Dia Mundial da Doença de Alzheimer – 21 de setembro

21 setembro 2015 | Postado por Casinha da Cys

Doença neurodegenerativa que provoca diminuição das funções cognitivas, o Alzheimer atinge cerca de 35,6 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, são estimados 1,2 milhão de casos, de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). Inicialmente, a doença pode se apresentar apenas com esquecimentos, principalmente para fatos recentes. Com a evolução, haverá prejuízo na orientação, atenção, linguagem e outras funções cognitivas. A doença atinge, normalmente, pessoas acima dos 60 anos. Daí a dificuldade inicial do diagnóstico, pois os sintomas podem ser confundidos com o processo natural de envelhecimento – o esquecimento, sobretudo. 

“Uma avaliação clínica, levando em consideração o histórico do paciente e a realização de exames para a exclusão de outras doenças, se faz necessária para diagnosticar o Alzheimer. Quanto antes for identificada, maiores serão as chances de controlar os sintomas e retardar o avanço da doença”,  explica a chefe da Neurologia do Hospital Esperança Recife, Carolina Cunha. 
A ciência ainda desconhece as causas do Alzheimer, mas sabe-se que as perdas neuronais acontecem gradativamente, subdividindo a doenças em três estágios: inicial, intermediário e avançado. A idade é o principal fator de risco. Após os 65 anos, o risco de desenvolver a doença dobra a cada cinco anos. 
Apesar de não ter cura, o tratamento permite melhorar a qualidade de vida do paciente e da família, já que a doença acaba atingindo o convívio social. “O paciente com Alzheimer tende a perder habilidades – como a capacidade de compreensão – e a autonomia para realizar tarefas corriqueiras, como pagar contas e fazer compras, por exemplo. Por isso é fundamental que a família se prepare para atender as necessidades de cuidados – alimentação, higiene, segurança – que poderão surgir”, aponta a neurologista. O tratamento é realizado a partir de medicamentos e de atividades que estimulam as funções cognitivas, como jogos e atividades físicas.



Fonte: Texto informativo Brava Comunicação.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA