Pernambuco é todo o São João - Roteiro dos festejos juninos

20 junho 2016 | Postado por casinhadacys

Pernambuco é todo São João
Tradicional nos festejos populares do Brasil, Pernambuco não cansa de surpreender os visitantes todo mês de junho. E no São João 2016 não vai ser diferente. O público que se prepara para passar as festas juninas no Estado terá bons motivos para aproveitar muito mais a estadia. O turista vai contar com o suporte de um hotsite com informações sobre os principais destinos da festa, programação e dicas de roteiros, além dos tradicionais Centros de Atendimento ao Turista (CATs). Outros recursos tecnológicos à disposição do visitante serão os aplicativos Spotify e Telegram. Para entrar no clima junino, antes mesmo da festa, oito artistas pernambucanos se uniram para cantar o tema do São João de Pernambuco 2016. Ao som de “Pernambuco é todo São João”, o coro dos cantadores do forró convida a todos para o arrasta pé. O convite para aproveitar a festa está sendo reforçado também nos voos para Pernambuco.
Desde o início de junho, os passageiros da Azul Linhas Aéreas estão recebendo as boas vindas ao Estado em clima junino, além de informações sobre as tradições da festa. A ação será realizada nos 500 voos da companhia, até o fim do mês.
Para reunir os detalhes do São João pernambucano, em um só lugar, foi criado o hotsite “São João em Pernambuco”. A página apresenta informações para os visitantes que irão passar festejos juninos no Estado. No conteúdo, detalhes sobre a história, programação dos municípios, principais roteiros e informações úteis.  O endereço é www.saojoaoempernambuco.com.br.   Também foram criadas contas de Pernambuco nos aplicativos Spotify e Telegram. No Spotify, foi criada uma playlist com muito forró pé de serra, com os mais variados artistas pernambucanos e nacionais, como Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Dominguinhos. Já no Telegram, os usuários podem encontrar informações e a programação de São João através do @SJEmPernambucoBot. Nas redes sociais oficiais do “Descubra Pernambuco”, os turistas encontram destinos, dicas de comidas típicas e simpatias do período junino.
Com o intuito de atender bem os visitantes que vêm para as festas juninas no Estado, foram instalados Centros de Atendimento ao Turista (CATs) temporários nos principais destinos juninos. Os postos de atendimento fixos foram decorados com o tema da campanha do São João de Pernambuco.  Os CATs móveis funcionarão entre os dias 22 a 26 de junho. Os CATs temporários serão instalados em Caruaru, no Polo Cultural, com parceria da prefeitura do município, em Arcorverde, funcionará o CAT móvel (triciclo), na Praça da Bandeira, principal polo de animação junino, das 14h às 23h. Já em Gravatá, o Triciclo ficará no Rei das Coxinhas, na BR 232, das 10h às 17h. 
Além dos guias e mapas distribuídos durante todo o ano nos CATs, no período junino os turistas contarão com um material exclusivo com informações da festa. O folder “Pernambuco é todo São João. Aqui a tradição bate mais forte”, estará disponível em todos os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) do Estado, além dos totens no Aeroporto do Recife e Terminal Integrado de Passageiros (TIP).  A publicação reúne dicas sobre as cidades que possuem grandes festas juninas, telefones úteis, próximos eventos do calendário festivo, além de informações sobre os diversos destinos turísticos do Estado.
“Atualmente, Pernambuco conta com 11 Centros de Atendimento ao Turista, sendo oito permanentes e três temporários, com atendentes trilíngues que ajudam a divulgar os principais destinos de Pernambuco. Além de distribuir informações sobre a festa, aproveitamos o bom fluxo turístico do São João para divulgar os roteiros diferenciados do Estado”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. 
O convite para aproveitar o São João de Pernambuco não poderia ser diferente. As belas vozes do autêntico forró do Estado entoam juntas o tema “Pernambuco é todo São João”. A música que dará o tom da festa desse ano foi gravada pelos músicos Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Jorge de Altinho, Geraldinho Lins, Santana, Irah Caldeira, Rogério Rangel e Liv Moraes. A versão foi captada em clima de descontração, mas com a característica dedicação à cultura pernambucana de todos. Nenhum dos artistas cobrou cachê de participação no jingle.
  
Confira a programação completa acessando AQUI.

   
Roteiro dos festejos em Pernambuco


São João em Surubim

É tanto lugar arretado pra curtir o São João de Pernambuco que você até fica na dúvida de onde ir. Já ouviu falar em Surubim? Terra de Chacrinha, Capiba, da mais famosa vaquejada do Nordeste e de muita tradição junina! Experimente o delicioso cardápio de pratos regionais, como a buchada, a mão de vaca e a saborosa “galinha terra” (galinha guisada acompanhada de pirão). Faça um passeio pela feira livre e conheça o criativo artesanato local, com bordados, rendas Renascença, tapeçaria, cestaria e artefatos em couro. Visite antigos engenhos e dance o autêntico forró pé-de-serra. Pra viver um São João danado de bom assim, só indo em Surubim. 
www.cadastur.turismo.gov.br (clicar em prestadores + meios de hospedagem)


São João em Recife
Além de encantar por seu cenário de mar, ilhas, rios e pontes, o Recife é único por sua diversidade cultural, forte por sua história, plural pelos eventos que se sucedem ao longo do ano e atraente pelas opções turísticas que oferece.
Para quem não quer parar nem um minuto, a cidade apresenta muitas opções turísticas – até porque o período é de festa, e festa é uma coisa que o recifense adora, principalmente quando regada a shows e expressões de sua cultura popular.
Duas noitadas inesquecíveis é o que você pode vivenciar no Bairro do Recife e no Sítio Trindade. Além de muita animação, os locais são históricos e lindos. Vale conferir.
E entre um e outro forró, aproveite para comer super bem, lembrando que o Recife é centro gastronômico. Aliás, compras e lazer também são vocações da cidade.
http://www2.recife.pe.gov.br/servicos/turista


São João em Olinda
Olinda é Patrimônio Cultural da Humanidade e Primeira Capital Brasileira da Cultura. Com tais títulos, impossível não ter a certeza de que vive um ciclo junino dos mais animados de Pernambuco. E tudo acontece num cenário grandioso que une mar, belíssimas edificações, ruas e ladeiras de pedras irregulares.
A festa se concentra na Praça do Carmo onde trios e quadrilhas se apresentam. O tradicional Acorda Povo, procissão religiosa profana, percorre as principais ruas do Sítio Histórico, sempre ao ritmo do coco e sua insinuante umbigada. Outras manifestações do São João de Olinda são o forró, a quadrilha, o baião e tudo o que mexe-mexe, porque a turma é boa de dança.  
http://www.olinda.pe.gov.br/guia-turistico


São João em Gravatá
Ligando alguns dos principais destinos turísticos de Pernambuco, a BR-232 é um convite a mergulhar nas riquezas da cultura, gastronomia e história dos municípios que permeiam suas margens. Dentre eles está Gravatá, com sua temperatura amena, moda, variedade de restaurantes especializados em gastronomia regional e fondue, além de um destacado polo moveleiro, antiquários, lojas de artesanato, plantações de flores, reservas naturais, criação de cavalos de raça e um enorme elenco de atrativos que encanta o visitante.
Gravatá também se destaca durante os festejos juninos, recebendo os visitantes com uma decoração caprichada, shows artísticos e folclóricos. Isso sem falar nos hotéis da região, que também se preparam para o período com intensa programação. 
http://www.prefeituradegravata.pe.gov.br |www.rota232.com


São João em Bezerros
Em 2016, Bezerros entra no clima junino a partir do dia 18. Até o 26, é uma alegria só, principalmente no povoado da Serra Negra, que fica a 9 km do centro da cidade. Conhecida como São João Cultural Serra Negra, a festa é diferenciada, pois começa durante o dia, a partir das 12h00, com apresentações culturais e as atrações musicais, fazendo todos arrastarem o pé.
Expressões populares não faltam: quadrilhas juninas, grupos de danças, bacamarteiros, banda de pífanos, atrações musicais que tocam o autêntico forró e brincadeiras tradicionais como o quebra panela, que contagia crianças e adultos.
O ambiente oferece estrutura com cabines sanitárias, estacionamento, praça de alimentação, loja de artesanato e área coberta onde acontecem os shows, sem contar o cenário maravilhoso e a temperatura amena. O São João Cultural Serra Negra valoriza as raízes culturais do povo nordestino e atrai muitos visitantes de Pernambuco, principalmente da capital e de estados vizinhos.  
http://www.bezerros.pe.gov.br | www.rota232.com
  

São João em Caruaru
Maior centro econômico do Agreste de Pernambuco, Caruaru, a 29 km de Bezerros e a 130 do Recife, é polo artesanal, industrial, têxtil e cultural, atraindo visitantes do Brasil e do exterior. O comércio e a arte se unem para fazer a alegria do visitante que gosta de boas compras. Impossível resistir às peças produzidas com barro e comercializadas no Alto do Moura, comunidade de artesãos que está situada a 7 km da sede do município e é considerada pela UNESCO “o maior centro de arte figurativa das Américas”. Também imperdível é uma visita às feiras de Caruru, que, juntas, compõem 14 feiras, sendo as mais famosas a de Artesanato e a da Sulanca.
Em Caruaru, inclusive no Alto do Moura, é celebrado o Maior São João do Mundo, em tamanho e duração. Ao longo de um mês inteiro, a cidade recebe milhares de pessoas que dançam e assistem as apresentações de bacamarteiros, grupos de xaxado, quadrilhas matutas estilizadas, mamulengos, bandas de pífano, trios de forró pé de serra e shows de artistas locais e nacionais. 
http://www.caruaru.pe.gov.br | www.rota232.com


São João em Belo Jardim
Todos os anos, no comecinho de julho, Belo Jardim encerra a programação junina de Pernambuco com a tradicional “Festa das Marocas”, também conhecida como a “Festa da Redenção”, uma das mais animadas da época. Muitos shows, gente que não cansa de dançar agarradinho e saborear as comidinhas de milho.
Mas quem vai a Belo Jardim deve também aproveitar para conhecer outros dos seus muitos atrativos, como natureza e forte religiosidade.  Aos encantos do distrito da Serra dos Ventos, somam-se o Centro de Artesanato Tareco & Mariola, o Sítio Rodrigues, com suas louceiras, as belas peças em renascença e labirinto das bordadeiras e rendeiras do Distrito de Xucuru. 
http://belojardim.pe.gov.br | www.rota232.com


São João em Arcoverde
O Sertão pernambucano, tão presente na obra de Luiz Gonzaga, não poderia deixar de festejar o São João. Durante o Ciclo Junino, as cidades da região se enchem de quadrilhas, fogueiras, bacamarteiros, shows artísticos, forró, xaxado, baião e muita comida típica. Exemplo dessa tradição é Arcoverde. Capital do Samba de Coco, que em 2016 comemora 100 anos, abre suas portas para receber milhares de turistas entre os dias 18 e 28 de junho.
Considerada a Porta do Sertão, Arcoverde exporta riqueza cultural. Grupos de coco, reisado, entre outros, guardam suas raízes no município e levam a cultura local por onde passam. Vem de lá o antigo grupo Cordel do Fogo Encantado e o Coco Raízes de Arcoverde. O município também é cenário de movimentos católicos de grande relevância religiosa e humanitária: a Fundação Terra e o Santuário da Misericórdia. 
www.rota232.com


São João em Goiana
São João em Pernambuco
Com um padroeiro do porte de São Pedro, Goiana não poderia deixar de celebrar com pompas e circunstâncias o período junino. O cenário é dos mais belos: dezenas de igrejas, rios e, sobretudo, muita história, reconhecida pelo Patrimônio Nacional.
Registre alguns dos momentos que você não pode perder: procissão do Acorda Povo (dia 22, a 00h – saída: Travessa do Gravatá); procissão de São Pedro (dia 29, às 9h), com percurso náutico que vai da Praia de Carne de Vaca ao Baldo do Rio, onde tem início o cortejo a pé pelas ruas centrais da cidade. Encerramento com missa solene. Também os rituais africanos (candomblé e xangô) mostram sua beleza e misticismo na noite de véspera de São João. Outro destaque do município é o artesanato, com artistas do porte de Zé do Carmo, Mestre Tog e Gercino Santos, além dos trabalhos produzidos pelas mulheres do distrito de Tejucupapo. 
http://pmgpe.com


São João em Serra Talhada
O Sertão mostra que também sabe comemorar com garra os santos juninos. Exemplo da excelência nos festejos é o município de Serra Talhada, que promove o tradicional Encontro Nordestino de Xaxado, dança criada pelos cangaceiros de Lampião, e faz uma verdadeira celebração cultural de raiz para homenagear São João e São Pedro (22 a 28 de junho).






São João em Petrolina
O rio São Francisco e sua bela Petrolina ganham ainda mais encanto e animação quando o assunto são os festejos juninos. Além de muitos shows no Pátio de Eventos, tem um monte de atrações espalhadas pelas comunidades. Confira.
02 a 05/06 – Vaquejada |12/06 – Jecana do Capim |13/06 – Festival de Violeiros | 14/06 – São João Cultural |15/06 – Concurso de Sanfoneiros |16/06 – Concurso de Quadrilha | 17 a 25/06 – São João do Vale 2016 (shows artísticos) |26/06 – Missa do Vaqueiro.



São João em Fernando de Noronha
Consagrado pela UNESCO “Sítio do Patrimônio Mundial Natural”. O arquipélago está situado a 540 km da costa pernambucana (cerca de uma hora de voo a partir do Recife). Imperdível conhecer a antiga Vila dos Remédios, cenário de monumentos históricos.
Aqui não faltam belíssimas praias, oportunidades para o mergulho, passeios de barco, trilhas ecológicas, observação de pássaros. 
Uma comidinha gostosa e baladas nos bares locais garantem o clima de felicidade total. Não é à toa que foi eleita como a segunda melhor ilha da América Latina (TripAdvisor, 2015). 


São João no Litoral Sul
Do Recife ao limite com o Estado de Alagoas, cerca de 120 km de praias de águas mornas e cristalinas garantem diversificadas opções de lazer. Vários desses lugares são famosos e atraem gente do mundo inteiro, como a praia de Carneiros, a de Tamandaré e a de Porto de Galinhas, esta última eleita diversas vezes como uma das melhores praias do Brasil.
A charmosa Vila de Porto de Galinhas oferece completa infraestrutura de gastronomia e hospedagem, oportunidades de compras e muita badalação, inclusive com atrações próprias do ciclo junino. E a programação nos hotéis é show, com muito forró pé de serra e comidinhas de época. 
www.portodegalinhas.org.br 


São João no Litoral Norte
São João em Pernambuco
Muita história, monumentos, mil oportunidades para a prática do turismo cultural, do ecoturismo e do turismo náutico. Tudo isso sem falar nas praias tranquilas e até em ilhas que prometem boas surpresas. Paulista, Igarassu, Goiana e a Ilha de Itamaracá são as estrelas desse pedacinho de paraíso que tem ampla tradição em festejos juninos – até por, tradicionalmente, ser uma área de engenhos, sítios, misticismo e folclore.





Turismo Rural
São João legal curtindo o turismo rural. Essa é uma proposta altamente atrativa que Pernambuco faz a todos os que aqui chegam no período junino.
Do cenário colorido, repleto de bandeirolas e balões, à culinária extremamente saborosa e diferenciada e ao arrasta-pé ao som de um trio forró, tudo encanta, tudo anima. É um verdadeiro “xô stress”.
São muitas as propriedades que entram no clima junino – cada uma com características próprias e com o jeitinho da região onde estão instaladas. Em antigos engenhos ou fazendas, esses pedacinhos de céu oferecem a oportunidade de aproveitar a natureza de modo sustentável e vivenciar o dia a dia do campo, seja com hospedagem ou day use.
Vale saber: Uma visita aos engenhos é uma viagem que remete à opulência do Ciclo do Açúcar em Pernambuco. Nesses locais, cheios de história para contar, o tempo deixou seus recadinhos nas casas-grandes, nas senzalas e nas capelas. E são tantas coisas inusitadas a fazer: acompanhar o processo de produção de cachaça, rapadura e alfenim; assistir ao pôr do Sol na Serra Negra, em Bezerros; passear de balão sobrevoando a paisagem inesquecível de Bonito, entre outros encantadores passeios. 




Fonte de informações:
Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer – Governo de Pernambuco.
Empresa de Turismo de Pernambuco – Empetur.
Site: saojoaoempernambuco.com.br
Imagens: Reprodução.

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA