Importância do trabalho em grupo na escola

14 novembro 2015 | Postado por casinhadacys



Recentemente minha filha de dez anos participou de uma atividade na escola que estuda, a proposta foi fazer um trabalho em grupo para desenvolver uma empresa de brigadeiros abordando o empreendedorismo. Foi uma experiência que refletiu não só na vida da minha pequena, como também da nossa família. Fui pesquisar sobre a importância de se desenvolver trabalhos em equipes na escola e o que poderemos trazer para nossa vida como aprendizado depois de passar por um experimento como esse tanto para crianças e, possivelmente, para os pais também. Faz parte da rotina nas empresas os projetos que envolvem uma equipe para se chegar a um objetivo comum, por isso é necessário a união de pessoas, mesmo tendo propostas e pontos contrários, para se obter o sucesso na elaboração e execução de um projeto no local de trabalho, mas sempre em coletivos que valorizem a autonomia e a cooperação. 

Encontrei alguns textos que abordam o tema e que vale a pena conferir.   
Na família e na vida profissional e social, é preciso saber se expressar, consultar, questionar, fazer planos, tomar decisões, estabelecer compromissos e partilhar tarefas. Essas ações, envolvendo aspectos práticos, éticos e estéticos, podem ser relativamente simples, como é o caso de escolher o que preparar para uma refeição ou um trajeto. Outras vezes, são complexas, como estabelecer prioridades num orçamento e atribuir responsabilidades na realização de um projeto. Na escola, atividades em grupo qualificariam para desafios como esses, tão necessários na vida social. Mas isso frequentemente esbarra em obstáculos. 
É claro que nem tudo deve ser feito de forma coletiva, pois são igualmente essenciais a exposição do professor e tarefas individuais de crianças e jovens, mas é preciso compor esses momentos articulando com coerência as ações pessoais e coletivas. Essa construção conceitual e afetiva depende do trabalho em grupo, em que se desenvolvem afinidade e confiança, identificam-se potencialidades e aprende-se com os demais. Com a diversificação do planejamento, são contempladas as diferentes necessidades e propensões dos alunos.
As boas escolas desenvolvem práticas apropriadas a cada faixa etária. Isso porque é bem diferente desenvolver conteúdos de instrução em atividades cooperativas se for uma classe de alfabetização com professora única ou se for uma sala de adolescentes com vários professores de disciplinas. Mas a prática faz sentido desde a Educação Infantil até a pós-graduação.
 

O trabalho em grupo
O que é um trabalho em grupo para você? Se a resposta for "trabalho em grupo é a melhor maneira de alguém trabalhar por você" ou "um jeito terrível de você ter de trabalhar por 10" é hora de rever o seu conceito.  O trabalho em grupo é uma oportunidade de construir coletivamente o conhecimento.
Não é de hoje que os educadores valorizam o trabalho em grupo como estratégia importante para o aprendizado. Os estudos sobre desenvolvimento intelectual do psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky, no início do século XX, atribuíram um papel preponderante às relações interpessoais no processo de aquisição do conhecimento.  
Ao longo do século passado, pensadores como Piaget, Vygotsky e Paulo Freire
mostraram que a aprendizagem depende de uma ação de mão dupla. E essa interação não se resolve pela mera passividade. Daí a importância do trabalho em grupo.
Trabalhando em equipe, o estudante exercita uma série de habilidades. Ao mesmo tempo em que estuda o conteúdo das disciplinas, ele aprende a escolher, a avaliar e a decidir.
Se a prática é aplicada nos anos iniciais da escola, as crianças aprendem a trabalhar coletivamente e a escutar seus pares desde cedo. Assim, desenvolvem sua autonomia.
O trabalho individual é apropriado quando a atividade serve para avaliar o grau de aprendizagem do aluno ou se o professor quer que o aluno faça uma atividade direcionada ao seu grau de aprendizagem específico, já que nesse caso o estudante pode consultar apenas seu próprio repertório. O trabalho em grupo, por sua vez, é mais adequado quando a temática é abrangente, o que exige divisão de tarefas e problematização dos estudantes. 
Quais as vantagens do trabalho em grupo e a que elementos os pais e os próprios estudantes devem prestar atenção para esse tipo de tarefa seja produtiva.
- Reunir pessoas diferentes;
- Dividir e planejar tarefas;
- Ouvir a opinião dos outros;
- Respeitar e ser tolerante;
- Dar espaço para todos;
- Refletir;
- Lidar com os problemas  (e resolvê-los);
- Treinar para a vida adulta e para a vida em sociedade;
- Aumentar à autocrítica. 

Ao trabalhar em grupo é preciso expor  ideias e ouvir a opinião dos outros, sem se exaltar. Outra importante lição que pode ser aprendida é a paciência e a valorização do trabalho alheio.  Essa habilidade não cognitiva é aprendida já em casa. Portanto,  a família deve funcionar como um grupo, com combinados e regras que devem ser cumpridas.



Fonte de informações para nossa postagem:
Texto da Revista Escola, confira na integra acessando AQUI.
Texto da Revista Educar para Crescer, confira na integra acessando AQUI.
Imagens: Reprodução da internet. 



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA