Uma semana de atividades para celebrar o centenário de Hermilo Borba Filho

07 julho 2017 | Postado por casinhadacys

Hermilo Borba Filho
Entre os dias 8 e 15 de julho, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), celebra um dos maiores romancistas e homens de teatro que o Nordeste já produziu. No ano em que completaria 100 anos, Hermilo Borba Filho, autor, encenador, professor, crítico e ensaísta, será homenageado com uma semana de programação cultural intensa, anunciada hoje, em coletiva de imprensa realizada no Teatro Hermilo Borba Filho.
“Precisamos despertar entre os jovens o interesse pela obra de Hermilo, que se mantém muito pertinente e necessária, tratando e retratando o Nordeste com fidelidade e devoção”, disse a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, viúva do autor. Também à mesa da coletiva, o diretor-presidente da Cepe, Ricardo Leitão, garantiu que a celebração desse centenário vai durar muito mais que uma semana. “Ao longo dos próximos doze meses, relançaremos muita coisa da vastíssima obra do romancista, ensaísta, estudioso do folclore e dramaturgo Hermilo Borba Filho. Além disso, dedicaremos a ele a próxima edição da Fenelivro.”

O secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, também ressaltou as qualidades do artista e a importância de render a ele justas e muitas homenagens. “Artistas têm essa virtude de serem eternizados por sua obra. Para começar a festejar Hermilo, faremos uma homenagem a ele no Festival de Inverno de Garanhuns deste ano.”
Representando a cidade natal do escritor, o presidente da Fundação Casa de Cultura Hermilo Borba Filho, de Palmares, disse que a festa também está garantida na cidade para celebrar seu filho ilustre. “Teremos exposição e exibição de filmes e entrevistas concedidas por Hermilo, entre os próximos dias 17 e 21.”
No Recife, a obra marcada pelo realismo fantástico com sotaque nordestino inaugurado pelo autor será festejada com lançamento de livros, leituras dramatizadas, exposição de fotos, espetáculos teatrais e exibição de filmes. A programação da Semana Hermilo é uma realização do Centro de Formação e Pesquisa em Artes Cênicas Apolo-Hermilo, da Prefeitura do Recife, e será aberta ao público e gratuita.
No próximo dia 8 de julho, data de nascimento de Hermilo, as atividades começam às 18h, com uma apresentação do Banco de Cavalo Marinho Boi Pintado Mestre Grimário, criado em Aliança e sediado na Cidade Tabajara. Depois, a programação segue intensa, com fala da secretária de Cultura do Recife, atriz e viúva de Hermilo, Leda Alves, do presidente da Cepe, Ricardo Leitão, e do professor doutor da Universidade Federal de Pernambuco, Luís Reis, estudioso incansável da obra de Hermilo.
A noite contará ainda com lançamento do livro Contos e da novela Os Ambulantes de Deus, ambos da Editora Cepe. E com a inauguração da exposição Hermilo 100 anos, de fotos e outros registros da vida e intensa produção do escritor e autor, cuja obra nunca encontrou cenário melhor nem mais pertinente que Palmares, sua terra natal, que ele visitava sempre em sua ficção de muros baixos, baseada em fatos e personagens reais. “Palmares é minha marca para toda a vida”, costumava dizer o autor. A exposição tomará conta do hall dos teatros Hermilo e Apolo e ficará em cartaz durante toda a semana de comemorações e pelos próximos dozes meses.
Ainda no dia 8, a programação segue com uma leitura dramatizada de trechos de várias obras de Hermilo, pelos atores Adriano Cabral e Hilda Torres, às 19h. A partir das 19h30, será apresentado o espetáculo Mucurana, o Peixe, no Teatro Hermilo Borba Filho, uma adaptação de Carlos Carvalho do conto O Peixe, com Mario Miranda, Iris Campos e Flávio Renovatto, da companhia Construtores de Histórias, no elenco.

No domingo (9), a partir das 16h, será encenado o espetáculo infantil Luzia no Caminho das Águas, texto de Alexsandro Souto Maior, com direção de Eron Vilar e Lane Cardoso, Vanessa Lins, Edjalma Freitas, Kamila Souza e Tatto Medinni no elenco, celebrando os 15 anos do grupo Engenho de Teatro. A obra tem como cenário o mesmo imaginário nordestino que abriga a produção hermiliana.
No dia 10, a programação continua com a exposição Hermilo 100 anos, em cartaz nos teatros Apolo e Hermilo. Na terça (11), além da exposição, haverá exibição do documentário Hermilo Borba Filho, de Carla Denise, da Fundação Joaquim Nabuco, no Teatro Hermilo, partir das 19h. Na quarta (12), outro filme será exibido, desta vez no Teatro Apolo: O Canto do Mar, de Alberto Cavalcanti, cujos diálogos são assinados por Hermilo.
A partir das 19h da quinta (13), será encenado o espetáculo A Gloriosa Vida e o Triste Fim de Zumba sem Dente, adaptação de Carlos Carvalho do conto hermiliano O Traidor. No elenco: Mario Miranda, Flávio Renovatto, Daniel Barros e Andrezza Alves.
Na sexta (14), Mucurana, o Peixe será novamente encenado, a partir das 19h. E no sábado (15), encerrando a programação, mais um conto de Hermilo ganha os palcos, a partir das 19h. O espetáculo A Rã, adaptado e dirigido por Luiz Manuel, a partir do conto de mesmo nome escrito por Hermilo, será encenado pelo Coletivo Caverna, com os atores Claudio Lira e Raimundo Branco.
“Buscamos espetáculos que possuíssem alguma coisa a ver com a estética hermiliana. A partir disso, optamos por apresentações que primam pela cena aberta livre, pouco material cênico, e onde a dramaturgia se debruça sobre a cena brasileira. Outra marca da obra de Hermilo era a presença da cultura popular nordestina em seus contos”, explica o diretor e curador da Semana Hermilo, Carlos Carvalho.

Sobre Hermilo 
Um dos autores e homens de teatro mais atuantes e inventivos do Nordeste, Hermilo Borba Filho, nascido no Engenho Verde, da cidade de Palmares, em 1917, tinha enorme e declarado apreço pela cultura e pelas tradições nordestinas. Escritor, encenador, professor, crítico e ensaísta, foi diretor artístico do Teatro do Estudante de Pernambuco e fundador do Teatro Popular do Nordeste, além de ter deixado uma profícua produção literária, de Palmares para sempre.

Programação Semana Hermilo
Dia 8 (Sábado)
18h – Banco de Cavalo Marinho Boi Pintado do Mestre Grimário, no Teatro Hermilo Borba Filho
18h30 – Abertura oficial, também no Teatro Hermilo, com falas da secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, do presidente da Cepe, Ricardo Leitão, e do professor Luís Reis, estudioso incansável da obra de Hermilo. Na ocasião, também haverá a abertura da exposição Hermilo 100 anos e lançamento dos livros Contos e Os Ambulantes de Deus
19h – Leitura dramatizada com Hilda Torres e Adriano Cabral
19h30 – Espetáculo Mucurana, o Peixe, no Teatro Hermilo Borba Filho

Dia 9 (Domingo)
10h – Exposição Hermilo 100 anos, nos teatros Hermilo e Apolo
16h – Espetáculo infantil Luzia no Caminho das Águas, no Teatro Hermilo Borba Filho

Dia 10 (Segunda-feira)
A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos

Dia 11 (Terça-feira)
A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos
19h – Exibição do documentário Hermilo Borba Filho, de Carla Denise, no Teatro Hermilo Borba Filho

Dia 12 (Quarta-feira)
A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos
19h – Exibição do filme O Canto do Mar, de Alberto Cavalcanti, no Teatro Apolo

Dia 13 (Quinta-feira)
A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos
19h – Espetáculo A Gloriosa Vida e o Triste Fim de Zumba sem Dente, no Teatro Hermilo Borba Filho

Dia 14 (Sexta-feira)
A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos
19h – Espetáculo Mucurana, o Peixe, no Teatro Hermilo Borba Filho

Dia 15 (Sábado)
A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos
19h – Espetáculo A Rã, no Teatro Hermilo Borba Filho. 



Fonte: Prefeitura do Recife.
 
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA