Espetáculo musical “Gonzagão – A Lenda” na Praça do Arsenal

13 maio 2014 | Postado por Casinha da Cys

A Praça do Arsenal recebe  a montagem do  espetáculo musical “Gonzagão – A Lenda” nos dias 17 e 18 de maio, às 19h, com acesso livre para o público. É uma ótima oportunidade o público conferir o premiado musical com texto e direção de João Falcão  conta a vida do Rei do Baião, Luiz Gonzaga com atores-cantadores e instrumentistas. Além de um palco instalado na praça, duas mil cadeiras estarão disponíveis para o publico que poderá conferir um belo musical que faz homenagem ao Rei do Baião Luiz Gonzaga. A Rede, empresa do conglomerado Itaú Unibanco e uma das líderes no mercado nacional de meios de pagamento eletrônico patrocina o espetáculo.

Vencedor do Prêmio Shell 2012 de Melhor Música e de Melhor Produção no 7º Prêmio APTR, o espetáculo “Gonzagão – A Lenda”, de João Falcão, já foi visto por mais de 80 mil pessoas em várias cidades do Brasil. O espetáculo Em procissão, um coro afinado, um fole de sanfona, luzes baixas e os célebres versos de Luiz Gonzaga: “So deixo o meu cariri / No último pau-de-arara” vão tomando o palco. Em formato de cordel, a história de Luiz Gonzaga é cantada e emociona o publico por onde é encenado.
Gonzagão- A Lenda – Celebrando Luiz Gonzaga, o grupo de atores-cantadores-instrumentistas irá contar para vocês, a história deste nobre brasileiro, no espetáculo “Gonzagão – A lenda”. A peça, retrata sua vida de “causos” de graça e desgraça, paixão e desilusão, miséria e sucesso. Migrante nordestino, levado por uma perda a sair de sua cidade natal, Luiz descobriu seu talento, encontrou anjos e demônios pelo seu caminho e conquistou o Brasil com um som contagiante, sofisticado e inconfundível. É ao som desses versos em forma de baião, xaxado, quadrilhas e muitos  gêneros do nordeste, que contamos essa bela história, que é de Luiz, de Januário, de Santana e tantos outros brasileiros
Oito atores e uma atriz se revezam no palco em uma viagem musical pela trajetória do Rei do Baião. Como em qualquer história de homem que vira mito, a vida de Luiz Gonzaga tem passagens em que as versões de seus biógrafos não convergem, em que realidade e fantasia se confundem, e o autor e diretor João Falcão se sentiu livre para tratar mais do mito do que do homem.
Na história do rei do baião, João Falcão se permitiu rebatizar duas mulheres importantes da vida do músico, Nazarena (o primeiro grande amor) e Odaléa (a mãe de Gonzaguinha) como Rosinha e Morena, respectivamente, nomes que aparecem em músicas do compositor. E ainda se permitiu criar um encontro que nunca aconteceu: Luiz Gonzaga e Lampião, dois mitos nordestinos. Também há espaço para se falar da originalidade de Gonzaga, um artista que, a partir dos ensinamentos de seu pai, Januário, criou em sua sanfona um gênero, o baião, e o transformou em sucesso e patrimônio nacionais.
Dentre as mais de 50 canções que estão no espetáculo há sucessos como “Cintura fina”, “O xote das meninas”, “Qui nem jiló”, “Baião”, “Pau-de-arara” e sua mais célebre criação, “Asa branca”. De acordo com a linha não dogmática de todo o espetáculo, o premiado diretor musical Alexandre Elias não ficou preso à estrutura básica do forró, que é sanfona-triângulo-zabumba. No conjunto de quatro instrumentistas que atua no palco, há, além do sanfoneiro (Rafael Meninão) e do percussionista (Rick De La Torre), um violoncelista (Daniel Silva) e um rabequeiro e violeiro (Beto Lemos).

Espetáculo musical Gonzagão – A lenda
Local: Praça do Arsenal
Quando: 17/05 (sábado) e 18/05 (domingo)
Hora: às 19h
Gratuito 
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA