Viajando com criança

27 junho 2013 | Postado por casinhadacys


Viajar é uma aventura. Sim, isto todos nós sabemos! Mas viajar com bebê só nós (mães) sabemos a grande aventura que é! Minha primeira experiência foi com meu bebê de 5 meses vindo da Europa até o Brasil sozinha, isto é, sem o pai para ajudar.


O primeiro desafio foi em organizar as malas: resumir na quantidade de "quilos permitidos" tudo que o meu bebê precisava não foi fácil. Assim como também separar um "kit de necessidade" básico para a mala de mão, como: comida, mamadeira, fraldas, roupinhas, brinquedos etc.. Isso tudo sem esquecer da documentação (veja abaixo) e de mim!  
Vou postar minha aventura com meu bebê e também todos os preparativos para nossa viagem. 
Para começar...
Preparativos 

Durante toda a viagem, tivemos momentos de muitas descobertas, confiança mútua e experiência que ficará registrado para a vida toda. 
Aqui uma dica de um pequeno 'check list' do que levar na bolsa de mão do bebê:
  • duas vezes mais a quantidade de fraldas que seu bebê usa normalmente;
  • kit alimentação (mamadeira para água/suco ou leite), potes com papinha ou qualquer comida que ele costuma se alimentar durante o período tempo do voo;
  • Kit higiene do bebê (pomada, toalhas umedecidas, algodão, cotonete, fralda de tecido, toalhinha etc);
  • travesseio e fronha do bebê; - brinquedos e livros de historinhas; - casaquinho e, pelo menos, duas trocas de roupa; - Remédio para febre e outros de costume.

Para viajar com bebê, criança ou adolescente, é importantes conhecer os direitos e deveres que os responsáveis precisam ter com eles, como é o caso da documentação necessária para viajar. Os documentos são exigidos tanto para viagens dentro do país, até mesmo dentro do Estado que residem, como para viagem para fora do país.

Nossas dicas para você não ter problema antes e durante a viagem com seus filhos.

Cartilha com dicas importantes
Existe uma Cartilha que o Conselho Nacional de Justiça publicou para auxiliar quem vai fazer viagem com crianças. Resolução CNJ n. 131.
Confira a Cartilha AQUI

Documento de identidade

A partir de  setembro de 2012, a emissão da primeira via da carteira de identidade passou a ser gratuita em todo o território nacional, para todos os brasileiros. A emissão da segunda via, no entanto, pode ser cobrada. O valor da taxa será determinado pela legislação de cada estado.

Informações  clicando AQUI

Na  Argentina, Colômbia, Chile,  Paraguai e Uruguai não é necessário o passaporte para crianças ou adultos. O que é exigido é o documento de identidade em países do Mercosul. Entretanto, sua emissão tem que ter menos de 10 anos.


IMPORTANTE SABER: A Carteira de Identidade é documento válido em todo Brasil quando for viajar com crianças e adolescentes. Assim, é bom providenciar o documento para crianças pequenas também.  

Como tirar o Passaporte
O passaporte é uma espécie de carteira de identidade internacional, válida em todo o mundo. Para sair do Brasil, é preciso ter um passaporte e, dependendo do país para onde você for, é necessário ter também o visto: autorização do país para onde se quer ir. No Brasil, o órgão responsável pela emissão dos passaportes é a Polícia Federal e os vistos podem ser obtidos nos Consulados ou Embaixadas dos países.
O processo de solicitação do passaporte começa com o acesso ao site do Departamento da Polícia Federal. Acesse o site AQUI

Menor viajando sozinho, com um dos pais  ou com  um responsável
Menores de idade podem viajar sozinhos ou desacompanhados de um dos pais ou responsáveis. Para isso, é preciso reunir e apresentar na hora do embarque ou do ckeck in a documentação e autorizações necessárias.
Para obter informações acesse AQUI

Confira também
Para saber mais informações sobre os direitos dos menores, confira o  Estatuto da Criança e do Adolescente acessando AQUI 

Caso aconteça perda da documentação
Se acontecer  uma situação de perder ou extraviar documentos, como o Passaporte ou Carteira de identidade, durante a viagem. É importante ir à Delegacia para fazer o Boletim de Ocorrência, tanto para documentos dos adultos como dos jovens. No caso do menor é importante também procurar o Juizado da Vara da Infância e da Juventude, no aeroporto há um representante que pode autorizar a viagem do menor.

Cópia dos documentos
Pode parecer exagero, mas prevenir é sempre a melhor opção para tudo. Quando for viajar faça cópias autenticadas de todos os documentos. É até bom colocar as cópias em lugares diferentes (malas, bolsas ou pastas), para caso aconteça algum imprevisto (roubo ou  perda dos documentos) você vai ter outro documento para comprovação. Faça isso com a documentação de todos.  

Espero que tenha gostado das dicas. Aqui no blog a gente sempre posta nossas aventuras viajando com crianças.
Beijos, Cys


Fonte de informações para nossa postagem:
cnj.jus.br
brasil.gov.br
dpf.gov.br
guiadedireitos.org
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA