Doação de órgãos, um gesto que ajuda a salvar vidas

25 setembro 2015 | Postado por casinhadacys

Pernambuco ocupa atualmente o segundo lugar no País em transplantes de coração e medula óssea. No próximo dia 27, acontece o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A data tem como objetivo conscientizar a população para a importância da iniciativa, que pode salvar muitas vidas, a exemplo do que aconteceu recentemente com o falecimento da jornalista Juliana Cuentro: cinco pessoas que precisavam de transplantes ganharam uma nova oportunidade de vida devido ao gesto da profissional, que era doadora de órgãos.  Apoiar a doação de órgãos é um ato simples, conforme explica o hepatologista Cláudio Lacerda, chefe do programa de transplante de fígado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), em parceria com o Hospital Jayme da Fonte. “É importante informar a família sobre a decisão, manifestando claramente esse desejo. Além disso, é essencial que sejam realizadas campanhas de conscientização de forma continuada”, explica o médico.  
O Hospital Jayme da Fonte é referência na realização de transplantes hepáticos e na cirurgia de captação de múltiplos órgãos, contando com uma Comissão Intra-hospitalar voltada para a identificação de possíveis doadores. A comissão é formada por profissionais capacitados que avaliam os pacientes que estão evoluindo para a morte encefálica e comunicam à Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), órgão responsável pelo cadastro de receptores na lista de espera para transplantes e distribuição dos órgãos. 
Após ser notificada sobre potenciais doadores com diagnóstico de morte encefálica, a CT-PE inicia o processo logístico para a captação do órgão e realização do transplante. “É importante reforçar que todo o procedimento para doação de órgãos deve passar pela CT-PE para manter a integridade das ações”, explica o hepatologista Cláudio Lacerda. 
Segundo a enfermeira da Central de Transplantes Jaqueline Diniz, para que a doação aconteça, é necessário confirmar a morte encefálica do paciente por meio de um rígido protocolo, que envolve avaliação médica e realização de uma série de exames. Já com o termo de autorização assinado, a CT-PE encaminha o órgão para um receptor compatível, obedecendo à ordem da lista única do Estado. Não havendo compatibilidade, o órgão entra na lista nacional.
Existem dois tipos de doação. Uma delas é a que é feita entre doadores vivos, que somente podem doar órgãos duplos ou partes de órgãos – cuja retirada não vai causar danos ao doador –, a exemplo dos rins ou parte do fígado. A outra, entre doadores falecidos, que são pacientes que evoluíram para a morte encefálica – quando não há mais atividade cerebral, mas os órgãos continuam em funcionamento. Estes podem doar coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veias, ossos, pele e tendão. 
Qualquer pessoa pode doar seus órgãos e tecidos, e beneficiar até sete pessoas, mas é preciso não ter passado por doenças que possam ter contaminado ou que prejudiquem o funcionamento do órgão. De acordo com a legislação dos transplantes brasileira, a doação deve ser consentida pelo familiar de até 2º grau compatível.
NÚMEROS – Segundo o hepatologista Cláudio Lacerda, a previsão é que a Unidade de Transplante de Fígado do HUOC realize 130 transplantes este ano, totalizando 1.000 transplantes ao longo dos 16 anos de atividade da Unidade, o que a consolida entre as três maiores do País. “Com curva de crescimento que deverá nos colocar em segundo ou mesmo em primeiro lugar nos próximos anos”, ressalta Cláudio Lacerda, chefe do programa de transplante de fígado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), em parceria com o Hospital Jayme da Fonte. 
Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Pernambuco está em segundo lugar no número de transplantes de coração e medula óssea no Brasil, ficando atrás somente de São Paulo. Entre janeiro e junho de 2015, foram realizados 25 procedimentos de coração no estado – o número iguala as doações realizadas durante todo o ano de 2014. Já no caso de medula óssea, foram 111 procedimentos no primeiro semestre – em 2014, foram 113 no mesmo período e 214 ao longo de todo o ano. 
Outro destaque é que Pernambuco é o primeiro lugar no Nordeste e sexto no País no número de transplantes de rim, com 170 procedimentos realizados nesse primeiro semestre – em 2014, foram 137 transplantes no mesmo período. Atualmente, 1.298 pessoas estão na fila de espera no Estado. Desse total, 1.068 esperam por um rim, 115 por uma córnea, 78 por um fígado, 30 por um transplante de medula óssea e 6 de um coração, além de uma pessoa na fila por pâncreas/rim. 
Brasil Verde – Durante a Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, o Hospital Jayme da Fonte, no Recife, iluminou de verde sua fachada principal. A campanha Brasil Verde, da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), busca aumentar o número de doadores em todo o país. O Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos é comemorado neste domingo (27). O Hospital Jayme da Fonte é referência em transplantes de fígado, já tendo realizado 739 cirurgias.







Fonte: Texto informativo Brava Comunicação.


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA