Decoração de quartos inspirados no método montessoriano

15 outubro 2015 | Postado por Casinha da Cys


A médica e educadora italiana Maria Montessori, primeira mulher a conseguir diploma em medicina na Itália, desenvolveu a Pedagogia Montessoriana ou Método Montessori. A intenção do método é elaborar um ambiente mais propício para o desenvolvimento da criança e que apresentasse condições de livre expressão das capacidades dos pequenos em um local de aprendizado mais criativo.  O método tem a proposta de ressaltar a importância de conseguir um local para estimular a criança a ter condição de aprender através de suas próprias experiências. A criança poderia se desenvolver com criatividade de forma saudável e espontânea.
A ideia é fazer uma decoração para o quarto da criança, por exemplo, pensando na criança, no uso funcional de todo ambiente para o pequeno e não para o adulto, um espaço elaborado para proporcionar ferramentas para a expressão da criatividade da criança com liberdade.  Dessa forma, a criança poderia crescer em ambiente que ela pudesse ter autonomia e independência. Obedecendo, evidentemente, todos os itens e condições de segurança para a criança.
























Confira o texto que encontramos sobre o tema
Princípios do Sistema de Educação de Maria de Montessori:
- Respeitar e incentivar a criança
- Dar liberdade de movimento
- Incentivar a independência e a tomada de decisão
- Proporcionar oportunidades para aprendizado
- Enfatizar atividades sensoriais, dentre outros.

Como montar o quarto da criança utilizando a filosofia Montessoriana
Para iniciar a montagem de um quarto infantil utilizando a filosofia de Maria de Montessori o ponto de vista da criança deve ser totalmente levado em consideração. O espaço deve ser especialmente preparado para que a criança se movimente livremente e com segurança. É reconhecido que a criança se desenvolve mais completamente (mental, emocional e fisicamente) quando tem liberdade para mover-se e explorar o ambiente. Assim, este deve ser pensado para a criança e não apenas para facilitar as tarefas dos adultos.

Tópicos a serem levados em consideração ao se montar um quarto montessoriano:
Berço
O berço é um limitador de movimento. Assim, o primeiro passo é abolir este item e utilizar o colchão ou um futon diretamente no chão ou em cima de um estrado baixinho ou um tatame de E.V.A.. Dessa forma, a criança pode descer da cama quando quiser, para explorar o seu quarto. Ao lado do colchão, pode-se colocar um tapete que além de amortecer uma possível queda, proporcionará estímulos sensoriais diferentes.
Segurança
Tomadas elétricas e objetos pontiagudos devem ficar fora do alcance das crianças. O ideal é que a mãe ou o pai se coloquem na posição da criança e avaliem os riscos do local.
Estímulos
Segundo Maria de Montessori, nos primeiros anos de vida, a criança elabora os próprios conceitos pela ação e pelo contato com o mundo em que vive. Ela atua pela ‘mente absorvente’ e os órgãos sensoriais são os captadores dessas informações.
Um espelho é um estímulo importante; o bebê gosta de ver rosto humano e assim, vê-lo a qualquer momento é sempre bom. Além disso, é importante o bebê reconhecer o próprio rosto e os movimentos do seu corpo; isso o ajuda a entender que é uma pessoa distinta da mãe. Por segurança, é importante que esse espelho seja de acrílico e fique bem fixado na parede.
Para o estímulo auditivo, músicas ou sons de violão ou flauta são uma boa pedida. Músicas de compositores clássicos em geral são adoradas pelos pequenos.
Os bebês novinhos adoram móbiles feitos com formas geométricas e cores fortes. Deve-se tomar cuidado para que o móbile não seja alcançado muito facilmente a ponto de a criança poder puxar o móbile para baixo, o que poderia machucá-la.
Livros e revistas também podem ser deixados ao alcance da criança, para que ela folheie, veja as figuras e mesmo rasgue as páginas.
Ao alcance das crianças
Os brinquedos das crianças devem ficar ao alcance delas, organizados em prateleiras baixas. Evite acumular muitos brinquedos ou guardá-los em grandes caixas. O ideal é que os brinquedos sejam poucos e fiquem à vista da criança, para que ela sinta vontade de brincar e possa escolher com qual brincar. Os brinquedos podem ser trocados, deixando-se de três a seis opções de cada vez.
Essa rotação é indicada para que a criança não enjoe dos objetos.Os enfeites do quarto devem ser colocados na altura da criança. Quadros, fotos da família, desenhos, adesivos de parede, devem ser instalados ao nível dos seus olhos.



Imagens: Reprodução internet. 
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA