Espetáculo de ritmos, cores e muita riqueza cultural marca a abertura oficial do Carnaval do Recife 2016.

05 fevereiro 2016 | Postado por Casinha da Cys

#CarnavalRecife
Acontece nesta sexta-feira (5). Será uma noite de exaltação às nossas manifestações culturais mais tradicionais, que irá contagiar os foliões para curtir os quatro dias de folia de Momo na capital pernambucana. Estarão presentes nesse momento de apoteose os três homenageados da festa: o Maracatu Nação Porto Rico, o Clube Carnavalesco Misto Pão Duro e o Maestro Forró. A partir das 17h, as onze nações de maracatus e os quatro grupos de caboclinhos – pela primeira vez presentes no abre da festa – concentram-se na Rua da Moeda, sob o comando do músico Naná Vasconcelos para seguir em cortejo em direção ao Marco Zero. Lá, já a partir das 18h, o Clube Carnavalesco Misto Pão Duro e o Maracatu Nação Porto Rico aquecem o público para a festa.  
O cortejo chega ao Marco Zero às 19h e, após a cerimônia oficial de abertura e o show pirotécnico, juntam-se a ele a cantora Sara Tavares, um dos principais nomes da música moderna de Cabo Verde; o cantor Lenine, que retorna ao Carnaval do Recife; o grupo Voz Nagô e os bailarinos Marcos Livan, de Cuba, e Bella Maia.  
Na segunda parte do espetáculo, a partir das 22h, é a vez do Maestro Forró e a sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério mostrarem a diversidade musical que é a cara do Recife. O grande show terá a participação de 18 convidados, entre os quais Johnny Hooker, Lirinha, Otto, Elba Ramalho, Chico César, Luiza Possi e muito mais.  
Depois, o palco do Marco Zero ainda recebe uma apresentação dos cantores Marron Brasileiro, Ed Carlos, Diego Cabral, Edilza Aires e do Coral Edgard Moraes para encerrar a grande noite que dá o pontapé inicial da folia na capital pernambucana.

Roteiro – Abertura do Carnaval do Recife 2016

RUA DA MOEDA (CONCENTRAÇÃO DO CORTEJO)
A partir das 17h – Naná Vasconcelos + 11 nações de maracatu de baque virado (Porto Rico – homenageado do Carnaval; Estrela Brilhante do Recife - Mestre Walter; Encanto do Pina - Mestre Joana; Cambinda Estrela - Mestre Adriano; Almirante do Forte - Mestre Teté; Leão da Campina - Mestre Hugo; Encanto da Alegria - Mestre Felipe; Sol Nascente - Mestre Thiago; Raízes de Pai Adão - Mestre Leandro; Aurora Africana - Mestre Danilo; Estrela Dalva - Mestre Marconi) + 4 tribos de caboclinhos (7 Flexas do Recife - Cacique Paulo; Tupi - Cacica Érica; Kapinawá - Cacique Fábio; União Sete Flexas de Goiana - Cacique Jean) + 20 caboclos de lança (maracatu de baque solto)

18h30 – Saída para Marco Zero (Roteiro: Rua da Moeda/ Rua Mariz e Barros/ Avenida Marquês de Olinda/ Marco Zero)

PALCO MARCO ZERO 
17h50 – Clarinada:  Clarins de Momo de Pernambuco 
18h – Clube Carnavalesco Misto Pão Duro – homenageado do Carnaval 
18h30 – Maracatu Nação Porto Rico – homenageado do Carnaval (Ficará no palco até a entrada de todas as nações que integram o cortejo)

Início da 1ª parte do espetáculo:
19h – Chegada do cortejo com Naná Vasconcelos + Cerimônia oficial de abertura do Carnaval + Show pirotécnico com rufar de tambores + Apresentação de Naná Vasconcelos com Voz Nagô, Lenine, Sara Tavares, Bacalhau, Marcos Livan e Bella Maia

Encerramento da 1ª parte:
19h45 – Saída de Naná + batuqueiros + caboclinhos + Voz Nagô
20h30 – Clarinada: Clarins de Momo de Pernambuco 

Início da 2ª parte do espetáculo:
22h – Maestro Forró – homenageado do Carnaval – e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério + convidados: Lenine, Cannibal, Otto, Lirinha, Johnny Hooker, Naná Vasconcelos, Maracatu Nação Pernambuco, Fred 04, Chico César, Luiza Possi, Almir Rouche, Gustavo Travassos, Luciano Magno, Nena Queiroga, André Rio, Getúlio Cavalcanti, SpokFrevo Orquestra, Elba Ramalho. 

Início da 3ª parte do espetáculo:
00h20 – Marron Brasileiro + Ed Carlos + Diego Cabral + Coral Edgard Moraes + Edilza Aires.


Dica legal:
Vai para o Recife Antigo? Saiba então que existem estacionamentos gratuitos para atender o folião. Dois na Prefeitura, um no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e outro no Tribunal Regional Federal (TRF). Serão 1.500 vagas para carros e 300 para bicicletas e motos. De 10 em 10 minutos, 6 vans estarão circulando até a Arena Gastronômica, uma das entradas para a folia. Mas, ciclista, lembre-se de levar seu cadeado. E, motorista, você já sabe: se vai beber, deixe esse carro em casa.

Horários de funcionamento:
Sexta-feira (5/2): das 18h às 4h
Sábado(6/2) à terça-feira (9/2): 12h às 4h.



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA