Alimentação das crianças na escola

23 agosto 2017 | Postado por casinhadacys

lanche para criança
A alimentação exerce um papel decisivo na idade escolar.  É o período em que a garotada apresenta um metabolismo muito mais intenso e uma alimentação inadequada traz consequências como a diminuição da capacidade de raciocínio e memorização, deficiência no crescimento e desenvolvimento, alterações de humor e desnutrição ou obesidade. Nesse contexto, a escola torna-se um espaço ideal para ações na formação de hábitos alimentares saudáveis.  

alimentação saudável para criança

O lanche escolar saudável é uma grande dificuldade na alimentação infantil. Para facilitar esse trabalho, os pais podem ser convidados para uma conversa e, assim, traçar o perfil alimentar de cada criança, suas restrições e alergias. É importante recomendar às crianças uma porção de vitaminas e minerais que podem ser encontrada nas frutas, verduras e legumes, uma porção de carboidratos, de preferência complexos encontrada, por exemplo, nas raízes e cereais integrais matinais e outra porção de proteína que estão nos queijos, leite, iogurtes e carnes, por exemplo. 
No cardápio das cantina ou lanchonete da escola, a inclusão de alimentos naturais em detrimento do consumo dos alimentos industrializados deve ser incentivado pelos pais e coordenação da escola. Um bom exemplo disto é a redução da oferta de refrigerantes a 30% em relação aos sucos naturais. Outra dica legal no menu do lanche coletivo e na cantina é não ter frituras, gordura trans e guloseimas ofertadas para os pequenos. 
Aluns exemplos que podem ser fornecidos ou vendidos na escola e que tem valor nutritivo para ajudar a garotada a ter uma refeição saborosa e saudável podemos elencar dentre os produtos: pipoca (feita em pipoqueira), salgados fornados e integrais, tapiocas, coxão de macaxeira com frango feito no forno, coxão de batata doce recheado com peito de peru e ricota de forno, bombom de cacau, brigadeiro de macaxeira, bolos caseiros (cacau, laranja,  banana), açaí, barrinha de cereais, cuscuz com ovos, kit maromba (batata doce com frango), sanduíches, sucos naturais, chás, iogurtes, coalhadas,  entre outros. .  
lanche para criança na escola
A interação da família, escola e cantina promove a participação ativa na orientação de hábitos alimentares saudáveis às crianças. A opção da merenda escolar ou uma cantina com comidas mais adequadas deve ser tomada em conjunto, sempre com o foco na saúde infantil.



Fonte: Texto adaptado do original de  Ivany Vilarim 
Imagens: Reprodução internet.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA