Estação Central Capiba - Museu do Trem do Recife

06 abril 2018 | Postado por casinhadacys


A primeira ferrovia de Pernambuco foi inaugurada em 1858 e partia da Estação Cinco Pontas até o Cabo, a Recife and São Francisco Railway. Trinta anos depois, próximo à Casa de Detenção seria inaugurada a Estação Central, servindo de estação inicial para os trens que seguiam para Caruaru.  Só no século 20 a Estação Central passou a atender todos os trens de passageiros que partiam do Recife.  
A Estação Central Capiba foi inaugurada no final de 2014. O local abriga o Museu do Trem que foi requalificado e tem um espaço bacana para ser visitado por pessoas de todas as idades. O equipamento cultural é considerado o primeiro do Brasil e o segundo do gênero da América Latina. Tendo Gilberto Freyre como patrono, o  Museu do Trem foi inaugurado em 25 de outubro 1972 e desativado em outubro de 1983.  A Estação Central Capiba passou por diversas intervenções até ficar pronta para a montagem da exposição e poder abrir suas portas para o público. 
Além de reformas na estrutura física, recebeu elevador, gerador de energia elétrica, projetos de climatização, iluminação, expográfico, sistema de combate a incêndio, sinalização bilíngue, cenografia, equipamentos multimídia e câmeras de segurança.
No Museu do Trem o público pode conferir a exposição Chegada e Partida – A Memória do Trem em Pernambuco que tem curadoria do museólogo Aluízio Câmara e reconstrói parte da memória ferroviária de Pernambuco, o que inclui inovações tecnológicas, com ênfase na Revolução Industrial, a qual trouxe mudanças significativas nas relações econômicas, sociais, culturais, entre outras.
Museu do Trem do Recife
A mostra também aborda todo o imaginário que envolve as ferrovias, como a relação tempo/espaço, passado/presente, os sons que envolvem essas mudanças no cotidiano das cidades, como o apito do trem, os sinos da estação, e toda uma visão poética que remete aos trens. O projeto reúne mais de 500 peças sobre a memória ferroviária pernambucana, como cadeiras, bilheterias, carimbadores, sinalizadores, apitos, relógios e muitas outras coisas interessantes. 
Estação Central Capiba - Museu do Trem do Recife
Estação Central Capiba/ Museu do Trem do Recife
Endereço: Rua Floriano Peixoto s/n, São José – Recife
Horário de visitação:
Terça a sexta, das 9h às 17h
Sábado, das 10h às 17h
Domingo, das 10h às 14h
Telefone para mais informações: (81) 3184.3197
Entrada Gratuita

Confira como foi nosso passeio à Estação Central Capiba e ao Museu do Trem do Recife 




Fonte: As informações descritas no vídeo foram extraídas do Portal Cultura PE.


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA