Para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil veja dicas de livros que fazem sucesso com a criançada

15 abril 2016 | Postado por casinhadacys

 Para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil veja dicas de livros que fazem sucesso com a criançada
É através da leitura que se adquire mais cultura, se consegue escrever e falar melhor, ampliar o desempenho escolar e no trabalho, além de fazer verdadeiras viagens através das histórias. No dia 18 de abril, se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, uma ótima desculpa para estimular o hábito da leitura nas crianças. 
Especialistas sugerem que se misture leitura com brincadeira durante a época da alfabetização. Além disso, é preciso ficar atento aos cuidados com os olhos. Depois do famoso teste do olhinho, bebês precisam passar por uma consulta oftalmológica completa a cada seis meses nos dois primeiros anos de vida. Após esse período, pelo menos uma vez por ano, mesmo que não tenham queixas, sinais ou sintomas de problemas. É assim que se descobrem os erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) – que torna necessário o uso dos óculos – além de outras patologias que podem vir isoladas ou associadas a estes erros.
A oftalmologista Simone Travassos, do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), afirma que além da reclamação da própria criança quanto à baixa visual ou diferença de visão entre um olho e outro, existem outros sinais, até mesmo na frase pré-escolar. “Fechar um dos olhos para ver, coçá-los, piscar em excesso, lacrimejamento, fotofobia ou vermelhidão. Em patologias mais severas, até mesmo "tremor" nos olhos (nistagmo), reflexo escuro ou esbranquiçado ao invés do reflexo vermelho, córneas com diferença de tamanho entre um olho e outro, alteração no tamanho do globo ocular, posição de cabeça (torcicolo), estrabismo (desvio ocular) e alterações palpebrais”, relaciona. 
A visita ao médico, portanto, é indispensável antes mesmo que os sintomas apareçam. Afinal, sabe-se, atualmente, que 90% do desenvolvimento visual se dá nos primeiros 2 anos de vida. Os 10% restantes, até os 7. Ou seja, no momento de a criança “conhecer as letras”, o processo já está praticamente concluído. “O atraso pode até resultar em uma ambliopia, que é a baixa visual de um olho anatomicamente normal e que, se não tratada precocemente, poderá tornar-se irreversível”, explica Dra. Simone. Além disso, é bom lembrar que a alimentação deve ser saudável e balanceada, rica em vitaminas, principalmente alimentos que contenham vitamina A. 
Tomados todos os cuidados, veja cinco dicas de livros infantis que fazem sucesso entre a criançada: 
Onde Vivem os Monstros – Maurice Sendak 
O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato 

O Menino Maluquinho – Ziraldo

Bisa Bia, Bisa Bel – Ana Maria Machado 




Fonte: Texto de Maiara Melo
Imagens: Reprodução/Internet. 
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA