Semana Mundial de Aleitamento Materno 2018

01 agosto 2018 | Postado por casinhadacys


Começa no dia 1º de agosto a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2018, que segue até 7 de agosto. Há 26 anos, 150 países participam do movimento, que tem o objetivo de incentivar e difundir o aleitamento materno como o alicerce de uma boa saúde não só na infância, mas ao longo da vida. No Brasil, as atividades tiveram início com o lançamento da Campanha de Aleitamento Materno.  
A atriz Sheron Menezzes e o seu marido Saulo Bernard são os padrinhos da campanha. Com o slogan “Amamentação é a Base da Vida”, a nova campanha de aleitamento materno, reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Apesar das recomendações da Organização Mundial da Saúde para que as mulheres amamentem por, no mínimo, seis meses, uma série de entraves ainda dificultam seu funcionamento na prática. Atualmente, a legislação brasileira determina que as empresas concedam no mínimo 120 dias de licença maternidade. O período pode chegar a 180 dias se a mãe for funcionária pública ou se o empregador aderir ao programa Empresa Cidadã.
A lei assegura, no entanto, que após os 120 dias de licença obrigatória, as mulheres possam fazer dois descansos remunerados de 30 minutos por dia para amamentar seu bebê até que ele complete seis meses.
Tramita na Câmara Federal um projeto de lei que estende para todas as mulheres o direito à licença de 180 dias. A proposta, de autoria da senadora Rose de Freitas (MDB-ES), foi aprovada em abril na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado e seguiu para análise na Câmara dos Deputados, onde ainda não foi votada.


Fontes: Nações Unidas/brasil.gov/ sul21/Imagens: Divulgação



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA