Baile do Menino Deus no Marco Zero do Recife

05 dezembro 2017 | Postado por casinhadacys

Baile​ ​do​ ​Menino​ ​Deus​ ​celebra​ ​o​ ​Natal com​ ​reflexão​ ​sobre​ ​respeito​ ​e​ ​humanidade Peça dirigida por Ronaldo Correia de Brito é encenada no Recife de 23 a 25 de dezembro Há 14 anos, o “Baile do Menino Deus – Uma Brincadeira de Natal” emociona milhares de pessoas que o assistem ao ar livre, no Marco Zero, Bairro do Recife. Dirigida pelo escritor Ronaldo Correia de Brito, a história de dois pícaros que buscam celebrar o nascimento de Jesus, narrada a partir de figuras da tradição popular brasileira, em 2017, traz novidades, evidenciando em seu discurso e encenação reflexões sobre respeito, humanidade e igualdade entre os povos. 

Com apresentações, gratuitas, nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, sempre às 20h, o espetáculo neste ano dá relevo a temáticas como a destruição dos povos indígenas, da Amazônia, dos rios e também sobre o racismo ainda presente no Brasil.
 “O Baile é uma obra aberta. Se modifica, se renova de acordo com a realidade atual, mas sem deixar seu núcleo”, explica Brito, autor do texto junto com Assis Lima. Como parte dessas mudanças estão a inclusão na peça de figuras como Ogum, orixá guerreiro que faz parte da mitologia afro-brasileira e surge como defensor das forças da natureza e símbolo de sincretismo e tolerância religiosa.
Criado há 34 anos, o texto é parte da Trilogia das Festas Brasileiras, série de peças que retratam as manifestações populares nordestinas, em que se incluem “Bandeira de São João” e “Arlequim de Carnaval”. No “Baile do Menino Deus”, a dupla de Mateus (interpretados pelos atores Sóstenes Vidal e Arilson Lopes) busca uma forma de abrir as portas da casa onde estão José, Maria e o recém-nascido Jesus, e, diante dela, fazer uma festa que celebre a vida. Uma saga que recorre a rezas, prendas e criaturas fantásticas – como a Burrinha Zabilin, o Jaraguá e o Boi. 
A trilha sonora do espetáculo – composta por Antônio Madureira e executada ao vivo por uma orquestra regida pelo maestro José Renato Accioly – reúne canções inspiradas nas brincadeiras populares e na musicalidade nordestina, a exemplo do frevo, maracatu, caboclinho e a ciranda. Desde 2004, o “Baile do Menino Deus” é encenado no Marco Zero do Recife, se transformando em uma tradição do calendário festivo da capital pernambucana. 
Sucesso que reúne, por ano, uma plateia de 70 mil pessoas durante a temporada. Mudanças Além do texto, a encenação do espetáculo também ganha novidades nesta temporada. Assinado pelo encenador Marcondes Lima, o figurino do Baile passa por uma atualização: há roupa nova para os Mateus, coros, orquestra, solistas e bailarinos. 
A cenografia ganha elementos novos criados por Sephora Silva. Um novo solista passa a integrar o elenco da montagem: é o cantor Carlos Filho, integrante do projeto Estesia – que interpreta o Anjo, a Borboleta e o Arlequim. A orquestra também recebe reforço, agora com quatro novas mulheres. E ao coro infantil se juntam oito novas crianças. 
O balé da montagem passa, agora, a executar mais duas coreografias com músicas também novas, incluindo uma dança para Ogum Equipe Mais de 300 pessoas compõem a equipe geral envolvida na encenação do “Baile do Menino Deus”. Além dos atores Arilson Lopes e Sóstenes Vidal, que há 14 anos interpretam juntos a dupla de Mateus, no elenco do espetáculo estão também José Barbosa e Isadora Melo, nos papéis de José e Maria, Daniel Barros e Diógenes Lima também como Mateus. 
A orquestra é formada por 14 músicos, coro de 26 cantores (13 adultos e 13 crianças) e seis solistas, entre eles o cantor Silvério Pessoa e a cantora Surama Ramos. Produção Realizada pela Relicário Produções, da produtora Carla Valença, a temporada 2017 do “Baile do Menino Deus” tem o patrocínio do Ministério da Cultura, Rede, Prefeitura da Cidade do Recife, Governo de Pernambuco, Laboratórios Aché, Tramontina, MDiasBranco e ainda conta com apoio da Toyolex, HMB Pateo, Ferreira Costa, Inbetta e Rede Globo Nordeste. 
Serviço:
“Baile do Menino Deus – Uma Brincadeira de Natal” 
Quando: 23, 24 e 25 de dezembro de 2017 
Horário: sempre às 20h Local: Praça do Marco Zero, Bairro do Recife 
Acesso gratuito 
Classificação livre
Outras informações: www.bailedomeninodeus.com.br
ssista ao vídeo do espetáculo acessando AQUI.





Fonte das imagens: Site oficial Baile do Menino Deus/Divulgação.



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA