Belmonte prepara semana de capacitação em patrimônios culturais e preservação ambiental

08 maio 2019 | Postado por casinhadacys


Em mês dedicado ao encantamento sertanejo, o município pernambucano de São José do Belmonte se prepara para a 27ª Cavalgada à Pedra do Reino, cuja programação vai de 19 a 26 de maio. A menos de 20 dias para a festividade religiosa, a cidade focará em projetos voltados à atividade turística, à infraestrutura e à coleta de lixo. A Secretaria de Turismo e Lazer, por meio da Empetur, reúne a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), a Prefeitura de Belmonte, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade e os moradores da região acerca da coleta de lixo.
A semana renderá, ainda, uma capacitação focando a condução do patrimônio cultural e a repaginação de alguns pontos turísticos. As atividades acontecem no Castelo Armorial, de 9 a 11 de maio. 
A oficina voltada para a condução de patrimônios culturais terá como foco formar estudantes e educadores das escolas do município. Os debates serão ministrados por equipe técnica da Diretoria de Estruturação do Turismo, da Empetur, além de representantes da Secretaria de Cultura e da Associação Pedro do Reino Belmonte. Serão discutidas técnicas de condução, qualidade no atendimento ao turista e a história do município. A ação contará, ainda, com uma visita guiada pelo Castelo Armorial, considerado o único exemplar arquitetônico erguido sob os preceitos e do movimento liderado pelo escritor Ariano Suassuna.
“Belmonte tem um história riquíssima sobre o encantamento sertanejo, que dialoga com a nossa cultura. O nosso objetivo com essas capacitações de condução cultural, meio ambiente e de repaginação é destacar para a comunidade o potencial turístico do município. Belmonte tem uma cultura rica, mantém tradições como a cavalgada, tem o seu castelo, que é único. Os moradores têm papel fundamental na consolidação da região como polo turístico do Estado”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.
Em paralelo à capacitação turística, a Secretaria de Educação e Meio Ambiente promoverá ações educativas relacionadas à coleta de lixo, com orientação conjunta aos catadores e moradores locais. Equipe da CPRH apresentará a palestra “Lixo, e eu com isso?” e distribuirá livretos e panfletos em escolas e na comunidade. Por fim, a arquiteta Kátia Costa Pinto, do Sebrae, visitará equipamentos turísticos da região, com o intuito de escolher dois destinos e repaginá-los, incrementando elementos da cultura local ao ambiente.


Fonte: seturpe/Crédito das imagens:  seturpe/divulgação. 

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA