Campanha para preservar a cultura popular de Pernambuco ganha adesão de artistas locais

20 novembro 2019 | Postado por casinhadacys


Nesta quinta-feira, 21 de novembro,  dez artistas pernambucanos se engajaram ao projeto Memórias de Pernambuco e doaram suas obras para um leilão em prol do financiamento coletivo para realizar mini documentários sobre os patrimônios vivos da cultura popular. As obras de Dani Acioli, Maurício Silva,Teresa Maia, Isabela Cribari, Helia Sheppa, Alcione Ferreira, Gustavo Bettini, Hesíodo Góes, Claudia Jacobovitz e Yêda Bezerra de Melo estarão expostas e serão arrematadas nesta quinta, dia 21 de novembro, às 19h, no mezanino da Mercearia do Braz, na Boa Vista.
Campanha para preservar a cultura popular de Pernambuco ganha adesão de artistas locais (c/ vídeo e fotos) 
Pernambuco é muito rico em cultura e muito vanguardista. Um estado repleto de arte e artistas. Foi o primeiro do Brasil a instituir o Registro do Patrimônio Vivo em 2002 para homenagear estes mestres e mestras. Mas, desde então, 13 já faleceram sem terem a riqueza de suas criações e saberes reunidos em um único acervo. Foi assim com Selma do Côco, José Pimentel,  Ana das Carrancas e outros.São saberes, tradições que vem sendo repassados no “boca a boca”, de mãos em mãos que correm o risco de se perder no tempo, que deixam de ser conhecidos e valorizados por futuras gerações, por outros países, outras culturas.   
É exatamente este o propósito do projeto Memórias de Pernambuco:reunir essa riqueza imaterial de criações e conhecimento em uma plataforma de visitação. Uma iniciativa inédita, com conteúdo a ser disponibilizado gratuitamente na internet para que legado seja preservado e imortalizado. A ideia é produzir uma galeria virtual onde essas personalidades falem sobre seus trabalhos e trajetórias de vida, depoimentos que registrados em minidocumentários de 15 minutos que, reunidos, mostrarão ao mundo o legado da cultura tradicional de Pernambuco. 
A primeira fase do projeto vai contemplar cinco patrimônios vivos: os xilogravuristas J. Borges e Mestre Dila, o coreógrafo fundador do Balé Popular André Madureira, o cantor Claudionor Germano (o principal intérprete de Capiba e um dos maiores de Nelson Ferreira), e a cirandeira Maria Cristina Andrade. Estamos à disposição para entrevistas ao vivo ou gravadas com os idealizadores, produtores e com algum patrimônio vivo de Pernambuco contemplado pelo projeto, como Claudionor Germano. 
O projeto foi o único do Nordeste contemplado na primeira chamada do edital público de Matchfunding do BNDES, que alinha financiamento coletivo e aporte do banco. A campanha de financiamento coletivo está no seu último mês, termina agora em novembro e é na base do tudo ou nada. Precisamos alcançar a cota mínima de R$ 58 mil,  1/3 do valor total do orçamento, para que o BNDES faça o aporte de 2/3 restantes. Por isso, cada colaboração é vital para a realização desse projeto. Uma missão de interesse público e que pode ser apoiada pelo projeto no site da Benfeitoria - https://benfeitoria.com/memoriasdepernambuco - por meio de qualquer contribuição. Para cada faixa de colaboração, uma recompensa em forma de arte, como uma xilogravura exclusiva de J Borges. 
O projeto tem idealização da jornalista e pesquisadora Lydia Barros, realização da Artepe (Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco), com produção executiva da Fervo Projetos Culturais, e direção audiovisual de Rodrigo Barros com fotografia de Teresa Maia.



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA