Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil - 12 de Junho

12 junho 2013 | Postado por casinhadacys

      

A data serve para lembrar a luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes no que se refere ao  trabalho infanto-juvenil. O trabalho infantil é uma realidade em muitos países, cada lugar tem suas características de como este fato faz parte da rotina das famílias mais pobres.
Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 15,5 milhões de crianças em todo o mundo trabalham. Crianças e adolescentes realizando atividades profissionais em residências, remuneradas ou não, em casa de terceiros, 72% são  meninas trabalhando em funções “domésticas.
Este tipo de atividade, em muitos casos, está relacionado ao abuso psicológico, físico e até ao abuso sexual. Em muitas ocasiões é possível encontrar crianças e adolescentes trabalhando em atividades que envolvem ações perigosas sem qualquer equipamento de segurança individual ou coletivo.  
Crianças e adolescentes  trabalhando em locais de ambientes insalubres; confinadas nos locais que prestam serviço;  exercendo atividades subterrâneas, subaquáticas e em locais altos; jovens expostos a temperaturas extremas. Crianças que atuam em funções que caberiam apenas a adultos é uma constatação que podemos observar em várias partes do mundo.
Nos últimos anos o tema vem sendo discutidos como forma de  identificar tais atividades em vários países, como também o  impacto gerado para os jovens que enfrentam esta  dura realidade de trabalho todos os dias.  Com tanta divulgação na mídia,  muitos países englobam como meta erradicar o trabalho infantil.
É evidente que algo precisa ser feito para extinguir uma realidade tão triste, não só no Brasil. Para tanto a sociedade também precisa fazer sua parte relatando as autoridades do local em que vivem  acontecimentos assim.
O lugar de criança não é trabalhando, mas sim estudando e brincando com segurança, saúde e qualidade de vida para se tornar cidadãos dignos e que possam contribuir para tornar o lugar que vivem cada vez melhor praticando boas ações.

Para ter mais informações sobre o tema acesse:


Se você é do Estado de Pernambuco e gostaria de mais informações sobre o assunto acesse AQUI.


Criança não trabalha  



____________________________________
Post dedicado a Angela Roberta Ferreira (Professora do IFPE, em Recife). 
Angela tem formação em Segurança no Trabalho e é  um grande exemplo na luta por um trabalho mais digno para todos os trabalhadores brasileiros. 



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA