Casa da Cultura comemora 40 anos

12 abril 2016 | Postado por Casinha da Cys


A Casa da Cultura Luiz Gonzaga, maior polo de comercialização do artesanato pernambucano, completa 40 anos de atividades na quinta-feira, 14 de abri. A celebração, que vai marcar o momento histórico, contará com uma benção do Frei Rinaldo, corte de bolo e um show gratuito do Quinteto Violado.
 
Localizada às margens do Rio Capibaribe, a Casa da Cultura é um dos mais emblemáticos cartões postais da capital pernambucana. Em 14 de abril de 1976, a antiga Casa de Detenção ganhou todas as cores e a diversidade da nossa cultura.
40 anos da Casa Cultura
Quando: quinta-feira (14), a partir 16h
Onde: Cais da Detenção, s/n, Santo Antônio – Recife
Acesso gratuito
Programação
16h – Benção com Frei Rinaldo e participação do Quinteto Violado
17h – Corte do Bolo
17h30 – Show do Quinteto Violado.


História da Casa da Cultura de Pernambuco
Inaugurada no dia 25 de abril de 1855, a antiga Casa de Detenção do Recife é uma das maiores edificações do século XIX, localizada próximo a duas expressivas obras desse século: a Estação Ferroviária do Recife e a Ponte 6 de Março (mais conhecida como a Ponte Velha). O projeto original é de autoria do engenheiro e urbanista José Mamede Alves Ferreira, responsável por outras obras importantes na cidade, como o Hospital Pedro II e o Ginásio Pernambucano. A construção de Mamede segue o modelo “panopticon”, obedecendo aos padrões tradicionais de segurança das penitenciárias da época.
Após funcionar 118 anos como presídio, em 1973, o então governador Eraldo Gueiros Leite determinou o fechamento da Casa de Detenção do Recife. No mesmo ano, um plano de restauração do edifício foi elaborado e a partir de 14 de abril de 1976 o prédio se tornou a Casa da Cultura de Pernambuco. Essa mudança de penitenciária para centro cultural havia sido idealizada e planejada cerca de dez anos antes, pelo artista plástico Francisco Brennand, na época em que era o chefe da Casa Civil do Governo do Estado. Convidados por Brennand, a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi e o arquiteto Jorge Martins Júnior foram os responsáveis pela elaboração do projeto de renovação e adequação do edifício.
A Casa da Cultura abriga dois painéis do pintor pernambucano Cícero Dias, que representam a Revoluções Pernambucanas de 1817 e 1824. Além do Teatro Clênio Wanderley, do Palco Nelson Ferreira e mais de 95 lojas de arte e artesanato, a Casa é endereço da sede de movimentos e associações culturais de Pernambuco.

Fonte: cultura.pe.gov.br
Imagens: Arquivo pessoal Casinha da Cys.


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA