Cuidado na escolha dos óculos de sol

12 janeiro 2016 | Postado por Casinha da Cys

Seja para ir à praia, piscina ou apenas para guiar o carro. Muitas pessoas não abrem mão dos óculos de sol em vários momentos do dia, principalmente, naqueles de maior luminosidade. Os cuidados, porém, não devem ficar restritos a esses períodos, conforme afirma a oftalmologista Nara Galvão, do Hospital da Visão de Pernambuco (HVISÃO): “Os óculos de sol são sempre necessários, pois estamos expostos às radiações solares todo o tempo. Até em dias nublados”.  A função dos óculos escuros é filtrar os raios ultravioletas, infravermelhos e outras irradiações, permitindo que a pessoa enxergue sem provocar alteração de cores.
 “Os óculos de sol podem ser entendidos como o filtro solar da pele. São essenciais, simples e podem evitar vários danos à visão”, explica Nara Galvão. Por diminuírem a luminosidade recebida pelos olhos, eles fazem com que as pupilas fiquem mais dilatadas, permitindo uma maior passagem de raios ultravioletas. “Como em ambientes mais escuros nossas pupilas ficam maiores, as lentes sem proteção poderiam servir como um falso escuro, em que as pupilas aumentam, permitindo maior entrada dos raios”, alerta Nara.
“As radiações UVA e UVB são consideradas igualmente danosas aos olhos, podendo ser responsáveis por doenças na retina, incluindo o aparecimento de degenerações que podem se associar a perdas importantes da visão, como a catarata”, explica a oftalmologista. Daí a importância do filtro anti-UV nas lentes, que deve ser de 100% - níveis de proteção abaixo disso podem causar queimaduras de retina e córnea e mesmo dores de cabeça. 
Segundo Nara, a maneira mais correta de adquirir os óculos de sol é em óticas de referência – e não nos tabuleiros encontrados no meio da rua ou na praia. “Nem sempre é fácil distinguir uma lente ‘boa’ da falsificada, que não tem a proteção. Geralmente, elas apresentam um selinho como certificado – mas existem falsas que também os têm”, alerta. 
Nara Galvão ressalta que as lentes não precisam ser, necessariamente, escuras ou de cor para oferecer a proteção aos olhos. “Muitas lentes brancas (transparentes), que usamos para a correção do grau, já vêm com a proteção contra os raios UVA e UVB”, explica, lembrando que os cuidados também devem ser tomados quando os óculos são destinados às crianças. “Nem sempre é fácil que elas usem óculos de sol, mas podemos conseguir proteção estimulando o uso de bonés, por exemplo”, afirma a oftalmologista Nara Galvão. 
Outros cuidados que podem ser tomados para proteger os olhos são: não usar lentes de contato na piscina; fazer compressas com soro fisiológico caso os olhos fiquem irritados devido à água do mar, piscina ou exposição ao sol; e evitar passar protetor solar na região dos olhos. E, em caso de vermelhidão ou outra irritação nos olhos, procurar um oftalmologista para que o profissional possa dar o diagnóstico preciso.




Fonte: Texto informativo Brava Comunicação.
Imagens: Internet.  
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA