Teatro de Santa Isabel em Recife

09 maio 2014 | Postado por casinhadacys

  

Os arredores da Praça da República são cercados de monumentos históricos que embelezam o bairro de Santo Antônio e atraem visitantes interessados em conhecer os patrimônios do Recife. Dentro deste conjunto, destaca-se o Teatro de Santa Isabel, construído em 1850 e até hoje considerado um dos principais equipamentos culturais da cidade. Pensando em aproximar o público da história e da valorização do Teatro, a Secretaria de Cultura do Recife oferece visitas guiadas gratuitas ao público.  No projeto de Educação Patrimonial Conhecendo o Teatro de Santa Isabel, as escolas, ONG’s, centros comunitários, grupos artísticos e demais interessados, podem agendar a visitação para aprenderem sobre o Teatro, Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1949, sua história e curiosidades, assim como, promover uma apresentação artística para os participantes. 


A atividade é gratuita, sendo necessário aguardar a confirmação do agendamento. O transporte para o local fica por conta do grupo interessado. Além dos passeios agendados nas terças-feiras, o Teatro de Santa Isabel também recebe o público de forma espontânea, aos domingos, no horário das 14h às 17h. A visita dura aproximadamente 20 minutos, passando por todos os espaços do teatro, desde o saguão de entrada ao salão nobre, cômodos que receberam importantes nomes da política e das artes do Brasil, tais como o imperador Dom Pedro II, a Princesa Isabel, Castro Alves e Tobias Barreto.
Como participar das visitas agendadas 
As visitas acontecem às terças-feiras, no turno da tarde, com calendário específico a ser disponibilizado através de solicitação no email:

Teatro de Santa Isabel
Construído entre 1841 e 1849, pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier, o Teatro foi inaugurado em 1850, com o espetáculo teatral O Pajem D’Aujuba Rota. Um dos grandes acontecimentos de que se tem notícia foi a comemoração do aniversário de D. Pedro II, no Teatro de Santa Isabel, em 1859. O edifício de arquitetura neoclássica foi tombado em 31 de outubro de 1949, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e é um dos 14 Teatros Monumentos do Brasil.





_____________________
Fonte do texto: recife.pe.gov.br
Imagens: Casinha da Cys
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA