Nova rota da Ciclofaixa começa a funcionar no final de julho em Recife

24 julho 2013 | Postado por Casinha da Cys


Com o sucesso e grande repercussão das duas primeiras rotas da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e apoio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, começa a operar a terceira rota do programa a partir do dia 28 de julho. Serão 9,7 km de extensão no novo percurso até o Marco Zero, tendo a Lagoa do Araçá como ponto de apoio aos ciclistas, com estação de aluguel de bicicletas do Itaú, vencedora do chamamento público para operacionalizar a Ciclofaixa.
A nova rota liga a Lagoa do Araçá ao Marco Zero, reforçando o local como ponto de convergência de toda a Ciclofaixa. Da Lagoa para o Recife Antigo, a rota faz o seguinte roteiro: rua Missionário Joel Carlson; av. Mascarenhas de Moraes; rua Júlio Verne; rua Arquiteto Luiz Nunes; rua Augusto Calheiros; rua Santos Araújo; rua Cosme Viana; av. Abdias de Carvalho; rua Paissandú; rua General Joaquim Inácio; av. Lins Petit; rua Manoel Borba; rua Imperatriz Tereza Cristina; Ponte da Boa Vista; rua Nova; rua 1º de Março; rua Caminho da Alfândega (em frente ao Paço Alfândega); av. Alfredo Lisboa (integração com a ciclofaixa atual) e Marco Zero.
Ao todo, a nova rota vai percorrer ruas e avenidas que passam por 17 bairros do Recife: Afogados, Boa Vista, Bongi, Coelhos, Derby, Ilha do Leite, Ilha do Retiro, Imbiribeira, Madalena, Mangueira, Mustardinha, Paissandú, Prado, Soledade, São José, Santo Antônio e Zumbi. Nesses bairros há uma população de 194,7 mil pessoas residentes, que serão diretamente beneficiadas.
Além do lazer, a Ciclofaixa também foi planejada como passeio turístico. O ponto forte da terceira rota são as ruas do Centro comercial e histórico do Recife, bem como alguns pontos turísticos: Lagoa do Araçá, Praça Chora Menino, Hotel Central, Praça Maciel Pinheiro, Rua Imperatriz, Ponte da Boa Vista, Rua Nova, Ponte Maurício de Nassau, Estação Recife, Igreja Matriz da Boa Vista, Igreja Conceição dos Militares, Igreja de Santo Antônio e Casa da Cultura.

Como funciona
A terceira rota seguirá os mesmos critérios de funcionamento das duas primeiras: aos domingos e feriados já determinados, das 7h às 16h. Serão 84 monitores, sendo 42 por turno, com a supervisão de coordenadores. Em termos de sinalização, serão utilizados 2,5 mil cones e 186 placas indicativas. Para aumentar a segurança da rota, seis duplas de PMs em bike estarão a postos para realizar rondas pelo percurso. Além disso, há um posto da PM na Lagoa do Araçá. A Guarda Municipal também estará presente no percurso, com o apoio da Secretaria de Segurança Urbana, bem como o Corpo de Bombeiros, agentes da CTTU e BPTran. O local terá ainda, nos dias de funcionamento da Ciclofaixa, um posto de saúde de plantão, da Secretaria de Saúde, com equipe médica disponível para aferir a pressão arterial, peso e altura dos ciclistas. Outra tenda de saúde será instalada na Praça Chora Menino.
Além da estação de aluguel de bicicletas do Itaú, a Lagoa do Araçá também vai contar com um quiosque de assistência técnica gratuita para pequenos reparos na bicicleta, como serviço de calibragem de pneus, ajuste de freio e marcha e conserto de pneus furados. Uma van de apoio vai circular por todo o roteiro para garantir o deslocamento de pessoas que, durante o trajeto, fiquem com alguma dificuldade de locomoção ou problemas técnicos na bicicleta, levando o ciclista até algum dos pontos de apoio da rota (Lagoa do Araçá, Dona Lindu, Marco Zero ou Jaqueira). No Marco Zero, também haverá um bicicletário.

Mapa da rota da Ciclofaixa




Calendário dos feriados com Ciclofaixa:

Sexta-feira Santa
21 de abril - Tiradentes
1º de maio – Dia do Trabalhador
24 de junho – São João
16 de julho – Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife
7 de setembro – Independência do Brasil
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
2 de novembro - Finados
15 de novembro – Proclamação da República
8 de dezembro – Nossa Senhora da Conceição
25 de dezembro – Natal

__________________________________
Fonte das informações: recife.pe.gov.br

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA