescentes vão poder submergir no mundo mágico do castelo que tem mais de 9 metros de altura com diversão que vão desde voo de vassoura (tirolesa), bolas voadoras, arco e flecha e muito mais. Entre atrações ainda estão um show oficial de Masha e o Urso, ColorPixel, Minicursos de Teatro e Roller Dance. 
A magia e a diversão vão rodear o inédito Castelo dos Magos com atividades como passagem secreta, caldeirão mágico, arco e flecha, voo de vassoura (tirolesa), bolas voadoras e varinha mágica. A atração é para crianças a partir de 3 anos e não é permitida a entrada dos pequenos desacompanhados. Os ingressos custam R$15,00 por 20 minutos e podem ser adquiridos na bilheteria que fica na própria Praça de Eventos, Piso L1. 
Uma outra atração da Temporada de Férias RioMar é o ColorPixel, localizado no Piso L1. Uma sala interativa e gameficada que proporciona diversão para grupos de amigos e toda família com jogos que passeiam, inclusive, por brincadeiras que marcaram a infância como os de conquista de território e dança. Os ingressos são vendidos no local. 
Além do ColorPixel,  O RioMar promove mais uma edição do Minicurso de Teatro infantil com o intuito de despertar habilidades teatrais e  a desinibição das crianças. Duas turmas serão formadas e as aulas, com duração de cinco dias, serão ministradas, no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura, Piso L2, pela atriz Angélica Zenith. As inscrições custam R$60,00 e podem ser realizadas entre os dias 8 e 14 de janeiros, das 12h às 18h, na bilheteria do Teatro Eva Herz. No final do curso, as crianças receberão certificados. 
Devido ao sucesso anterior, o RioMar traz novamente o espetáculo oficial da Masha e o Urso com efeitos especiais interativos e as canções que fazem parte da animação infantil. Os shows, acontecerão no Teatro RioMar, no dia 14 de janeiro em duas sessões, uma às 16h e a outra às 18h. Os ingressos custam R$50,00 e R$25,00 e estão disponíveis pelo sitewww.ingressorapido.com.br e na bilheteria do teatro. 
E a programação de férias não acaba por aí, o Roller Dance também promete animar o mês preferido da garotada com uma pista de patinação que diverte toda família. Além disso, durante a semana, no período matutino, também serão realizadas oficinas com aulas de patinação para crianças. O evento é realizado em parceria com o empresário Carlos Cuscuz que atua nessa área há 30 anos. Para aproveitar o Roller Dance você pode trazer seus patins de casa, se preferir, ou alugar um no nosso espaço por R$ 15,00 a hora. O ingresso para aproveitar a pista por uma hora custa R$ 20,00. 
Serviço:
Castelo dos Magos
Local: Praça de Eventos 1, Piso L1
Ingresso: R$15,00 por 20 minutos na bilheteria na própria Praça de Eventos 1
 
Masha e o Urso Live
Local: Teatro RioMar, Piso L4
Ingresso: R$50,00 e R$25,00 pelo www.ingressorapido.com.br e na bilheteria do Teatro RioMar
 
ColorPixel
Loca: Piso L1, próximo a Centauro
Ingresso: R$15,00 preço único
 
Minicurso de Teatro
Local: Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura, Piso L2
Inscrições: R$60,00 e podem ser realizadas entre os dias 8 e 14 de janeiros, das 12h às 18h, na bilheteria do Teatro Eva Herz.
 
Roller Dance
Local: Piso L3, praça de alimentação
Ingresso: Ingresso: R$ 20,00 para patinar por 1 hora
R$ 15,00 para alugar os patins por 1 hora.

Jardim Radical dos Dinossauros no Plaza Shopping 
Dinossauros e atividades radicais agitam programação de férias do Plaza  Brinquedão, circuito de aventura com tirolesa, parede de escalada e bungee jumping infantil são algumas das atrações que vão garantir a diversão da garotada     As férias estão chegando e com elas muita diversão. Para garantir a brincadeira dos pequenos, o Plaza Shopping promove, de 08 a 21 de janeiro, o “Jardim Radical dos Dinossauros”.
O espaço será transformado em uma grande arena de atividades radicais com cenografia temática de dinossauros. As brincadeiras serão destinadas para crianças de 03 a 10 anos.  Com cenários coloridos, inspirados na era dos dinossauros, a programação contará com voo de tirolesa em um pterodáctilo que atravessa o jardim a quatro metros do chão, brinquedão do dinossauro com escorrego, parede de escalada com quatro metros de altura para descarregar a adrenalina da criançada, tiro ao ovo no qual os pequenos utilizarão suas habilidades no arco e flecha, bungee jumping infantil e o spider, no qual os aventureiros mirins terão a missão de resgatar os ovos de dinossauro no alto do ninho. 
O “Jardim Radical dos Dinossauros” funcionará todos os dias, de segunda a sábado das 16h às 21h e aos domingos das 16h às 20h. Cada atividade custará R$ 10 e os aventureiros que quiserem ir a mais de uma brincadeira, tem a opção de comprar os passaportes de R$ 25,00 com três brincadeiras e R$ 30,00 com quatro atividades. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do evento.     SERVIÇO  Data: 08 a 21 de janeiro.
Local: Jardim do Piso L2 do Plaza Shopping 
Horário: Segunda a sábado das 16h às 21h e aos domingos das 16h às 20h.  Preço: R$10 para cada atividade. Haverá passaportes de R$ 25,00 para três brincadeiras e R$ 30,00 para quatro. Os ingressos podem ser adquiridos no evento.

Ilha Pirata no Shopping Tacaruna
A partir de 09/01 leve seus pequenos marinheiros para aproveitar a piscina de bolinhas da incrível Ilha Pirata no Tacaruna.


Frevinho no Taca
Não perca o Frevinho do Taca com shows de Bandalelê, Bloco Balança Rolhinha e concurso infantil de fantasias. Fique de olho nas datas: 13, 20 e 27/01 e 03/02. O evento é gratuito, às 16h, na Área Gourmet do Tacaruna.

Férias divertida é no Shopping Boa Vista 
O Shopping Boa Vista promove, nestas férias, um Piquenique no Parque para toda criançada. Um lindo parquinho foi montado na praça de eventos onde os pequenos vão poder brincar na piscina de bolas, no pula-pula e se divertir muito no trenzinho, que faz o percurso por toda a praça.     O Evento é uma parceria com a Happy Times e fica no shopping até o dia 28 de fevereiro. As entradas serão individuais no valor de R$ 18 por 15 minutos e R$ 1 a cada minuto adicional.
Outras opções de lazer são o Game Station e o Cinema Kinoplex, que recebe os maiores sucessos da telona para entreter a garotada. E para completar as férias o que não faltam são opções deliciosas nas nossas duas praças de alimentação.    O Shopping Boa Vista fica na Rua do Giriquiti, 48 - Boa Vista, Recife-PE.  Fone: 81 3423.5666. Funcionamento: Segunda a sábado das 9h às 21h. Domingo das 11h às 19h.  
 

Cine Infantil do Shopping Guararapes
O Shopping Guararapes tem uma novidade direto das telonas: Cine Infantil! De 12 a 14/01, você e o seu filho têm um encontro marcado com "O Meu Malvado Favorito 3", "Moana" e "Carros 3", além de brinquedos* e guloseimas para uma diversão diferente no fim de semana ao ar livre.
A entrada para o evento é gratuita e a programação acontece de 12 a 14/01 no piso G3 do Edf. Garagem do Guararapes. 
Confira a programação:
12/01 – Meu Malvado Favorito 3
13/01 – Moana –
Um Mar de Aventuras
14/01 – Carros 3
O início da exibição dos filmes será por volta das 18h, mas a entrada estará liberada a partir das 16h e a participação será sujeita a lotação. 
*Brinquedos com cobrança de bilheteria. Confira os valores:  – R$ 10,00, por 10 minutos, cada brinquedo.  Combo: comprando ingressos para os três brinquedos, R$ 25,00, por 30 minutos. 





Férias em Pernambuco 


Férias no Summerville Beach Resort
Unindo conforto, comodidade, atrativos para todas as idades e diversidade de serviços, além de infraestrutura que facilitam a estada em família, o Summerville Beach Resort é destino certo para uma temporada de férias em janeiro. Situado na paradisíaca praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas (PE), o resort oferece acomodações aconchegantes, espaços convenientes nas áreas comuns e vasta programação de lazer especialmente elaborada para a alta temporada. 
Ocupando uma área verde de cerca de 70 mil m², perfeitamente integrado à paisagem composta por coqueiros, mata atlântica, mangues, além de ficar à beira-mar e ter uma imensa piscina natural formada por arrecifes a sua frente, o Summerville Resort possui 202 unidades habitacionais entre apartamentos, suítes e bangalôs. Quadras de tênis e poliesportiva, campo de beach soccer e de vôlei de praia são algumas opções oferecidas na infraestrutura do resort para a prática de modalidades esportivas. Pista de cooper, fitness center, além de sauna seca e a vapor, são outras possibilidades disponibilizadas. Isso sem falar no spa, pub, bares, restaurantes e uma piscina de 2.300 m² de espelho d’água, com áreas para crianças e adultos. 
Serviço:
Férias de Janeiro no Summerville
Local: Summerville Beach Resort (PE-09, Acesso Muro Alto S/N – Praia de Muro Alto – Porto de Galinhas / PE)
Período: de 02 a 27 de janeiro de 2018
Preço: Diárias a partir de R$ 1.300 em apartamento duplo Standard*
Inclui: Hospedagem para casal e até duas (02) crianças de até 12 anos grátis, desde que acomodadas no mesmo apartamento dos pais; Meia pensão (café da manhã e jantar servidos nos restaurantes do resort incluso bebidas não-alcoólicas servidas durante as refeições); Atividades de esportes e lazer temáticas programadas para todas as idades. 
Central de Reservas: (81) 3302.4446 / (81) 98252.4446 ou reservas@ponteshoteis.com.br  
Férias no Hotel Highlander, em Gravatá
O Hotel Highlander, em Gravatá, no ponto mais alto da Serra das Russas, programou umas férias divertidas para a criançada, com fazendinha, música ao vivo, recreação, cineminha, horta e passeio a cavalo. Criança de até 10 anos, no quarto dos pais, não paga. O pacote família, para duas diárias, incluindo café da manhã, e toda a programação, fica R$ 4x 149,00. Natureza e clima de serra para todos!   Informações: 81 - 3424.3838 e 9.9972.0401


Passeio nas Férias em Recife 
Uma dica bacana para fazer nas férias é conferir os equipamentos culturais que estão disponíveis em Recife e na Região Metropolitana. Outra sugestão interessante é aproveitar os parques, praias e os espaços urbanos da cidade. 

Ciclofaixas
A Ciclofaixa de Turismo e Lazer funcionará aos domingo das 7h às 16h.


Casinha da Cys
Lazer na Rua no Segundo Jardim de Boa Viagem - Domingo 
Dica boa para toda família aproveitar o domingo é espaço destinado para diversão na Avenida Boa Viagem. Uma parte via que fica em frente ao Segundo Jardim do bairro de Boa Viagem contempla o projeto Lazer na Rua para ser usado pela população como área de lazer para atividades como patins, skate e bicicletas para crianças.  O trecho em frente ao Segundo Jardim na Praia de Boa Viagem fica interditado para os carros, o local será destinado ao lazer da população nos domingos e feriados.  
Casinha da Cys

Bike PE 
As novas ‘laranjinhas’ já chegaram no Recife. A capital pernambucana foi a primeira cidade do Brasil a receber os novos modelos de bicicletas compartilhadas mais robustos e com tecnologia inovadora.  Para se cadastrar no novo Bike PE será necessário realizar a inscrição no site www.bikeitau.com.br. Os cadastrados pelo site receberão um cartão de usuário em casa. Apenas passes mensais e anuais dão direito ao cartão do usuário. 
 Foto: Luiz Fabiano/seturel-pe.

Casinha da Cys
Parque Dona Lindu 
Uma boa sugestão para o fim de semana é levar a garotada para brincar no Parque Dona Lindu. Lá tem espaço para andar de patins, skate, bicicleta e vários brinquedos para a garotada curtir. 
Casinha da Cys
Passeio no Parque da Lagoa na Reserva do Paiva
O Parque da Lagoa conta com 4,6 hectares, espelho d´água de 24 mil metros quadrados de sua lagoa, estrutura de lazer, como boardwalking e pista de cooper de 1km, e ciclovia. O equipamento inclui ainda parques infantis com brinquedos, espaço exclusivo para cachorros e áreas de contemplação com bancos. Lembrando que não é permitida a prática de esportes aquáticos devido à existência de peixes na lagoa.
Casinha da Cys
Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)
Além disso, o MEPE inaugurou recentemente o Palacete Estácio Coimbra, espaço que irá retratar como era um casario pernambucano durante o século XIX. Por meio de textos, fotografias e mobiliário de época, os visitantes poderão entender a história do casarão. Ao todo, sete núcleos conceituais em 12 ambientes compõem o palacete, que foi remodelado com o intuito de mostrar como funcionava uma residência urbana da aristocrática há duzentos séculos.
Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)
Av. Rui Barbosa, 960, Graças, Recife – PE
Visitação: Terça a sexta | 9h às 17h; Sábado e domingo | 14h às 17h
Informações:  (81) 3184 3170

Museu do Trem - Estação Central Capiba
Museu do Trem em RecifeCom uma média de visitação de 800 pessoas por dia, a Estação Central Capiba, no Bairro de São José, tornou-se o novo xodó dos recifenses. O mais novo equipamento cultural do Governo do Estado abriga o requalificado Museu do Trem, que é considerado o primeiro do Brasil e o segundo do gênero da América Latina. Tendo Gilberto Freyre como patrono, o Museu do Trem foi inaugurado em 25 de outubro 1972 e desativado em outubro de 1983.
O espaço conta com a exposição Chegada e Partida – A Memória do Trem em Pernambuco, com curadoria do museólogo Aluízio Câmara. A exposição conta com  mais de 500 peças sobre a história ferroviária de Pernambuco, através de documentos e antigos objetos, como bilheterias e relógios a locomotivas a vapor e até um vagão.
Estação Central Capiba/ Museu do Trem
Rua Floriano Peixoto, s/n, São José (Centro do Recife)
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados e domingos, das 10h às 17h
Entrada: Gratuito
Telefone para agendamento: (81) 3184 3097


Museu Cais do Sertão
Museu em Recife Um dos equipamentos culturais da cidade mais interessantes para ser visitado com espaço interativo e multicolorido que faz uma bela homenagem a um dos mais conhecidos pernambucanos: Luiz Gonzaga. No local o visitante tem,  através dos recursos tecnológicos multimídia,  uma ideia de como é o Sertão pernambucano.  Na sala de música é possível, com ajuda dos instrutores que estão no local, tocar um dos instrumentos típicos da Região Nordestina. O passeio é uma imersão na cultura pernambucana com os acessórios disponíveis no lugar como totens de áudio, telas touchscreen  e salas de vídeo.
Museu Cais do Sertão
Endereço: Av. Alfredo Lisboa, s/n. Bairro do Recife.Informações:  (81) 3089-2974.

 

Sinagoga Kahal Zur Israel
A Sinagoga foi a primeira construída no continente Americano, no século XVII, que hoje abriga o Museu Judaico de Pernambuco.
A ocupação holandesa no Recife trouxe grande número de judeus portugueses de Amsterdã. Com eles, inúmeros cristãos-novos e descendentes que já viviam no Recife retornaram ao judaísmo, formando algumas congregações.
Em dezembro de 2001, o prédio original reconstituído foi aberto ao público, sendo hoje um dos mais importantes sítios turísticos da região. A edificação é a parte visível do que foi uma comunidade que atingiu 50% do total de habitantes de origem europeia da época, deixando marcos da sua presença em muitos lugares.
Sinagoga Kahal Zur Israel
Endereço: Rua do Bom Jesus, 197/203. Recife Antigo.
Informações:  (81) 3224.2128

 
 Paço do Frevo
Um espaço dedicado ao Frevo para contar sua trajetória as futuras gerações e promover  à difusão, ser um local de pesquisa, entretenimento e proporcionar formação nas áreas da dança e música do frevo. É  um ótimo local para um passeio em família e com amigos para conhecer um pouco mais sobre toda história do Frevo. 
Paço do Frevo
Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, S/N. Bairro do Recife.
Informações:   (81) 3355-9527




Torre Malakoff
Foi construído no século XIX (com materiais provenientes da demolição do Forte do Bom Jesus) para servir como observatório astronômico e portão monumental do Arsenal da Marinha, o equipamento cultural mais antigo do Bairro do Recife.
Torre Malakoff
Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife – Recife – PE
Gratuito
Informações:  (81) 3184 3185






Museu da Cidade do Recife
Um passeio interessante para se fazer em Recife é conhecer o Forte das Cinco Pontas, localizado no bairro de São José. O Forte foi construído pelos holandeses em 1630, considerado um dos símbolo da resistência holandesa em Pernambuco, erguido  em um ponto estratégico perto de engenhos que abrigavam mananciais de água potável e próximo ao encontro do Rio Capibaribe com o mar. Era de grande relevância para a cidade para o abastecimento de água e na defesa da região por sua localização. 
Museu da Cidade do Recife 
Endereço: Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José - Recife
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado das 9h às 17h.
Entrada gratuita  
Informações: (81) 3355-3106. 

 

Casa da Cultura
Artesanato em Recife
Localizada às margens do Rio Capibaribe, a Casa da Cultura é um dos maiores polos de comercialização de artesanato do Recife e um dos cartões postais do estado. O imponente prédio onde está instalada foi construído para abrigar a antiga Casa de Detenção do Recife, que permaneceu por mais de um século como a mais importante penitenciária de Pernambuco. Hoje, as antigas celas são ocupadas por lojas, associações culturais e lanchonetes. A Casa conta ainda com teatro e anfiteatro que acolhem ações formativas e espetáculos de dança,  música e teatro promovidos ou apoiados pelo Governo do Estado através da Fundarpe.
Casa da Cultura
Rua Floriano Peixoto, s/n, Santo Antônio, Recife. 
Entrada: Gratuito
Informações:  (81) 3184 3151 / 
3224-0557.



Instituto Ricardo Brennand

O espaço cultural é um local belíssimo e um passeio que toda família vai gostar. Fica localizado a 14 quilômetros do centro da cidade do Recife. O  Instituto Ricardo Brennand é considerado um dos mais importantes centros culturais brasileiros. É um local que tem como missão promover  a cultura através da história, da arte e da educação (arte-educação).
Instituto Ricardo Brennand
Endereço: Alameda Antônio Brennand, S/N - Várzea 
Fone: (81) 2121-0352 / 2121-0365



Museu Militar do Forte do Brum 
O Forte foi transformado em Museu Militar a partir de 1987 e conta com um importante acervo, além de ser um lugar muito bonito. É um local que deve ser visitado tanto por turistas, como também pelos moradores da cidade. É um ótimo passeio para toda família aproveitar e ter acesso à história do Brasil.
Confira nossa postagem sobre o Forte do Brum acessando AQUI.
Forte do Brum
Endereço: Praça Comunidade Luso-Brasileira s/n.
Cais do Apolo  –  Recife-PE.
Contato: (81) 3224-4620 e 3224-7559.





CAIXA  Cultural Recife 
A CAIXA Cultural Recife é um lugar super bacana para um passeio com toda família. O lugar é muito bonito e ainda tem sempre alguma programação especial para quem visita o local.  A visitação é gratuita. 
CAIXA Cultural Recife
Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Praça do Marco Zero – Bairro do Recife Antigo.
Informações: (81) 3425-1908.




Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam)
MamamO MAMAM foi, da sua criação até junho de 2001 tem o objetivo de se tornar um centro de referência da produção moderna e contemporânea das artes visuais, o MAMAM, por meio da divulgação, registro e reflexão sobre a arte do presente e suas referências históricas, tem contribuído para a formação cultural do público e para o adensamento do meio institucional e artístico do Recife.
Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (MAMAM)
Ingresso: Não paga para entrar.
Endereço: Rua da Aurora, 265, Boa Vista, Recife.
Telefone: (81) 3355-6870/3355-6871/3355-6872.





Museu Murillo La Greca


Endereço: Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366 - Parnamirim.
Entrada Franca
Telefone: (81) 3355-3126 | (81) 3355-3127 





Espaço Ciência 
O Espaço Ciência, o maior museu a céu aberto do Brasil, localizado entre os municípios de Recife e Olinda, programou atividades para as férias escolares. No mês de janeiro, toda a área verde de 120 mil m² estará disponível com atividades gratuitas para o público visitante. Além das áreas do Parque (Trilha Ecológica e Trilha da Descoberta) a programação ainda conta com exposições, oficinas e passeio no barco solar.
Endereço: Complexo de Salgadinho - Parque 2 s/n - Olinda
Ingresso: Gratuito 
Informações: (81) 3241-3226 / (81) 3183-5531.



                                                        
Parque Dois Irmãos
Nossa sugestão para aproveitar um passeio super bacana em Recife é vistar o Parque Estadual Dois Irmãos. A garotada vai gostar muito de passear pelo Parque e poder conferir o Zoológico. É um ótimo passeio em família.                          
Parque Dois Irmãos
Endereço:  Praça Farias Neves, s/n, Dois Irmãos, Recife - PE.
Informações:  (81) 3184.7750 / 3184.7754







Jardim Botânico do Recife
Recife conta com um Jardim Botânico repaginado e com novos atrativos. O local possui um espaço ambiental que agrega lazer, ciência e educação, totalmente estruturado para receber turistas e moradores. 
Jardim Botânico do Recife
Endereço: BR-232, Km 7,5 – Curado, Recife – PE
Telefones: 3355.0002 / 3355.0003



 Casinha da Cys
Centro de Artesanato de Pernambuco

Quem visita ou mora Recife não pode deixar de conferir, no Marco Zero, O Centro de Artesanato que funciona normalmente das 8h às 18h. O Centro conta mais de 300 peças como produtos em cerâmica, couro, madeira e outros tipos de artigos artesanais.




Oficina de Cerâmica Brennand
Ingresso: R$ 10, com direito a meia-entrada.
Endereço: Propriedade Santo Cosme e Damião, s/n, Várzea, Recife. 
Telefone: (81) 3271-2466.

Centro de Artesanato
Ingresso: Gratuito.
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife, Recife. 
Telefone: (81) 3181-3451.

Casa do Carnaval
Ingresso: Gratuito.
Endereço: Pátio de São Pedro, 52, São José, Recife.
Telefone: (81) 3355-4311.
  
Fundação Gilberto Freyre
Endereço: Rua Dois Irmãos, 320, Apipucos, Recife. 
Telefones: (81) 3441-1733/2883.

Museu do Estado de Pernambuco
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 960, Graças, Recife. 
Telefone: (81) 3184-3174.

Centro Cultural Benfica
Sede do Teatro Joaquim Cardozo, do Instituto de Arte Contemporânea.
Funcionamento:   8h às 12h e 14h às 17h.
Ingresso:  Gratuito.
Endereço: Rua Benfica, 157, Madalena, Recife. 
Telefone: (81) 3227-0657.

Museu do Homem do Nordeste
Endereço: Avenida 17 de agosto, 2187, Casa Forte, Recife. 
Telefone: (81) 3073-6340/3073–6332.

Galeria Janete Costa
Ingresso: Gratuito.
Endereço: Avenida Boa Viagem, s/n, Boa Viagem, Recife. 
Telefone: (81) 3355-9832.




Informação importante: 
Não nos responsabilizamos por mudanças de horários e valores cobrados. As informações postadas aqui foram divulgadas pelos organizadores dos eventos e através da mídia.  

Crédito das Imagens da nossa postagem: Divulgação dos eventos e  fotos do Arquivo pessoal Casinha da Cys.
#Recife #Pernambuco #euamorecife  #eucurtorecife  #crianças  #diversãoparacriançaRecife  #programaçãoparacriançaemrecife #dicasparacriançarecife #CasinhadaCys #ProgramacaoparacriancaRecife #feriasemrecife #ferias #férias2018 




0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA