Parque das Esculturas com obras de Francisco Brennand serão recuperadas

14 janeiro 2014 | Postado por Casinha da Cys


Inaugurado em 29 de dezembro 2000, o Parque das Esculturas foi idealizado pelo próprio artista Francisco Brennand, integrando o projeto “Eu vi o mundo… Ele Começava no Recife”, como parte das comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil. O local possui 90 esculturas, entre sereias, pássaros e o ovo primordial. O maior destaque é para a peça Flor de Cristal, a grande flor elíptica, com 32 metros de altura, confeccionada em argila e bronze, inspirada numa flor descoberta pelo paisagista Roberto Burle Marx. O Parque das Esculturas é um dos principais cartões postais da cidade e tem acesso livre para qualquer cidadão.
A escultura intitulada “Cosme e Damião”, do artista plástico Francisco Brennand, que foi alvo de vândalos no último final de semana, será recuperada em caráter de urgência. A obra é uma das 90 peças que compõem o Parque das Esculturas, localizado no dique que fica em frente à Praça do Marco Zero, no Recife Antigo. 
Além da recuperação da obra, também ficou acertado, a partir de uma parceria com a Secretaria de Segurança Urbana do Recife, a instalação de duas câmeras de monitoramento 24h, em até 30 dias. 
As medidas foram tomadas para tentar coibir a prática de vandalismo que destroem, acima de tudo, patrimônios culturais da cidade.
Em dezembro do ano passado, a Prefeitura do Recife já havia anunciado que o Parque das Esculturas ganharia uma nova obra do artista. A aquisição é uma serpente marinha, revestida em bronze, de 20 metros, que deverá ficar pronta em março deste ano. Também foi criado um plano de restauro para todas as 90 obras existentes no parque. Essa manutenção deve acontecer também nos próximos meses.

______________________
Fonte: recife.pe.gov.br
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA