Festa para celebrar 102 anos do Rei do Baião Luiz Gonzaga

11 dezembro 2014 | Postado por Casinha da Cys

No próximo sábado, 13 de dezembro, o Recife comemora o aniversário de 102 anos do Rei do Baião Luiz Gonzaga. A programação de festividades promovida pela Prefeitura do Recife começa a partir do meio dia no Memorial Luiz Gonzaga com a expo Dos bois aos Baiões, também às 16h no Pátio tem concentração do Cortejo Rei do Baião com sanfoneiros e às 19h na esplanada do Parque Dona Lindu Elba Ramalho celebra 35 de sucesso comandando o espetáculo Cordas, Gonzaga e Afins com acesso livre para o público.   

Confira a programação dos eventos
12h – Início da programação do Memorial Luiz Gonzaga, no Pátio de São Pedro, com apresentações artísticas, abertura da exposição “Dos bois aos Baiões”e  lançamento de catálogo. Dos Bois aos Baiões ficará exposta no Memorial Luiz Gonzaga, por curta duração e apresentará peças em barro do Mestre Vitalino, Zé Caboclo, entre outros.

16h - Concentração no Pátio de São Pedro com a participação do boneco gigante de Luiz Gonzaga e a Forrovioca, estacionada no Pátio, e esquentando com apresentações de forrozeiros.

17h – Saída do Cortejo do Rei do Baião com sanfoneiros, forrovioca e o boneco gigante em direção ao Cais do Sertão.

18h – Chegada do cortejo ao Museu Cais do Sertão tem shows do mestre Camarão, Banda Em Canto e Poesia (Antonio Marinho, Miguel Marinho, Greg Marinho) e da Banda Polinário.

19h – Espetáculo Cordas, Gonzaga e Afins com Elba Ramalho, grupo SaGRAMA, Quarteto Encore e o sanfoneiro Marcelo Caldi com acesso livre para o público na esplanada do Parque Dona Lindu. Além de homenagear o Rei do Baião Luiz Gonzaga o espetáculo celebra os 35 anos de sucesso de Elba Ramalho completados este ano. 
Cordas, Gonzaga e Afins  no Parque Dona Lindu 
Cordas, Gonzaga e Afins comemora aniversário de Luiz Gonzaga e celebra 35 anos de sucesso de Elba Ramalho dia 13 de dezembro, no Parque Dona Lindu. O acesso é livre para o público que poderá conferir um belo espetáculo aplaudido pela crítica em todo país.
O espetáculo pernambucano Cordas, Gonzaga e Afins, que faz homenagem a Luiz Gonzaga e aos 35 anos de lançamento do primeiro álbum de Elba Ramalho, Ave de Prata, completados este ano, encerra a primeira parte da turnê nacional no próximo dia 13, ás 19h, na esplanada do Parque Dona Lindú (palco externo do Teatro Luiz Mendonça com acesso livre para o público). A data foi escolhida a dedo, porque dia 13 é o aniversário de 102 anos do Rei do Baião e dia também de celebrar os 35 anos de sucesso de Elba Ramalho.  Cordas, Gonzaga e Afins está dentro da programação de festividades de aniversário de Luiz Gonzaga com apoio cultural da Prefeitura do Recife. 
A primeira parte da tournê nacional do espetáculo patrocinada pela Natura Musical passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Recife a gravação do DVD, foi ovacionado pelo público que lotou os teatros, aplaudiu de pé várias vezes em cena aberta e colecionou elogios da crítica e do público. Cordas, Gonzaga e Afins reúne no mesmo palco a cantora Elba Ramalho, acompanhada do grupo instrumental SaGRAMA, o quarteto de cordas Encore e o sanfoneiro carioca Marcelo Caldi.
Criado  pela produtora cultural e jornalista Margot Rodrigues, o projeto traz uma nova roupagem armorial para as canções do “Mestre Lua” e o universo que o inspirava. O espetáculo surpreendente com imagens dialogando com repertório do Rei do Baião e seus afins, como Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil. O espetáculo conta ainda com textos do dramaturgo Newton Moreno e do poeta João Cabral de Melo Neto,e Andre Brasileiro assina a direção.  Cordas, Gonzaga e Afins faz encontro musical do popular com o erudito com cello e violinos, com arranjos e direção musical do maestro Sérgio Campelo. O espetáculo já foi visto e aplaudido por cerca de sete mil pessoas. O show tem 1h30 de duração dividido em dois atos imperceptíveis para o público, mostrando a trajetória da carreira de Luiz Gonzaga do Sertão ao Mar.  No palco Elba Ramalho está acompanhada pelo grupo SaGRAMA e convidados fazendo um total de 16 pessoas em cena.

Roteiro 
Primeiro ato:
1. Pau de arara (Luiz Gonzaga e Guio de Moraes, 1952)
2. Algodão (Luiz Gonzaga e Zé Dantas, 1953)
3. Não sonho mais (Chico Buarque, 1979)
* Toda paixão é jagunça - Texto de Newton Moreno
4. Qui nem jiló (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, 1950)
* Aboio mudo - Texto de Newton Moreno
5. Súplica cearense (Gordurinha e Nelinho, 1967)
6. Assum branco (José Miguel Wisnik e Tom Zé, 1994)
7. Assum preto (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, 1950)
8. O ciúme (Caetano Veloso, 1987)
9. Béradêro (Chico César, 1995)
10. Ave Maria sertaneja (Júlio Ricardo e Osvaldo de Oliveira, 1964)
* Ave Maria - Texto de Newton Moreno
11. Ave Maria (Bach e Charles Gounoud, 1853) - em latim
* Texto da cigana (João Cabral de Melo Neto in Morte e vida severina, 1955)
12. Funeral de um lavrador (Chico Buarque sobre texto de João Cabral de Melo Neto, 1964)* Poema para seu lua - Texto de Newton Moreno
13. A natureza das coisas (Accioly Neto, 2000)
14. Tomara (Alceu Valença e Rubem Valença Filho, 1992)
Interlúdio:
15. Mundo do lua - tema instrumental com SaGRAMA(Medley com composições de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira gravado pelo grupo em álbum de 2008)
Segundo ato:
16. A violeira (Antonio Carlos Jobim e Chico Buarque, 1983)
17. Adeus, Iracema (Luiz Gonzaga e Zé Dantas, 1962)
18. Ciranda praieira (Lenine e Paulo César Pinheiro, 2008)
19. Aquela rosa (Geraldo Azevedo e Carlos Fernando, 1979)
20. Gravitacional (Marcelo Jeneci, 2014)
21. Braia dengosa (Luiz Gonzaga e Guio de Moraes, 1952)
* Fantasmas que migrou - Texto de Newton Moreno
22. Chão de giz (Zé Ramalho, 1978)
23. Sabiá (Luiz Gonzaga e Zé Dantas, 1951)
24. Domingo no parque (Gilberto Gil, 1967)
25. Sanfona sentida (Dominginhos e Anastácia, 1973)
26. Sete meninas (Dominguinhos e Toinho Alves, 1975)
27. São João na roça (Luiz Gonzaga e Zé Dantas, 1952)
28. Olha pro céu (Luiz Gonzaga e José Fernandes, 1951)
29. Pagode russo (Luiz Gonzaga, 1946)
Bis:
30. Asa branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, 1947)
31. Canta Luiz (Dominguinhos e Oliveira, 1997)
32. A vida do viajante (Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil, 1953)

Espetáculo Cordas, Gonzaga e Afins
Quando/Onde/Hora: Dia 13 de dezembro, às 19h, na esplanada do Parque Dona Lindu
Acesso livre para o público


Expo Dos Bois aos Baiões
A Fundação de Cultura Cidade do Recife promove um evento onde comemora o 102º aniversário de Luiz Gonzaga, no dia 13 de dezembro, fazendo parte do calendário cultural do Recife.O Memorial Luiz Gonzaga e o Museu de Arte Popular do Recife – MAP, em uma ação conjunta, celebra o Rei do Baião e a cultura popular, através da exposição, lançamento de catálogo, de livro e apresentações culturais, neste ano, focando a cultura popular. A ação consiste na produção da exposição Dos Bois aos Baiões, com  peças do acervo do MAP, a partir dos bois do Mestre Vitalino. Pois o boi é um símbolo decantado por Luiz Gonzaga, contextualizado nas festas do Ciclo Natalino. 
 A exposição aborda tópicos com as matrizes culturais nordestinas, como aspectos da história, da antropologia e da sociologia, a partir do boi como um marco na colonização do Sertão, o primeiro grande signo na arte em barro, ampliando para outros temas como as matrizes da Religiosidade, do Ciclo do Gado, do Ciclo do Cangaço, do Êxodo Rural, das Profissões e Ofícios, do Imaginário e dos Folguedos.  Enriquecendo a exposição, haverá o lançamento do catálogo, exibição de áudio visual, mediação educativa e apresentações artísticas. 
O Recife tem duas instituições que são referências na cultura popular nordestina, o Museu de Arte Popular do Recife – MAP e o Memorial Luiz Gonzaga, que produzem estas ações, contemplando temas representados por meio de esculturas que dialogam com músicas de Luiz Gonzaga.  Dos Bois aos Baiões ficará exposta no Memorial Luiz Gonzaga, por curta duração e apresentará peças em barro do Mestre Vitalino, Zé Caboclo, entre outros.

Abertura da Expo Dos Bois aos Baiões
Neste sábado-13 de dezembro, ao meio dia, no Memorial Luiz Gonzaga no Pátio de São Pedro.


Fonte de Informações: Margot Produções
Imagens: Divulgação
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA