Museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga será inaugurado em Recife

09 dezembro 2013 | Postado por Casinha da Cys



Recife vai ganhar mais um espaço cultural,  o Centro Cultural e Museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga.  Será  inaugurado, no dia 13 de dezembro, a primeira parte do Museu Cais do Sertão, no Recife Antigo. O projeto arquitetônico é baseado na história do povo do Sertão usando como embasamento as músicas cantadas por Luiz Gonzaga, o  Rei do Baião e uma das figuras mais importantes para o povo Nordestino. No mesmo dia da inauguração Luiz Gonzaga completaria 101 anos.

No espaço o visitante vai conferir um ambiente projetado para abrigar experiências sensoriais usando efeitos de luz e sombra, foi construindo no local com suas águas e pedras, tipo uma piscina,  como referência ao Rio São Francisco, tão importante para o Sertanejo, tem ainda os jardins sertanejos, muitos objetos estão previstos para fazer parte do lugar como: gibões e chapéus,  objetos de arte e religiosos, instrumentos de trabalho do povo que vive no Sertão.
O Museu será um dos mais modernos equipamentos culturais do Brasil com recursos  tecnológicos e expositivos. Muitas surpresas estão previstas para o visitante que for ao lugar para apreciar uma forma diferente de observar  nossa bela e rica Cultura Nordestina.   


O local vai contar com 7,5 mil metros quadrados de área construída dividida por dois módulos:
(Fonte: Assessoria de Imprensa do Cais do Sertão)

Módulo 1:
Neste local, de 2 mil m2, será instalado o Museu com modernos espaços para conhecimento do Sertão e do Rei do Baião Luiz Gonzaga, através de acervo físico e intervenções tecnológicas.

Módulo 2:
Corresponde ao Centro Cultural com auditório, salas para oficinas, restaurante, café e espaços de ambientação e convivência. A área total é de 5,5 mil m2. As obras físicas têm previsão de inauguração no final de 2014.

Confira abaixo os seis espaços presentes no Módulo 1 do Centro Cultural e
Museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga:

1. Praça – O Joazeiro e a Sombra
Espaço de acolhimento e convivência. Um grande joazeiro, árvore típica da caatinga, trazida da Região, dará as boas-vindas aos visitantes.

2. Recepção/Acolhimento

3. A Coroa é o chapéu, o centro é a sanfona
Vitrine com objetos pessoais de Luiz Gonzaga, como sanfonas e trajes (chapéus, perneiras, gibões) com os quais ele se apresentou ao longo da carreira.

4. Útero: o Sertão é o Mundo
Sala de espetáculo multimídia. Experiência coletiva, total e concentrada do Sertão. Experiência audiovisual com oito minutos de duração que sintetiza e expressa poeticamente a paisagem física e cultural do Sertão.

5. Armazém: O Mundo do Sertão
Grande espaço expositivo que apresenta as principais dimensões da vida no Sertão em sete territórios temáticos, cada um com cerca de 70 m2.

Ocupar – Grande maquete reproduzindo a Caatinga, seu relevo e bioma. Telas, vitrine e estações interativas contam a história da ocupação do Sertão. Projeções e animações revelam ao visitante aspectos inusitados da Geografia e História do Sertão. Estações com conteúdos associados à Paleontologia, Arqueologia, Ecologia, Colonização e Urbanização.

Viver – A casa do transtempo: um labirinto de texturas que evoca a vida no Sertão. Objetos de uso cotidiano, estrategicamente expostos e iluminados. Filme sobre as casas sertanejas e as comidas do Sertão.

Trabalhar – Exposição: a beleza dos instrumentos de trabalho. Exposição de cerca de cinquenta ferramentas de trabalho do sertanejo, expostos com suporte museográfico. Instalação: imagens e sons da feira. Multimídia:

Água – viver com e viver sem.

Cantar – Como o Sertão foi retratado na música e no cinema. A cadeia genética do baião. Linha do tempo dinâmica, contando através de objetos raros e iconografia a história da invenção do baião por Luiz Gonzaga e seus parceiros. O Sertão na tela de cinema. Vitrine com roteiros originais do programa “No mundo do Baião”, criado e estrelado por Luiz Gonzaga e Zé Dantas na Rádio Nacional. Túnel das Origens: Projeção de imagem/som de cerca de dez artistas e músicos tradicionais nordestinos (banda de pífanos, repentistas, cantadores de feira, cordelistas, vaqueiros, cantadores de aboio, sanfoneiros, etc), mostrando as sonoridades tradicionais que inspiraram a invenção do baião. Os novos baiões: Projeção imagem/som de cerca de dez artistas e músicos contemporâneos que beberam na fonte de Luiz Gonzaga e reinventaram o baião.

Criar – Revelar o engenho e a arte da cultura material sertaneja, popular e erudita, em sua riqueza e diversidade. Vitrines com exposição de objetos criados por artesãos sertanejos, como Mestre Vitalino. O visitante poderá navegar virtual e livremente por uma teia hipertextual com coleções de obras artísticas que retratam o Sertão, sobre temas como paisagens naturais, cangaço, amor e festa, cotidiano, trabalho, crenças, etc.

Crer – Tematizar, de forma simbólica, o fervor religioso do Sertão – sua origem medieval, seus misticismos. Estará dividido em dois mundos: é Deus e o Diabo na Terra do Sol.

Migrar – Estações multimídia trazem depoimentos de migrantes sertanejos, anônimos e famosos, inclusive de Luiz Gonzaga. Dez monitores rodam filmes construídos a partir de depoimentos e memória oral de migrantes sertanejos, nordestinos, que contarão sua história de vida, compartilhando sua memória.

6. Caixa
Espaço em que se revezam três diferentes experiências audiovisuais: Ói eu aqui de novo: vida e obra de Luiz Gonzaga em vídeo; A Língua do Sertão: espetáculo de luzes e sons.
  

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA