Orquestra de Câmara de Pernambuco em concerto junino beneficente neste sábado

07 junho 2017 | Postado por casinhadacys

Baião, xote, forró e coco tocados por violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, oboé, flauta, clarinete, fagote, trompa e com percussão sinfônica. Essa é a mistura sonora do próximo dia 10 de junho, no Teatro de Santa Isabel, quando a Orquestra de Câmara de Pernambuco, sob a regência do maestro José Renato Accioly, apresenta o concerto beneficente São João Sinfônico. 
Quarenta e seis músicos sobem ao palco mais nobre do Recife, a partir das 21h, para relembrar clássicos da música nordestina, em especial, de Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Realizado pelo Governo de Pernambuco, através de uma parceria que envolve Conservatório Pernambucano de Música, Secretaria de Cultura e Fundarpe, e a Carla Navarro Produção Cultural, contando ainda com apoio da Cepe, o evento tem ingresso social e arrecadará donativos para os desabrigados das chuvas em Pernambuco.  
A presidente da Fundarpe, Márcia Souto, destaca, para além da qualidade do programa e do formato que celebra a música e os artistas do nosso São João, a responsabilidade do poder público em garantir apoio aos eventos que se comprometem com as expressões culturais do ciclo junino. “Temos uma cultura rica e diversa, e com nossos próprios artistas conseguimos elaborar eventos muito especiais, como esse que acontecerá no próximo sábado e é simplesmente imperdível’, ressalta.
“O São João Sinfônico segue o objetivo do Conservatório Pernambucano de Música de formar plateias, buscar aproximar a música erudita do grande público. Nada melhor do que realizar isso com o que há de mais representativo do nosso São João”, destaca Roseane Hazin, gerente geral do CPM. 
O São João Sinfônico contará com o acordeonista Beto Hortis como solista e algumas participações superespeciais: SaGRAMA, Quinteto Violado, Silvério Pessoa. Os dançarinos Josy e Tico Caxiado completam o time ilustre. “Depois da apresentação no FIG de 2008, com participação do próprio Dominguinhos, fizemos, no ano passado, com Beto Hortis, incluindo algumas músicas deste músico e compositor pernambucano, que é um gênio, grande acordeonista. Vimos que dava para substituir a voz de Domingos pela sanfona de Beto e, desde então, fomos amadurecendo esta ideia do São João Sinfônico”, detalha José Renato.
Com cinco discos gravados, Beto Hortis será o solista da noite, abrindo o concerto com um repertório de Dominguinhos, a exemplo de Abri a Porta, Sanfona Sentida, Tenho Sede e Gostoso Demais, todas com arranjo de Dierson Torres. Ele executa ainda a sua valsa Pequenas Rosas. 
A segunda parte do concerto terá a participação do Quinteto Violado, que em 2017 completa 45 anos de carreira. Com a orquestra, o grupo, formado por Dudu Alves, Marcelo Melo, Ciano Alves, Roberto Medeiros e Sandro Lins, e mais João Alves na percussão, toca três faixas, a exemplo de Sete meninas.
Um dos momentos mais esperados da noite é quando os Violados tocam Asa Branca, com a Orquestra e o SaGRAMA. Por falar em SaGRAMA, a participação do grupo vai além da execução das músicas no concerto. Sérgio Campelo, diretor musical do grupo, dedicou-se a preparar arranjos para parte do repertório.
O cantor Silvério Pessoa traz para o São João Sinfônico um pouco do seu show projeto atual, dedicado a Jackson do Pandeiro, o show Cabeça Feita. Entre as músicas escolhidas para a ocasião, Sebastiana e Chiclete com Banana, clássicos do repertório do paraibano. Com o SaGRAMA, Silvério canta ainda “Qui nem Jiló”.
Estimado para durar pouco mais de uma hora, o São João Sinfônico será encerrado com todos os músicos e convidados juntos no palco, para executar duas marchinhas juninas.

Serviço:
 São João Sinfônico
Quando: Sábado, 10 de junho, às 21h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio, Recife. Fone: 3355-3323). 
Ingresso social: R$ 1 mais dois 2 produtos de pronto-consumo (leite, sucos, biscoitos, bolachas e enlatados) ou produtos de limpeza a serem doados aos desabrigados pelas chuvas no Estado. Distribuição dos bilhetes e recolhimento das doações a partir das 19h.



Imagens: Divulgação.  
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA