Substância aplicada em recém nascido após o parto deve ser modificada

17 outubro 2013 | Postado por Casinha da Cys



A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) acaba de divulgar, durante o Congresso Brasileiro de Pediatria, em Curitiba (PR), uma nova recomendação para a prevenção de conjuntivite no recém-nascido. Hoje, de acordo com a legislação, as maternidades devem aplicar uma solução oftálmica de nitrato de prata a 1%, logo após o nascimento, para evitar a contaminação por micro-organismos durante o parto, por contato com secreções maternas.


A precaução é fundamental porque algumas bactérias, como as causadoras da clamídia e da gonorreia, são capazes de desencadear uma infecção grave, que pode evoluir para cegueira. “A partir de agora, a SBP passa a preconizar a aplicação de outra substância aquosa, a iodopovodona a 2,5%, porque estudos demonstraram que ela promoveria uma proteção mais eficaz, especialmente contra a clamídia”, esclarece a neonatologista Nicole Gianini, coordenadora do Grupo de Trabalho de Retinopatia da Prematuridade (ROP) da SBP.

___________________________
Fonte do texto: Revista Crescer 
Fonte da imagem: Arquivo pessoal 


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA