Conheça a importância do parecer cardiológico infantil

06 maio 2018 | Postado por casinhadacys


Os filhos vão crescendo e, passados os cuidados iniciais, como os testes do pezinho, orelhinha, olhinho, as necessidades vão mudando e a importância de novos exames vão surgindo. Um destes exames essenciais é o parecer cardiológico. Um exame simples e ao mesmo tempo importantíssimo, principalmente em caso de histórico familiar, diante de sintomas, antes da prática de atividades esportivas e intervenções cirúrgicas. Vocês sabiam, por exemplo, que crianças com histórico de muita dor de garganta devem fazer o exame para afastar o risco de uma possível febre reumática ter afetado o coração?
 
Saiba quando a criança precisa fazer o parecer cardiológico:
- antes de iniciar uma atividade física;
- quando vai ser submetida a algum procedimento cirúrgico;
- após suspeita ou diagnóstico de febre reumática (*);
- se na história ou exame físico, o pediatra suspeitou de uma doença cardíaca;
- se a criança vem de uma família com história de outros
problemas congênitos;
- se apresenta fatores de risco para doença coronariana;
- se vem apresentando sintomas sugestivos de doença cardíaca.

(*) A febre reumática é uma complicação da amigdalite causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A, uma bactéria responsável por cerca de 20% das amigdalites em crianças. Nem todas a pessoas com amigdalite por estreptococo beta-hemolítico do grupo A estão em risco de evoluírem com febre reumática. Mas antes de ter o primeiro episódio, ninguém sabe quem está em risco e portanto é necessário o tratamento de toda criança com amigdalite.
 

Para que ocorra a febre reumática, é necessário a associação de três fatores:
- uma infecção de garganta causada pelo estreptococo;
- o não tratamento da infecção com o antibiótico adequado e o tempo correto de uso;
- uma predisposição genética individual.

Para informar às famílias sobre a importância deste exame, a Unidade de Cardiologia Materno Fetal (UCMF), referência no atendimento com excelência na prática da cardiologia fetal e neonatal no Norte-Nordeste fundada há 24 anos, lançou esta campanha de conscientização, com divulgação na imprensa e ações de saúde voltadas para o público infantil. Sediada no Hospital Português, a unidade pioneira alia alta tecnologia em busca da qualidade total no atendimento ao paciente, oferecendo as possibilidades mais modernas para o diagnóstico e tratamento de cardiopatias. Uma clínica instalada em um complexo hospitalar que oferece todo o suporte necessário, único hospital do Nordeste com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica Cardiológica, com toda equipe especializada em cardiologia neonatal. 

A UCMF atende pela rede conveniada de planos de saúde e particular. Seu braço filantrópico, o Círculo do Coração, realiza atendimentos gratuitos e a preços populares.











Fonte:  Patrícia Fonseca-ComTexto Assessoria de Comunicação/Imagens: Divulgação. 

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA