Chegada do Papai Noel no Camará Shopping em Camaragibe

14 novembro 2018 | Postado por casinhadacys


No próximo dia 15 de novembro, Papai Noel irá descer de helicóptero em Camaragibe, no estacionamento do Camará Shopping, e acionará a sirene da antiga fábrica de tecidos. A festa é gratuita e começa a partir das 15h, com banda marcial, apresentações teatrais e muita música. O som da sirene promete mexer com a emoção de toda a comunidade. Isso porque o desenvolvimento de Camaragibe se deu em torno da Companhia Industrial de Pernambuco, a Ciper, fundada em 1890 Foi ali que surgiu mais antiga vila operária da América Latina, a Vila da Fábrica.  
Em 1987, a CIPER, foi adquirida pelo Grupo Braspérola, que produzia a maior parte do linho do Brasil e era responsável por 7% de todo o consumo mundial. Com um histórico de um colonialismo ligado à escravidão, Camaragibe foi cenário de reorganização nas relações de trabalho. É por isso que a sirene tem tanta importância para o local, pois é um marco na organização do trabalho. 
No final da década de 80, a fábrica funcionava em regime de quatro turnos e empregava cerca de 1.500 operários, o que significa que todos daquela região são parentes de alguém que tem uma história para contar. O toque da sirene promete mexer com a memória afetiva de muita gente. O som vai ecoar por vários quilômetros. O superintendente do Camará Shopping, José Carlos Poroca, que também já atuou na antiga fábrica, nos anos 80, revela que o toque da sirene deverá mexer com a memória afetiva de muita gente, pois era com esse toque que se anunciavam as trocas de turnos: “o funcionário sabia que era a hora de entrar ou sair, a mãe já se preparava para receber o filho que passou o dia trabalhando, a esposa sabia que o marido iria chegar em breve, os filhos já ficavam na expectativa da chegada de seu pai ou sua mãe à casa”, explica Poroca.





0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA