Férias com muitas brincadeiras e alimentação balanceada para crianças

06 julho 2016 | Postado por casinhadacys

alimentação balanceada para crianças
As férias, sempre tão esperadas por crianças e pais, são vistas como o momento ideal para descanso e brincadeiras. Mas já se foi o tempo em que os pequenos colocavam os pés na areia e corriam ao ar livre. Seja por falta de espaço ou pela mudança no modelo de educação, a geração atual prefere ficar restrita ao computador, televisão e videogame. Os profissionais de saúde alertam que os pais não podem deixar seus filhos caírem nessa zona de conforto e, para isso, devem estimulá-las a “antigas” brincadeiras, como pular corda, amarelinha, pique-esconde e pintura. Além da diversão, essas atividades promovem a melhoria do sistema circulatório, físico e ajudam na memória. Além disso, possibilitam que a criançada se sociabilize e crie novos laços de amizade. 
Ir à praça, praia ou parquinho, andar de bicicleta, skate ou simplesmente brincar de correr são importantes atividades para o desenvolvimento da criança, tanto físico, quanto social. “Vivemos em um tempo em que a chupeta foi substituída pelo tablet, transformando-se em um elemento de alívio para os pais. E, apesar de sabermos que a tecnologia veio para contribuir, essa não é o melhor das opções na hora de educar”, afirma o pediatra do Hapvida Augusto Borges. “Os pequenos nunca devem passar mais de 20% do seu tempo total de atividades no dia em frente à TV, videogame ou computador. Tudo tem hora pra começar e acabar”, afirma. “Afinal, a criança não pode crescer em uma vida apenas cibernética”, complementa.
“Os pais devem incentivar seus filhos a explorar tudo que as circunda. A ausência do exercício nessa fase da vida traz problemas de toda ordem: funcional, digestivo e até mesmo perda de sentidos. Precisamos estar em constante movimento para que nosso organismo se adapte ao mundo”, ressalta. O médico sugere outras atividades que instiguem a educação auditiva e visual como cinema, teatro e leitura de livros.
Outro fator que deve ser levado em conta durante as férias é a alimentação. Muitas vezes, os responsáveis se rendem às facilidades dos alimentos industrializados, como doces, guloseimas e fast foods, em detrimento ao saudável.  Para a nutricionista da Hapvida Danielle Cardoso, o período de recesso deve ser utilizado para promover a educação alimentar, já que muitos pais têm mais tempo livre com seus filhos nessa época. Segundo ela, alimentando-se de forma correta os pequenos mantêm a energia e imunidade em dia para curtir as férias com saúde. “A família e a criança podem elaborar um cardápio bem diversificado com frutas, sucos, saladas de frutas, sanduíches naturais, vitaminas, bolo simples e tapiocas. Todas essas opções oferecem energia vinda dos carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais”.
Danielle também destaca a importância da atividade física. “Estimular essa prática é fundamental em qualquer fase da vida e muitas dessas atividades podem se tornar brincadeiras. Assim, quando associamos com uma alimentação saudável, diversos fatores positivos andam em conjunto como, por exemplo, a redução de desenvolvimento de DCNT (Doenças crônicas não Transmissíveis) - Hipertensão arterial, Diabetes Mellitus, Dislipidemias e  controle do peso corporal”, enfatiza.


Imagens: Reprodução Internet. 


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA