Fim de semana com atrações diversas nos Museus do Recife

16 maio 2016 | Postado por Casinha da Cys

Fim de semana com atrações diversas nos Museus do Recife
Para quem procura uma atividade diferente para o final de semana, uma boa pedida é conferir a programação que vários museus do Recife estão disponibilizando para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Desta sexta (20) até domingo (22) é possível conferir exposições, contação de histórias, oficinas e até picnic em cinco equipamentos culturais da Prefeitura do Recife: Museu da Cidade do Recife / Forte das Cinco Pontas, Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam, Museu Murillo La Greca, Memorial Luiz Gonzaga e Paço do Frevo. A Semana Nacional dos Museus, como é chamada, chega à sua 14ª edição e acontece em todo o Brasil. Confira abaixo a programação por equipamento.

Memorial Luiz Gonzaga 
No memorial o visitante pode conferir até esta sexta (20), um interessante acervo sobre o Rei do Baião com fotos, discos, músicas, vídeos, cronologia, instrumentos musicais e objetos da cultura sertaneja. O Memorial oferece ainda exibição de filmes e documentários sobre o artista, com sessões das 10h30 às 12h. O Memorial Luiz Gonzaga fica no Pátio de São Pedro, casa 35, bairro de São José, e funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.




Museu Mirillo La Greca 
Nesta sexta-feira (20), no horário das 20h às 22h, o museu inaugura um novo projeto: Cinema no Jardim – edição Discussões Urbanas. O evento será gratuito e traz a exibição de curtas-metragens, música com DJ no intervalo entre os blocos de exibição e barraquinha com bebidas e comidas. No sábado (21) é dia de início de mais dois projetos. O primeiro, intitulado o Atelier Coletivo - edição serigrafia, acontece das 13h às 17h, onde artistas convidados vão montar seu ateliê no jardim do museu. Como o tema dessa edição é a serigrafia, serão disponibilizadas tintas e mesas para trabalho, além de varal para secagem das obras e exposição durante a tarde. O segundo projeto é o Roda de Fogueira: O resgate da conexão com o feminino e a mulher selvagem. Ele começa às 17h e vai trazer duas expositoras, a Kátia Brandão e a Júlia Santos, que irão tratar do tema circundado em diversas perspectivas, de forma dinâmica, em uma roda de conversas, construindo-se então um debate que estará aberto à participação de todos. O que é o sagrado feminino, o arquétipo da mulher selvagem, e a abordagem desse sagrado ligado à arte são alguns dos focos do encontro. 
E para o domingo (22), o Murillo La Greca oferece uma programação infantil que vai das 10h às 17h. Nesse dia haverá uma visitação às duas exposições em cartaz no museu com mediação especial para as crianças na parte da manhã. Das 12h às 13h, o Museu faz uma pausa das visitações e disponibiliza o seu jardim para um picnic, onde além de frutas e águas disponibilizadas no local, o público pode levar sua própria comida. O momento de lazer e alimentação terá ainda o som dos Djs da casa.  Ainda neste dia, das 13h às 17h, além do público espontâneo, o espaço vai receber os visitantes do Circuito 1, do Circuito de Museus 2016. O circuito é realizado pelo OBSERVAMUS - Observatório de Museus e Patrimônio Cultural (PPGA - UFPE) em co-realização com o Fórum de Museus de Pernambuco e vai contar com uma visitação mediada a vários equipamentos, com transporte gratuito saindo dos shoppings Tacaruna e Rio Mar. 
As inscrições são feitas pelo e-mail: circuitodemuseusrecife2016@gmail.com.
Informações: 2121.0354. 



Museu da Cidade do Recife  
O público poderá visitar até o domingo (22) a Exposição Doc(e) Recife, que retrata o desenvolvimento da cidade a partir da cultura e produção do açúcar com visita guiada. Na sexta (20), a oficina Doce que Te Quero Doce pretende contar a trajetória do açúcar nos alimentos. Ela acontece das 14h às 17h. O Museu da Cidade do Recife funciona no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, no horário das 9h às 17h.


Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM
Quem for ao Mamam vai poder conferir uma exposição que homenageia os cinquenta anos de nascimento de Chico Science. A 5ª edição da Mostra Pôster Arte Design integra a programação do Abril Pro Rock e está em cartaz no museu até o dia 22 de maio, no horário das 12h às 18h. Na sexta (20), o projeto Sexta da Pesada traz o tema da Semana de Museus, “Paisagens Culturais”, numa atividade que reúne música e gastronomia num mesmo lugar, das 16h às 22h. 
No dia 21 (sábado), o espaço é da Antena Paraurora: edição Paisagens Culturais. Projeto realizado pelo setor do Educativo Mamam e que une lazer, ações artísticas, performances, gastronomia, bazar, música e etc., no horário das 14h às 20h. E no domingo (22),  oficina Rolêzinho Fotográfico vai levar os participantes para a captação de imagens pelas ruas do Recife, finalizando com um lambe-lambe. Podem participar pessoas de todas as idades. As atividades do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM são gratuitas. O museu fica na Rua da Aurora, 265, na Boa Vista, e funciona das 12h às 18h. Informações: 3355.6870.


Paço do Frevo 
Na sexta (20) tem apresentação musical no espaço do Evoé Frevo Café, no térreo do Paço, dentro do projeto Hora do Frevo, das 12h às 13h. No sábado (21), quem não é tímido e gosta de arriscar uma cantoria ou a declamação de uma poesia, ou ainda trazer alguma história interessante sobre o frevo, a dica é chegar mais cedo ao Paço, a partir das 14h, para curtir o Sarau – Falando para o Mundo, na Praça do Frevo (3º andar). A partir das 16h, tem mais atrações no projeto Sábado no Paço, com apresentação cultural de artistas e agremiações também na Praça do Frevo. Ainda nesse dia está disponível para o recifense e turistas o Roteiro Olha! Recife, programa de sensibilização turística e cultural da Secretaria de Turismo do Recife, em parceria com o Paço do Frevo. As inscrições para os roteiros são feitas pelo site:  www.olharecife.com.br. O Paço do Frevo está localizado na Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife, e funciona das 9h às 17h. Informações: 3355.9500/9527.

Semana Nacional dos Museus 
Atividade promovia pelo Instituto Brasileiro dos Museus - IBRAM, em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio. Este ano, está na 14ª Edição e acontece de 16 a 22 de maio, com a participação de 1.236 museus de todo o país, oferecendo ao público 3.700 atividades especiais, dentre visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais. 



Imagens: Fotos: Andréa Rêgo Barros.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA