CBV promove ação de inventivo à leitura em parceria com projeto Geladeira Cultural

15 abril 2016 | Postado por casinhadacys

A partir do tema anual “Saúde de Corpo e Alma. A mudança começa em mim”, o Colégio Boa Viagem (CBV) vai realizar, no Dia Nacional da Literatura Infantil, comemorado na próxima segunda-feira (18), a ação “Compartilhando Histórias”.  Em parceria com o projeto Geladeira Cultural, idealizado por Sérgio Santos, o CBV vai promover cultura e informação através da troca de experiências e doação de livros. A iniciativa acontecerá em três etapas.
Na primeira etapa, os alunos do CBV e da Escola Municipal Karla Patrícia, ambos em Boa Viagem, participarão de uma grande mobilização, no próximo sábado (16), compartilhando histórias e grafitando duas geladeiras, com a orientação de Sérgio Santos e do grafiteiro Adielson Farias, para transformá-las em bibliotecas itinerantes. Os dois refrigeradores serão preparados para acomodar centenas de livros que estão sendo doados pelos próprios alunos do CBV. A intervenção acontece das 9h às 11h, no pátio da instituição. 
A segunda etapa acontece na segunda (18) e terça-feira (19), das 6h às 18h30, quando as geladeiras grafitadas pelos estudantes ficarão posicionadas em paradas de ônibus do bairro de Boa Viagem, onde qualquer pessoa poderá doar ou retirar um livro gratuitamente. Na segunda, as geladeiras estarão nas paradas localizadas nas ruas Av. Domingos Ferreira (em frente ao Carrefour) e Av. Conselheiro Aguiar (Pracinha de Boa Viagem).
Já na terça, estarão nos pontos da Av. Domingos Ferreira, nº 2.422 (em frente ao Banco Bradesco) e Av. Conselheiro Aguiar na esquina com a Rua Ernesto de Paula Santos (em frente ao Empresarial). Após a disposição dos refrigeradores nos pontos de ônibus, eles serão colocados nas instituições de ensino e se tornarão bibliotecas itinerantes, compartilhar novas ideias, histórias e aprendizado. 
Segundo Sérgio Santos, idealizador da Geladeira Cultural, a parceria com o CBV é uma ótima oportunidade para expandir a ajuda para outras pessoas. "Estou muito contente em levar o projeto, no Dia Nacional da Literatura Infantil, a um público tão grande e diversificado. Acredito muito que o acesso ao livro possa mudar a realidade e a histórias de crianças, adolescentes e adultos", afirma. 
De acordo com o diretor pedagógico do CBV, José Ricardo Diniz, o projeto Geladeira Cultural foi escolhido pela instituição por reforçar a ideia de que a leitura deve ser acessível e estar disponível para todos. “Trouxemos a iniciativa para dentro da escola, pois acreditamos que os livros não devem ficar restritos a ambientes fechados. Uma geladeira velha que é reutilizada e se transforma em uma biblioteca itinerante é um importante símbolo da importância de se ter os livros à disposição da população. Além de contribuir para um maior letramento e melhor linguagem dos leitores, nosso objetivo é também reforçar o ideal da cooperação, incentivando a troca de livros e de conhecimento entre as pessoas”, completa.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA