Opções para substituir a farinha de trigo

04 maio 2017 | Postado por casinhadacys

É possível incluir outras opções no cardápio, com maior quantidade de fibras, vitaminas e outros nutrientes importantes para a rotina.  
Produzidas a partir de cerais, grãos, legumes e frutas, as farinhas são utilizadas no preparo de doces e salgados, com o objetivo de dar consistência às receitas. A farinha de trigo ainda é uma das mais consumidas pelos brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Trigo (Abitrigo), cada brasileiro ingeriu, em média, 40kg dessa farinha em 2015. A branca é a preferida e está presente em pães e massas, em geral. No entanto, durante o processo de refino essa farinha de trigo perde boa parte das fibras e outros nutrientes, ficando ainda com alto índice glicêmico.

Além disso, também é restrição para celíacos – pessoas com intolerância ao glúten, proteína presente no trigo – e evitada pelos que desejam uma alimentação mais saudável. “Existem diversas opções para substituir o trigo nas preparações de bolos, salgados, pães e outras receitas. Farinhas funcionais são muito mais ricas em proteínas, vitaminas e outros nutrientes essenciais para o nosso corpo. Algumas das possuem uma ótima textura para se trabalhar e aumentam a ingestão de fibras, contribuindo para uma receita equilibrada, leve e de menor índice glicêmico”, explica Mariana Dias, chef do Greenmix Mercado Saudável.
Desenvolvendo o que denomina cozinha inteligente, o empreendimento foi idealizado para atender pessoas em busca de um estilo de vida saudável e funcional, tendo também preocupação com aquelas que possuem restrições alimentares.  
O restaurante da casa, localizada em Boa Viagem, é livre de contaminação de glúten e lactose. “Os ingredientes são substituídos de maneira inteligente, mantendo as propriedades nutritivas e funcionais. Nada em nossa cozinha é utilizado por acaso, cada alimento tem sua função e buscamos oferecer o melhor, aliando sabor e saúde”, reforça a chef.
 Ótimas opções para substituir a farinha de trigo são as farinhas de aveia, amêndoa, quinoa, linhaça e banana verde. Confira os benefícios:

Farinha de aveia
Possui alto teor de fibras, o que ajuda no funcionamento do intestino e no controle do colesterol. Contém, ainda, vitaminas do complexo B, que atuam no processo de energia, e silício, que age na saúde da pele. É uma das principais substitutas da farinha de trigo, podendo ser utilizada em diversos preparos.

Farinha de amêndoa
Possui vitamina E, antioxidante que evita danos às células do organismo. Esse tipo de farinha também é rico em proteína e gorduras boas, que combatem o colesterol. Pode ser utilizada em substituição à farinha de rosca, para empanar carnes, frango e peixes.

Farinha de quinoa 
É rica em ômega 3 e 6 e uma ótima opção para ser acrescentada a preparações como bolos, pães e massas.

Farinha de linhaça
Possui lignanas, compostos benéficos que atuam no controle da tensão pré-menstrual (TPM), além de ser rica em fibras, vitaminas e minerais. Pode ser acrescentada no preparo de sucos, saladas, panquecas e bolos. 

Farinha de banana verde
É rica em amido resistente, uma fibra prébiótica que ajuda a melhorar o bom funcionamento do intestino, prevenindo, assim, constipação, azia e outros problemas. O amido resistente também auxilia no controle dos níveis de colesterol e glicemia. Pode ser utilizada em tortas e massas.


Fonte: Texto de Lidiane Dias
Imagens: Reprodução. 
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA