Eventos marcam 25 anos de atendimento pioneiro à criança cardiopata no Nordeste

20 dezembro 2019 | Postado por casinhadacys

 Eventos marcam 25 anos de atendimento pioneiro à criança cardiopata no Nordeste
Os primeiros diagnósticos intra útero, a primeira retirada de tumor cardíaco com cirurgia aos dois dias de vida, vários prêmios internacionais, o uso da telemedicina para agilizar diagnósticos e tratamentos e centenas de vidas salvas, com destaque para as vidas de crianças que jamais poderiam pagar pelo tratamento e conseguiram tê-lo gratuitamente, por meio do trabalho de médicos voluntários. 
O legado pioneiro da Unidade de Cardiologia Materno Fetal (UCMF), ONG Círculo do Coração e Centro de Estudos Caduceus completa dos 25 anos este sábado. A data será lembrada em dois eventos na Academia Pernambucana de Letras. Pela manhã, festa para as crianças com os médicos fantasiados e vasta programação. 
Às 17h, uma apresentação vai contar a história do grupo através da música e homenagear personalidades importantes nesta trajetória, como o provedor do Real Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa.   


História
Trazer para o Nordeste brasileiro os avanços da medicina na área de cardiologia materno fetal e infantil e uma metodologia baseada na empatia foi um projeto sonhado pela cardiologista Sandra Mattos na Inglaterra em 1983. A inspiração veio do Heart Circle, grupo criado por uma mãe após perder o filho cardiopata no Hospital de Oxford, onde a médica trabalhava. De volta ao Recife, ao lado de uma equipe altamente treinada, ela implantava há 25 no Real Hospital Português a Unidade de Cardiologia Materno Fetal (UCMF), a ONG Círculo do Coração e o Centro de Estudos Caduceus. Desde então, foram inúmeros casos de vidas salvas, projetos inovadores como a Rede de Cardiologia Pediátrica, a Caravana do Coração (uma busca ativa por crianças cardiopatas em locais de difícil acesso), um programa de arte educação que ensina hábitos saudáveis através da música, inúmeros trabalhos científicos, inovações técnicas como primeira septostomia com eco no Nordeste, os primeiros diagnósticos intra-útero, a primeira retirada de tumor cardíaco com cirurgia aos dois dias de vida, um trabalho reconhecido e premiado nacional e internacionalmente como, por exemplo, o melhor trabalho científico em Cardiologia no World Society for Pediatric and Congenital Heart Surgery e 18th International Symposium on Congenital Heart Disease, nos Estados Unidos em 2018.

Programação
Sábado, 21/12/19
Das 9h às 12h - 25º Natal do Coração
Equipe de saúde vai se fantasiar para abraçar e brincar com os pacientes, apresentação musical de Fiona, Papai Noel violinista, oficina de Ello Criativo, arte educação com Kátia Sampaio, contação de história com a turma do Econúcleo Jaqueira, atividades recreativas com a Academia Hora do Recreio, fotos com Andréa Leal, pula-pula, cama elástica, piscina de bolas, comidinhas do Menu Saudável e muitos lanches gostosos. 
Ingresso: R$5,00, com renda revertida para a Casa do Coração.
Local: Academia Pernambucana de Letras (Av. Rui Barbosa, 1596, Graças, Recife). Estacionamento interno gratuito.

17h - 25 anos trabalhando com o coração - uma história contada através da música. 
Apresentação de músicos convidados, como Marisa Johnson (violoncelo), Rozilda Vasconcelos (violoncelo), Antonieta Maciel, Socorro Queiroz e seus alunos (piano), Aglaia Costa (violino e rabeca), Gustavo Mattos (guitarra), Kátia Sampaio e Marcus Mattos (vocal). Na ocasião, várias personalidades que fazem parte da história do grupo serão homenageadas com o título de Amigo do Coração, 
Ingressos: R$25,00 com venda no local, revertidos para a Casa do Coração. 
Local:Academia Pernambucana de Letras (Av. Rui Barbosa, 1596, Graças, Recife). Estacionamento interno gratuito.



Imagens: Divulgação. 
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA