Opções de lazer no feriado em comemoração a Data Magna de Pernambuco

05 março 2018 | Postado por casinhadacys


No dia 6 de março é feriado em Recife em comemoração da Data Magna de Pernambuco. A data tem como objetivo evocar e homenagear os heróis da Revolução, proporcionar aos pernambucanos um maior conhecimento da sua história e reafirmar o amor pelo seu Estado. 
Para quem vai passear com a garotada confira o horário de funcionamento, no feriado, de equipamentos culturais, parques e shoppings na capital pernambucana. 

Parques e Jardim Botânico
Na zona Sul, o Parque Dona Lindu funcionará normalmente, das 7h30 às 21h30. Já na Zona Norte, o Sítio Trindade abre das 5h às 19h. Os parques da Macaxeira e Santana abrem normalmente ao público das 5h às 23h. O Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, também vão estar abertos ao público na terça. Arte-educadores realizarão atividades educativas e lúdicas com temática ambiental nos dois espaços públicos.
O Paço do Frevo estará funcionando normalmente com as Vivências de Frevo, das 9h às 12h, e das 14h às 16h30.

Ciclofaixa e Academias da Cidade
No feriado da terça-feira (6), a Ciclofaixa de Turismo e Lazer funcionará normalmente das 7h às 16h, em todas as rotas. Também acontece no feriado, o projeto Lazer na Rua, que fechaparte da via em frente ao Segundo Jardim do bairro de Boa Viagem para uso da população.

Lazer
As Academias Recife darão uma pausa na atividade no feriado, retornando normalmente na quarta (7). Os parques da Macaxeira e Santana abrem normalmente ao público das 5h às 23h. Também acontece no feriado, o projeto Lazer na Rua, que fechaparte da via em frente ao Segundo Jardim do bairro de Boa Viagem para uso da população.

Cultura
O Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José, é uma parada necessária para quem quiser conhecer um pouco mais desse importante capítulo da história nacional, protagonizado por Pernambuco. Em seu último dia de atividades, a exposição 1817 – Revolução Pernambucana relembra fatos e personagens importantes dessa história, a partir da exibição de vídeos, fotos e objetos antigos. A exposição é gratuita.

Shoppings
Funcionam das 12h às 21h os Shoppings Recife, Tacaruna, RioMar e Plaza, no Recife; e o Paulista North Way, no município de Paulista.
O Shopping Boa Vista, na área central do Recife, tem horário de funcionamento entre 11h e 19h. Apenas o Game Station estende o expediente até as 21h. Já o Paço Alfândega, no Bairro do Recife, área central da capital, abre das 11h às 20h. O Shopping Guararapes tem expediente normal, entre as 9h e 22h.


Data Magna do Estado de Pernambuco – 6 de março, dia da Revolução Pernambucana de 1817
A data foi estabelecida por iniciativa da Assembléia Legislativa de Pernambuco por intermédio da Lei nº 13.386, no dia 24 de dezembro de 2007.
A Revolução Pernambucana de 1817 foi deflagrada no dia 6 de março e é um marco da luta contra a opressão da Corte Portuguesa. Este movimento histórico foi liderado por Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e de Frei Caneca. Eles instalaram um governo provisório que tinha como propostas a proclamação da República, a extinção de impostos abusivos e a elaboração de uma Constituição para garantir direitos aos cidadãos, tais como: a igualdade de todos perante a lei, a liberdade religiosa e a de imprensa.
Com essas propostas, a Revolução conseguiu reunir representantes dos mais variados segmentos da sociedade, inclusive populares que também desejavam a emancipação política e a implantação de um governo republicano. A iniciativa fez com que a sociedade pernambucana, por aproximadamente dois meses, conhecesse uma nova realidade política.
Passado esse período, a Corte Portuguesa sufocou o movimento. Cercou a cidade do Recife por terra e mar, o que resultou na prisão e morte dos líderes da Revolução. A luta, entretanto, não foi em vão. Cinco anos depois foi proclamada a independência do Brasil.




(Fonte: Com informações do G1 e Prefeitura do Recife)


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA