Paixão de Cristo de Nova Jerusalém em Pernambuco

01 abril 2015 | Postado por casinhadacys

O maior teatro ar livre do mundo abriu suas portas este ano dia  28 de março e segue com temporada até 4 de abril com a Paixão de Cristo. Realizada na cidade-teatro de Nova Jerusalém, a 180 quilômetros do Recife (PE), o espetáculo teatral, que conta com a participação de cerca de 50 atores e 400 figurantes atuando em nove palcos-plateia, é uma das maiores atrações turísticas da Semana Santa. Em 48 anos de história, a encenação já atraiu mais 3,5 milhões de espectadores vindos de todas as partes do Brasil e do exterior. Apresentando um rico figurino, cenários grandiosos e muito realistas, o espetáculo é uma grande opção de entretenimento para o público de todas as idades. Como atrações adicionais, a peça conta com a participação de artistas de destaque nas novelas da TV Globo. Em 2015, o papel de Jesus será interpretado por Igor Rickli que dividirá os palcos com Humberto Martins, como Pilatos; e Paloma Bernardi, no papel de Maria; além da ex-coelhinha da Playboy, Thaiz Schmitt, que fará Herodíades. O elenco Paixão de Cristo de Nova Jerusalém também conta com a participação de destacados atores e atrizes pernambucanos. Além de José Barbosa, que nos últimos três anos interpretou Jesus e agora será o apóstolo Judas, integrarão o elenco na próxima temporada o veterano ator Carlos Reis que, após ausência de três anos dos palcos, retorna no papel de Herodes. Outra novidade será a atriz Camila Sales Luna, que estreará no espetáculo como Madalena. A direção artística da Paixão de Cristo é de Carlos Reis e Lúcio Lombardi, com a coordenação de geral de Robinson Pacheco.
Baseado nos registros bíblicos, o espetáculo conta a história de Jesus Cristo desde o início de sua pregação conhecida como o “Sermão do Monte”, até a sua ascensão aos céus em uma cena grandiosa e muito emocionante. Ao longo da apresentação, os expectadores vão se surpreendendo com os cenários que reproduzem as edificações, arruados, lugarejos e vegetação existentes na Jerusalém dos tempos de Jesus. Chama especial atenção a beleza e imponência do Fórum Romano, no qual o governador Pilatos entra em cena, ao som de trombetas, em uma majestosa biga puxada por cavalos puro sangue Lusitano.  Some-se a isso tudo, sofisticados recursos de som e iluminação, além de efeitos especiais, que transformam o espetáculo em uma experiência inesquecível. Não é a toa que as pesquisas de opinião realizadas em cada temporada mostram que cerca de 40% do público retorna para assistir a Paixão pelo menos mais uma vez.


Como tudo começou
O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém teve sua origem nas encenações do Drama do Calvário, realizadas nas ruas da vila de Fazenda Nova, no período de 1951 a 1962, por iniciativa do comerciante Epaminondas Mendonça. Depois de ter lido em uma revista de variedades como os habitantes da cidade de Oberammergau, na Baviera alemã, encenavam a Paixão de Cristo, Mendonça teve a ideia de realizar um evento semelhante durante a Semana Santa a fim de atrair turistas e, assim, movimentar o comércio do lugar. Os primeiros espetáculos da pequena vila contavam com a participação apenas de familiares e amigos dos Mendonça. Com o passar dos anos, as encenações começaram a atrair atores e técnicos de teatro do Recife e a Paixão começou a ganhar fama e notoriedade em todo o estado. Fazenda Nova, vila do município do Brejo da Madre de Deus (onde aconteceram essas primeiras encenações) fica bem próxima ao local onde hoje se situa a cidade teatro de Nova Jerusalém.
A ideia de construir um teatro que fosse como que uma pequena réplica da cidade de Jerusalém para que nela ocorressem as encenações da Paixão foi de Plínio Pacheco que chegou a Fazenda Nova em 1956. Mas o plano só veio a se concretizar em 1968, quando foi realizado o primeiro espetáculo na cidade-teatro de Nova Jerusalém. Desde então, já são 48 anos de apresentações ininterruptas dentro das muralhas, atraindo espectadores de todo o Brasil e do mundo. 

Como chegar
Para o público residente em Pernambuco e estados vizinhos, existem ofertas de excursões em ônibus de turismo e vans com serviços e preços variados que podem ser encontrados no Google ou facebook. O público também pode se deslocar de automóvel até a Nova Jerusalém. A estrada que liga a cidade-teatro à capital pernambucana e ao município de Caruaru é duplicada em sua quase totalidade, oferecendo conforto o segurança para os viajantes.
Para os estrangeiros
Para os expectadores que não falam português, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova disponibiliza equipamentos que permitem ao turista estrangeiro acompanhar a peça teatral ouvindo o áudio em inglês. espanhol ou francês.
Venda de ingressos
Os ingressos para a temporada da Paixão de Cristo-2015 já poderão ser adquiridos  em 12 vezes nos cartões, pelo site www.novajerusalem.com.br e os preços serão os mesmos da temporada passada, conforme as tabelas a seguir:

         
INFORMAÇÕES SOBRE A POLÍTICA DE DIREITO AO PAGAMENTO DE MEIA ENTRADA

PARA CRIANÇAS, MELHOR  IDADE, ESTUDANTES, PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO, DEFICIENTES E OUTRAS CATEGORIAS DE PÚBLICO:

CRIANÇAS
-Até 3 anos não pagam ingressos (crianças de colo).
-A partir de 4 anos até 14 anos – Pagam meia entrada. Mediante a apresentação  do RG ou        certidão de nascimento na Portaria do Teatro.
-A partir de 15 anos - Pagam valor normal dos ingressos.

MELHOR IDADE
A partir de 60 anos pagam meia entrada. Mediante a apresentação do RG ou do Passaporte no ato da compra e na Portaria do Teatro.

ESTUDANTES
Estudantes portadores de carteiras estudantis válidas, pagam meia entrada. Mediante a apresentação da CARTEIRA ESTUDANTIL  no ato da compra do ingresso e na Portaria do Teatro.  (Lei 12.933, 26.12.2013).

PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Será concedido desconto de 50% (cinquenta por cento) no valor do ingresso,  para professores de qualquer instituição de ensino (seja ela publica ou particular) publicamente reconhecidas no âmbito do Estado de Pernambuco, integrante do Sistema Estadual de Ensino, devendo para tanto, o professor apresentar carteira funcional emitida pela Secretaria Estadual de Educação, Carteira Profissional, documento de comprovação de filiação a instituição representativa de professores (sindicato) ou servidores de instituições ensino ou qualquer outro documento público que comprove o preenchimento dos requisitos previstos na presente Lei.

DEFICIENTES E ACOMPANHANTES  que comprovem estar nessa condição, na forma do regulamento e apresentem documentos na Portaria do Teatro.
(Lei 12.933, 26.12.2013).

JOVENS DE BAIXA RENDA  com idade entre 15 e 29 anos, necessário estar inscrito no Cad Único para Programas Sociais do Governo Federal e apresentação da carteira do Cad Único na Portaria do Teatro. . (Lei 12.933, 26.12.2013).

Obs.: Todos os documentos comprobatórios deverão ser apresentados no ato da compra do ingresso e na Portaria de entrada do teatro.

Guias de Turismo e Motoristas dos veículos de turismo têm acesso gratuito, devendo apresentar os seguintes documentos:
Guias de Turismo – Crachá do Ministério do Turismo/EMBRATUR;
Motoristas – Apresentação da licença da viagem do DER ou ANTT e da carteira de habilitação.

Maiores informações pelo fone (81) 3732.1129 / Fax (81) 3732.1180; pelo site:
www.novajerusalem.com.br, ou por e-mail para:


Fonte: Nova Jerusalém 2015


Confira como foi nossa aventura para assistir o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém em Pernambuco na segunda-feira 30 de março de 2015.

Minha filha foi a primeira vez assistir o espetáculo

Pousada da Paixão
 











 






0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA