Oficinas gratuitas de frevo estão com inscrições abertas em Recife

01 abril 2014 | Postado por Casinha da Cys



A Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro, está inscrevendo interessados em realizar oficinas de Música, Dança e Adereços. Os cursos, gratuitos, são promovidos pelo Comitê de Salvaguarda do Frevo, que tem como objetivo preservar e difundir os conhecimentos ligados ao ritmo  pernambucano, que é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Outras informações podem ser obtidas no 3355-4311.
A Oficina de Adereços será ministrada pelos carnavalescos Fábio Costa e Américo Barreto, artistas plásticos que trabalham com agremiações carnavalescas e já ganharam diversos prêmios na área. As aulas serão no Paço do Frevo duas vezes por semana, de 4 a 25 de abril. Ao longo do curso serão apresentadas técnicas para produção de adereços de cabeça e mão, golas e costeiras, usando materiais como papelão, tecido, colas, galões e acetatos. Os interessados podem optar pelo horário das 9h30 às 12h30 ou das 14h às 17h.

Já a Oficina de Dança, que também ocorre no Paço do Frevo, terá uma turma voltada para a faixa etária entre 13 e 16 anos a cargo dos bailarinos Eduardo Araújo, com 15 anos de experiência na formação de dançarinos de frevo, e Valdemiro Neto, professor de Frevo do Grupo Guerreiros do Passo desde 2005. A outra, para os maiores de 17, será ministrada por Ricardo Barbosa, que atuou com docente na Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges e Wilson Aguiar, artista premiado no Concurso de Passistas da Prefeitura do Recife. A ideia é contextualizar a história do Frevo, abordando também os aspectos musicais, praticar e experimentar os passos do ritmo, buscando o improviso e a espontaneidade do frevo de rua.
Para os interessados em aperfeiçoar um pouco mais a execução do Frevo, as Oficinas de Música incluem Técnicas de Execução de Frevo de Rua e Técnicas de Execução de Orquestra de Pau e Corda, ministradas respectivamente pelos professores Roberto Silva e Maurício César, ambos do Conservatório Pernambucano de Música e do Centro de Educação Musical de Olinda. Os alunos devem possuir o instrumento e a estante. A turma de Técnica Vocal para os Frevos de Rua e Canção fica por conta da professora Hadassa Gonzaga, especialista em técnica vocal e pesquisadora de frevo. O único pré-requisito é ter a partir de 15 anos, e as aulas acontecerão entre os dias 4 e 25 e abril, no Centro de Criatividade Musical de Recife (Rua da Aurora, 439).

O Comitê de Salvaguarda do Frevo também realiza Oficinas de Planejamento e Elaboração de Projetos, cujas inscrições já estão esgotadas. 

___________________
Fonte: recife.pe.gov.br
Imagem: Casinha da Cys
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA