Entenda a parotidite mais conhecida como caxumba ou papeira

15 agosto 2015 | Postado por casinhadacys

Caxumba ou papeira
O jogador de futebol Neymar, de 23 anos, foi diagnosticado no último domingo (9) com parotidite - infecção na glândula parótida – e chamou atenção para a doença. De acordo com o infectologista Danylo Palmeira, do Hospital Jayme da Fonte, trata-se de uma doença infecciosa, transmitida pelo ar (tosse, espirros) ou por contato direto com saliva, causada por um vírus da família paramyxoviridae. O principal sinal da caxumba é a inflamação das glândulas salivares, principalmente as parótidas, o que deixa o rosto bem inchado.

Entenda a parotidite mais conhecida como caxumba ou papeira
Foto: Reprodução/Instagram

O período de incubação do vírus varia entre 14 e 25 dias. A caxumba geralmente se manifesta durante a infância, nos meses de inverno e começo da primavera. Os sintomas inicias são:
- Inchaço doloroso nas laterais da face e do pescoço;
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Dor ao engolir;
- Perda do apetite;
- Dores nos testículos ou ovários.
A transmissão ocorre a partir de dois dias antes até nove dias depois do aparecimento dos sintomas. Geralmente o diagnóstico é feito por um clínico geral através da anamnese e exame físico, mas existem exames laboratoriais, como teste da saliva ou de sangue, que ajudam a identificar a doença. “A caxumba geralmente é benigna e seu tratamento é feito com analgésicos e antitérmicos para aliviar os sintomas, já que não existe medicamento para eliminar o vírus. Deve-se beber muito líquido e aplicar compressa morna nos locais inchados para alívio da dor e regressão do edema.”, explica o infectologista. 
Papeira ou caxumba
As complicações da caxumba são raras, mas quando acontecem podem causar surdez; meningite viral; orquite - inflamação dos testículos; ooforite - inflamação dos ovários; e aborto.
A prevenção é feita através da vacina tríplice viral, que protege contra a caxumba, o sarampo e a rubéola, a partir dos 12 meses de idade. “Adultos e adolescentes (principalmente mulheres que planejam engravidar), não imunizados na infância e que nunca foram infectados, devem receber a vacina. A eficácia da vacina é de 97%", conclui o médico.



SERVIÇO:
Hospital Jayme da Fonte
www.jaymedafonte.com.br
Endereço: Rua das Pernambucanas, 167, Graças. Fone: (81) 3416.0000.


Fonte: Brava Comunicação.
Imagens: Reprodução/ Internet
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA