Ciclo natalino traz cultura popular para Avenida Rio Branco

14 dezembro 2015 | Postado por Casinha da Cys

Nos próximos dias 18, 19 e 20 de dezembro, a Avenida Rio Branco, no bairro do Recife se transformará em um grande “terreiro” recreativo a céu aberto, para receber as tradicionais brincadeiras de natal. Bandas, pastoris, mamulengos, cirandas e cavalos marinhos tomarão conta dos 240 metros da avenida, já decorada para o período de festas, em uma grande celebração da cultura popular que ganha espaço nos festejos de natal. A programação faz parte do calendário do Ciclo Natalino 2015, promovido pela Prefeitura do Recife, através das Secretarias de Cultura, Turismo e Lazer e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. 
Dando início aos três dias de festa e brincadeiras no clima da magia do natal, na sexta-feira (18) o público que comparecer à Avenida Rio Branco poderá conferir as apresentações dos tradicionais pastoris. A noite começa às 18h com um cortejo em que desfilarão onze grupos. Logo após, às 19h tem a Ciranda Mimosa convidando o público a entrar no ritmo pulsante desta tradicional dança pernambucana. O Cavalo Marinho Boi Matuto (um dos homenageados deste ano), vem para a avenida logo em seguida trazendo todo o legado cultural deixado pelo Mestre Salustiano, representado pela sua família. Encerrando a primeira noite de festa na Avenida Rio Branco, A Banda Sinfônica do Recife se apresenta às 20h, com o Concerto Natalino. 
No sábado (19), as atrações começam às 17h, com a Banda da Base Aérea do Recife, abrindo a festa com o Concerto de Natal. Em seguida, se apresenta o Mamulengo do Mestre Zé Bel. A festa segue até às 21h30 com apresentações de pastoris, reisados, cavalos marinhos e do Balé Deveras. O último dia, no domingo (20), também tem início às 17h, com o Coral do Conservatório Pernambucano de Música e mais apresentações culturais com várias brincadeiras de natal. Toda a programação dos três dias é inteiramente grátis e pode ser conferida no site da Prefeitura do Recife. Para conferir a programação completa acesse AQUI.  
HOMENAGEM 
Este ano os homenageados do Ciclo Natalino são: o Boi Matuto da família Salustiano, do Mestre Salu, patriarca que se estivesse vivo estaria completando 70 anos, a maioria deles dedicados à cultura popular pernambucana; e o Mestre Cirandeiro João da Guabiraba, natural de Aliança, interior do Estado, que em 1972 fundou a Ciranda Mimosa, e desde então, dedica-se às funções de músico e compositor do ritmo pernambucano. 
Brincadeiras de Natal na Avenida Rio Branco
Quando: de 18 a 20 de dezembro
Horário: sexta (18) às 18h, sábado (19) e domingo (20) às 17h
Entrada: Franca.



Crédito da imagem: Ciranda do Mestre João da Guabiraba - Daniel Tavares / Divulgação.


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA