Exposição de Ianah Maia transforma lembranças de viagem em poesia visual

26 fevereiro 2018 | Postado por Casinha da Cys


Depois de um ano viajando por dentro e para fora do Brasil, a artista visual Ianah Maia retorna ao Recife com a exposição "Algumas coisas bonitas que encontrei". Por meio de pinturas, desenhos e fotografia, a ilustradora apresenta encantos de cidades por onde passou, como Salvador, Japaratinga, Aracaju, Petrolina, Arles e Paris. A mostra será aberta ao público no dia 1º de março, às 20h, no ZV Tattoo e Galeria, que fica na Joana D'Arc, no Pina. 
Sempre relacionando seus trabalhos à natureza, ao feminismo e à cultura negra, Ianah captou com os olhos e com o coração tudo o que se dispôs na sua jornada, transformando em poesia visual, elementos e paisagens que lhe chamaram atenção. 

"Aparentemente não tem tanta conexão entre elas, mas foram coisas que me despertaram,  coisas que encontrei dentro e fora de mim, e agora trago como se fosse uma lembrancinha de viagem", descreve. 

As obras estarão dispostas em dois formatos: em papel aquarelável ou de fotografia, em tamanho A5, pronto para emoldurar, e também com a versão em papel vegetal, pronto para tatuar. A ideia é que as pessoas possam levar as duas obras consigo, tanto a pintura corporal quanto para decoração de um ambiente, basta agendar a data da tattoo. Os valores serão próximos daqueles praticados apenas para uma tatuagem. 
Ao montar a exposição nesse formato, Ianah pensa ter encontrado a solução para algumas questões. Passa a atender ao desejo de clientes que gostavam tanto da tattoo que queriam ficar com o desenho - só que dessa vez irão levá-lo em um formato adequado para exibição - e também à sua vontade, de preservar sua expressão artística para além da pele. A proposta surgiu a partir de uma enquete feita por Ianah nas redes sociais. As pessoas deveriam responder o que prefeririam, caso ela sorteasse, gratuitamente, uma tatuagem ou uma pintura, do mesmo tamanho e valor. A resposta foi unânime: tatuagem. "Sinto que quando se fala em pintura, em obra de arte, a galera fica com o pé atrás. Então, esse formato tem muito essa ideia de aproximar o público da linguagem e do consumo de obra de arte", explica. 
A mostra "Algumas coisas bonitas que encontrei" fica aberta para visitação de 1º de março a 1º de maio, de quarta a sábado, das 14h às 21h. O acesso é livre. 

Oficina 
No dia 07 de abril, Ianah irá oferecer a oficina de Pintura com Terra. Durante a atividade, que será realizada das 14h às 18h, no ZV Tattoo e Galeria, a artista visual  ensinará a fazer pigmentos utilizando, principalmente, barro e argila. As vagas são limitadas e as inscrições, que custam R$ 50, podem ser feitas pelo email agendamentozvtattoo@gmail.com.

Tattoo e Galeria
Funcionando desde 2011 na Galeria Joana D'Arc, o ZV Tattoo expandiu suas atividades e a partir de outubro de 2017 passou a abrir espaço também para exposições, cursos e residências, a fim de estimular a troca de experiências entre as variadas formas de manifestação da imagem, envolvendo artistas locais, nacionais e internacionais.  O espaço funciona ainda como um coworking para tatuadores.

Serviço: 
"Algumas coisas bonitas que encontrei" - Exposição de Ianah Maia  Data: 1º de março de 2018, quinta -feira
Hora: 20h
Local: ZV Tattoo e Galeria - Galeria Joana D'Arc (Av. Herculano Bandeira, 513 - Pina)
Visitação da galeria: quarta a sábado, das 14h às 21h
Agendamento: nandozeve@gmail.com
Acesso livre.



Fonte do texto: Maíra Brandão.
Imagens: Foto1: Nathalia Queiroz  - Foto 2: Junior Araújo,







0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA