Olha!Recife atinge a marca de 10 mil participantes

06 maio 2015 | Postado por Casinha da Cys

Olha!Recife
O projeto de sensibilização turística Olha!Recife, criado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, para estreitar laços do recifense com os atrativos e paisagens que cercam seu cotidiano, atinge neste fim de semana a marca dos 10 mil participantes. E quem ganha o presente é a população. Foi o público que decidiu, numa votação feita pelas redes sociais, quais seriam os roteiros desta semana. O passeio de catamarã escolhido foi noturno, com o tema Rio Capibaribe e suas Pontes. A saída será no sábado (09/05), a partir das 18h, do Catamarã Tours, com destino às principais pontes e ilhas do Centro, na iluminada noite recifense vista de dentro do rio.  
O roteiro de ônibus mais votado foi o Jardim Botânico e Lagoa do Araçá. Os participantes poderão explorar as trilhas, orquidário e jardim sensorial do Jardim Botânico, depois conhecer a lagoa que é um dos mais bonitos recantos da cidade. O passeio sai, no sábado (09/05), às 14h da Praça do Arsenal. 
Para o Olha!Recife a pé, os participantes escolheram o roteiro Recife Barroco, que visitará as belas igrejas Madre de Deus, Convento Franciscano de Santo Antônio, Matriz de Santo Antônio, Basílica do Carmo, Conceição dos Militares, Pátio de São Pedro e Pátio do Livramento. O passeio sai da Praça do Arsenal às 9h do domingo (10/05). 
Dos roteiros de bicicleta, o mais votado foi o Cúpulas do Recife, que explora a origem das cúpulas e suas aplicações na arquitetura ao longo da história. O passeio começa no Marco Zero, com a observação das cúpulas da Associação Comercial, seguindo para o Palácio da Justiça, na Praça da República, Basílica da Penha, Casa da Cultura, Faculdade de Direito, Assembleia Legislativa, sede da Emlurb e Quartel do Derby, onde se encerra o tour, que sai às 9h do domingo (10/09) da Praça do Arsenal. 
Para participar é necessário realizar uma inscrição prévia no site www.olharecife.com.br, a partir das 8h desta sexta-feira (08/10).

MUDANÇAS 
Criado em março de 2014, o projeto ofereceu até o fim de semana passado 227 passeios de catamarã, de ônibus,  de bicicleta e a pé, atendendo 9.997 pessoas para compartilhar informações, histórias e encantos da capital pernambucana. 
"O Olha!Recife é um convite para que o recifense não esqueça de contemplar a cidade onde vive. Os roteiros oferecem à população um mergulho gratuito e assistido por guias de turismo na história e na beleza da cidade, a partir de temas que se renovam sempre", diz o secretário de Turismo e Lazer Camilo Simões, que anuncia mudanças para breve nas inscrições do projeto. 
Até o fim deste mês, duas inovações serão implementadas no processo de inscrições online para os passeios: a lista de inscritos com nome e um sobrenome de cada um será publicada no site do projeto (www.olharecife.com.br) para confirmar os inscritos, além disso só será validada uma inscrição por mês nos passeios de catamarã e duas nos roteiros de ônibus para cada CPF válido. 
Para os passeios de bicicleta e a pé, não há qualquer limite de participação por mês. "A intenção é que o projeto possa atender um número maior de cidadãos, para conseguirmos multiplicar o orgulho e o sentimento de pertencimento dos recifenses", explica o secretário. 
Seja caminhando, seja pedalando, navegando ou simplesmente caminhando, o Olha!Recife oferece à população a possibilidade de aprender um pouco mais sobre a história da cidade e redescobrir pontos turísticos, além de qualificar o recifense para orientar melhor o turista que chega na cidade. "Esse é um dos aspectos mais interessantes do projeto: além de tudo, ele cria uma legião de guias turísticos informais. Gente que, além de curtir a cidade, se qualifica para dar informações sobre ela." 
O projeto está fazendo tanto sucesso, que já ganhou até reconhecimento nacional. Em 2014, foi indicado para compor a publicação Boas Práticas em Turismo, do Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas. 
  
BALANÇO
Os passeios de catamarã e de ônibus, ambos realizados aos sábados, atenderam 5.580 e 2.985 pessoas, respectivamente, entre março de 2014 e março de 2015. Pelo rio, foram oferecidos quatro roteiros: Recife e seus Bairros, Volta pela Ilha, Recife e suas Pontes, além do noturno. 
Entre os temas oferecidos pelos roteiros de ônibus, estiveram: Abelardo da Hora; Recife Maçônico; Vitrais Sacros;  Lagoa do Araçá e Jardim Botânico; Monumentos e Praças; Circuito das Pontes; Circuito Afro; e Circuito dos Poetas. 
Dos roteiros a pé, dos quais já participaram 998 pessoas, destacam-se os temas: Bairro do Recife; Recife Barroco; Caminhos do Frei Caneca; Circuito das Praças; Pátios das Igrejas; Arquitetura Eclética do Bairro do Recife; e Parque 13 de Maio e arredores. 
Os circuitos de bicicleta, que já adotaram temáticas como o Recife Holandês, o Recife Francês, o Circuito dos Poetas e o Recife das Mulheres, totalizaram 434 participantes entre março de 2014 e março de 2015.  

ASSSOMBRADO 
Em virtude da grande procura registrada para o passeio de ônibus com o tema Recife Mal Assombrado, realizado no dia 1º de novembro de 2014, a Secretaria de Turismo e Lazer decidiu tornar fixa essa programação específica, repetindo o roteiro uma vez por mês, sempre no último sábado do mês, além dos quatro roteiros regularmente oferecidos a cada fim de semana. 
O roteiro passa por locais como o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), Rua Nova, Praça Chora Menino, Academia Pernambucana de Letras e Cruz do Patrão, considerados locais sombrios da cidade. O tour, sempre muito concorrido, sai sempre às 18h, da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.  
NÚMEROS
Olha! Recife de Ônibus
•  Passeios com duração média de 4h
•  Foram 71 passeios e 2.985 participantes em 2014
•  Em 2015, serão oferecidos 18 tipos de roteiros / 32 saídas
•  Serão 200 pessoas por mês / 1.600 pessoas até o final do ano
  
Olha! Recife no Rio
•  Passeios com duração média de 2h
•  Foram 59 passeios e 5.580 participantes em 2014
•  Em 2015, serão oferecidos 4 tipos de roteiros / 32 saídas
•  400 pessoas por mês / 3.200 pessoas serão atendidas até o final do ano

Olha! Recife a Pé
•  Passeios com duração média de 2h
•  Foram 49 passeios, com 998 participantes em 2014
•  Em 2015, serão oferecidos 16 tipos de roteiros / 32 saídas
•  120 pessoas por mês / 960 pessoas até o final do ano

Olha! Recife Pedalando
•  Passeios com duração média de 2h
•  Foram 48 passeios, com 434 participantes em 2014
• Em 2015, serão 10 tipos de roteiros / 32 saídas
•  80 pessoas por mês / 640 pessoas até o fim do ano




Fonte: Prefeitura do Recife
Imagem: Arquivo pessoal Casinha da Cys. 
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA